YOUPIX: primeiro rolê pelo data_

Giulia Santos
Jul 17 · 3 min read

Depois de 3 meses, eu acho, deixo aqui meu relato do que aconteceu na Youpix. Acho que a ordem cronológica não deve estar muito certa, mas o que vale é a intenção.

Também para deixar bem claro, sou uma menina das artes, então escrever não é o meu melhor talento. Sempre tive dificuldade para me expressar em palavras, MAAAS… vamos tentar algo diferente.

Chegando no Youpix me senti um pouco deslocada. Mesmo com a companhia de Eloi, ainda era um território diferente. Diversos youtubers e influenciadores, não sabia direito o que esperar daquele local.

Já no começo do workshop fomos tirados da nossa zona de conforto e obrigados a interagir com outros integrantes da sala. Nisso foi pedido que fizéssemos duplas e contássemos nossa história e o projeto que nos fez chegar ali. Acredito muito em encontro de almas, logo olhei para o menino de dreads verdes. Era Caco. A partir disso começou a conversa. Caco faz parte do Poc de Cultura, um podcast maravilhoso composto por mais três meninos: Hilário, José e Felipe, onde é debatido suas vivências e da comunidade LGBTQI. Já virei fã ❤

Todos os dias rolava um check-in do que achamos do dia anterior e um check-out de como saíamos do local. O mais marcante para mim foi a atividade que tivemos que estabelecer regras para que pudéssemos ter uma boa convivência. Cada um dos integrantes escreveu uma palavra no post it, que depois era colado em um cartaz. A partir daí foi estabelecidos as regras da nossa turma.

Um dos check-in que aconteceu nesses dias

As aulas foram maravilhosas. Fez eu me entender no data_ e como profissional de design, bem como poderia colocar tudo isso em prática. Vivemos de planejamentos, estratégia e atravessamentos de nossas narrativas para conseguir chegar nos objetivos. Vendo do lado de fora, acredito que podemos melhorar e crescer, estabelecer novas conexões. Porque já criamos nosso nome na Maré, agora precisamos crescer para outros territórios. Temos poder para isso.

Ficou tudo mais claro quando tivemos que participar de uma pequena competição: apresentávamos cada projeto, falando sobre o que fazemos, como e por que. Quase tive um treco no momento de falar do data_, mas continua viva. Não ganhamos, mas fico feliz de ter recebido diversos feedbacks e que Isflocos e a Avós da Razão tenham ficado em primeiro e segundo lugar. Muito fofos eles ❤

Foi uma semana intensa e cheia de anotações, ideias fluindo pela mente, encontros de pessoas maravilhosas e diversas. Muitos conselhos, risadas, zoeiras, lágrimas e amor. Foi um espaço acolhedor e de muito carinho. Obrigada data_ e Youpix.

Participantes da segunda turma do Creator Boost 2019.

Participantes do YouPix 2019

Poc de Cultura

Textos Crueis Demais

Odd Life Crafting

Is Flocos

Guardei no Armário

Filhos Sem Pais

Devaneios

Casal Tech

Família Quilombo

Bruna Gullaci

BFF Bike

Avós da Razão

data_labe

Um laboratório permanente de dados na favela.

    Giulia Santos

    Written by

    data_labe

    data_labe

    Um laboratório permanente de dados na favela.

    Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
    Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
    Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade