Mulheres em Data Science — Data Hackers Podcast 6

O cotidiano de profissionais femininas no mercado de Ciência de Dados e Tecnologia

Foto do evento Pyladies-SP (brasil.pyladies.com)

Olá, Data Hacker, sejam bem-vindos ao 6º episódio do nosso podcast! Nesta edição resolvemos fazer diferente e passamos o comando do podcast para três mulheres de muito destaque quando o assunto é Data Science!

Esse episódio é comandado pelas Data Hackers Luciana Lima — Data Scientist na A3Data —, Pollyanna Gonçalves— Data Scientist na Hotmart — e Giovanna Damasceno — Data Scientist na MaxMilhas— , para dividirem com a gente a visão feminina sobre a área de Data Science.

No episódio elas debatem sobre o mercado de trabalho, medidas de inclusão, diversidade, carreira, principais barreiras enfrentadas por mulheres, desafios tecnológicos e muito mais! Uma verdadeira fonte de reflexão sobre o quanto o mercado ainda precisa evoluir e um episódio obrigatório para todo mundo que está na área de Data Science!

É sempre bom lembrar que você pode ouvir o podcast do Data Hackers tanto no site oficial quanto em seu agregador de podcasts preferido como o Spotify, Itunes, Google Podcasts, Castbox entre outros.

Falamos no episódio

Comunidades

Um ponto legal do podcast é que elas abordaram algumas comunidades que desenvolvem eventos que tem como objetivo o empoderamento feminino, vejam só:

Women in Data Science Conference

Conferência que teve início na Universidade de Stanford na Califórnia mas que rapidamente se espalhou pelo mundo, tendo hoje mais de 150 eventos presenciais e online em diversos países com o objetivo de promover o empoderamento feminino na área de Data Science. Além do evento elas tem um Podcast e uma Datathon.

R-Ladies

R-Ladies é uma organização mudial que tem como objetivo promover a diversidade na comunidade do R, organizando meetups e eventos. No Brasil, a comunidade R-ladies está presente em Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro.

Pyladies

Conforme o próprio site da comunidade define, o PyLadies é uma comunidade mundial que foi trazida ao Brasil com o propósito de instigar mais mulheres a entrarem na área tecnológica. No Brasil a comunidade está presente de norte a sul, e os eventos ocorrem em 24 diferentes cidades em quase todos os estados do país.

Vídeos

Maioria Oprimida
O Hackaton exclusivo para mulheres promovido pela Hotmart

Links e posts

Kaggle Survey 2017
Kaggle Survey 2018
Women Tech Makers
Women Who Code
Meetup ML Experience Belo Horizonte
Cartilha de Diversidade da TW
Empodere duas mulheres (Grupo do Facebook)