Pizza, o gráfico que se recusa a morrer

E há um bom motivo para isso

Talietta
Data Hackers
4 min readApr 2, 2020

--

Zumbi com um gráfico de pizza no lugar do tronco. Fique feliz por não ver isso.
Porcaria, esse gráfico não fica morto! — Domínio público, editado pelo autor

Quase todos (tirando uns birutas) odiariam a volta dos mortos vivos ao nosso mundo. Imagina a dor de cabeça de ter que ficar atirando nos zumbis e esqueletos vindos do cemitério enquanto você tenta fazer as compras ou levar o cachorro para passear.

E ainda assim a gente vê revivido os maiores mortos vivos da história: O gráfico de pizza e seus irmãos rosquinha e sunburst. Apesar da cartilha nos livros de data viz e da opinião pública cair matando quem faz necromancia, eles voltam numa apresentação ou outra de um novato.

Mas e se eu te contasse um segredo…

O gráfico de pizza tem uma especialidade única

Pessoa horrorizada olhando para o notebook com a afirmação acima.
Sua reação de horror ao ler essa frase. Foto de Sebastian Herrmann no Unsplash

5 minutos depois…

Inquisição bombando a toda e seu querido Adamastor sendo mandado pra fogueira a partir de uma escada!
Feuerhinrichtung von Anneken Hendriks in Amsterdam 1571 — Jan Luyken (1649–1712) — Domínio público

Calma gente, calma! Vocês estão se precipitando! Abaixem essas tochas e ancinhos. Me deem 5 minutinhos! Eu explico, não estou fazendo heresia! Não precisam me queimar na fogueira!

A grande vantagem da pizza é que ela é um círculo.

Ah?! Mas é exatamente esse o problema!

Não, você não entendeu.

Sim, entendi. O maldito do círculo faz as divisões serem ângulos que ferram com a leitura! *levanta espeto*

Você realmente não entendeu, a sacada não está no “círculo” está no “um”!

Deixe-me abrir o Libreoffice pra explicar:

Fonte: Seu querido autor

Tenho aqui duas barras e dois círculos. Vamos aproximá-los:

Coloque mentalmente os círculos de lado, não em cima um do outro, se não você tem um sunburst.
Fonte: Alguém preso na escada

Certo, as barras viraram uma única, mas os dois círculos não se misturaram. Agora, vamos retirar um pedaço deles.

Para vocês pessoas de tato, vocês conseguem sentir o ângulo que forma no círculo, enquanto a barra continua normal
Fonte: Você podia me tirar dela, por favor?

A barra ainda parece inteira, mas você nota a falta do pedaço no círculo.

É nessa falta de flexibilidade da manipulação que vem o uso da pizza. Você sempre tem certeza que ele está ou não completo. A ideia de todo, de 1, de 100%, é muito forte em gráficos circulares, e é a primeira coisa que se nota nesse tipo de figura.

Você pode usar essa percepção para sua vantagem para passar a ideia de totalidade:

Gráfico de pizza com as seguintes fatias: 15,80%, 25,65%, 27,35%, 31,20%
Fonte: Aquele que queima

Você visualmente sabe que a soma das partes é 100%; Mas com gráficos de barra não é tão simples:

4 barras com: 52,50%, 23,25% 11,12% e 12,13%
Fonte: Sabe, eu não tou sentindo mais meus pé aqui… tá apertado

Tanto é que não é fácil notar que sumiu 1%.

Ok… ok…também dá para zuar as frações com círculos. Mas se feito direito ele garante o 100%. Ao contrário do gráfico de barra, que dá pra passar discreto e dizer que é proposital. (Apesar de poder ser útil em outros casos.)

Entretanto, se sua intenção é comparar fatias, é melhor ir com as barras mesmo. As figuras ficam na mesma altura do eixo, o que facilita a comparação.

Considerando esses dois pontos, a melhor forma de usar os gráficos circulares é quando se deseja comparar a parte contra o todo.

Os gráficos de comida são odiados porque as pessoas insistem em usá-lo errado, como substituto às barras para deixar a apresentação mais dinâmica. Temos formas melhores para isso, como trabalhar a cor, a fonte e a conclusão.

Agora que vocês sabem que eu não sou herege e que eu gosto de boas visualizações. Vocês podem me fazer um favor? ME TIREM DAQUI! TÁ QUENTE! A escada é meio pesada (não tem nada a haver com eu comer pizza), então chamem o pessoal para me ajudar!

--

--

Talietta
Data Hackers

Writer for Data Hackers. Speciality in data viz. I love system-people relationships and how people interact with technology. Purple and ultramarine addicted