Reuniões: o que amamos e odiamos — Staff+ Podcast 08

Uma conversa sobre como reuniões são essenciais para o trabalho técnico

Flávio Clésio
Data Hackers

--

Esse episódio poderia ter sido um email

No episódio número 8 do Staff+ Podcast, Paulo Vasconcellos, Flávio Clésio e Marlesson Santana conversam sobre a importância das reuniões e como elas podem ser usadas para alinhar times e equipes.

Reuniões são uma ferramenta essencial para a comunicação e colaboração no ambiente de trabalho, especialmente para o trabalho técnico. No entanto, elas ganharam um destaque negativo ao longo dos últimos anos por inúmeros fatores, que vamos discutir neste episódio.

Falamos um pouco dos inúmeros problemas da cultura de reuniões do mundo corporativo moderno, como “pré-jogo” de reuniões, o custo não calculado de uma reunião e os efeitos de segunda ordem em termos de produtividade. Também falamos sobre algumas práticas que usamos no dia a dia.

Outro tópico foi sobre o que faz uma reunião ser boa e algumas práticas que já tivemos em nossa experiência, como “No meeting friday”, slots pré-definidos que deixam um intervalo entre cada reunião, e sobre alguns dos artefatos essenciais para a reunião, como pré-leituras, ata, notas de reunião e muito mais.

E aí, está pronto para saber um pouco mais sobre reuniões? Ouça o episódio em todos os players de podcast disponíveis, ou direto desse post:

Conheça os hosts

Falamos no episódio

Scheduling — Culture Map, Erin Meyer. Fonte: http://ascenditur.no/blog/2017/09/10/cultural-differences/scheduling/
Avaliação entre confronto e expressâo emocional através de culturas. Fonte original Culture Map de Erin Meyer. Fonte do gráfico, Project LEAF. https://www.leaflanguages.org/folium-how-different-cultures-around-the-world-deal-with-emotion-and-conflict-via-bigthink/

--

--

Flávio Clésio
Data Hackers

Father, Son, Brazilian, Machine Learning Engineer, Traveler, Blogger, and Smooth Operator @ flavioclesio.com