e-Lattes: Um Novo Arcabouço em linguagem R para análise do Currículo Lattes

Ricardo Barros Sampaio
Data Net Sci
Published in
2 min readFeb 24, 2018

Uma nova forma de se avaliar os currículos de pesquisadores brasileiros de forma fácil e didática elattes.com.br

A Plataforma Lattes é um sistema de informação curricular, disponibilizado pelo CNPq, que permite o registro curricular dos pesquisadores brasileiros. Atualmente, a plataforma conta com mais de cinco milhões de currículos cadastrados[1]. Por sua riqueza de informações e sua crescente confiabilidade e abrangência, o currículo Lattes (CV Lattes), se tornou elemento indispensável e compulsório à análise de mérito e competência dos pleitos de financiamentos na área de ciência e tecnologia.

No entanto, os CVs Lattes foram projetados para mostrar informação pública e individual de cada usuário. Muitas vezes, realizar uma compilação ou sumarização de produções bibliográficas para um grupo de usuários cadastrados de médio ou grande porte (e.g. grupo de professores, departamento de pós-graduação) requer um grande esforço mecânico que muitas vezes é suscetível a falhas (MENA-CHALCO; CESAR JUNIOR, 2009).

A fim de superar esta limitação, um número de ferramentas de mineração de dados têm sido propostas a fim de prover a extração e visualização de conhecimento a partir de CVs cadastrados na Plataforma Lattes (ALVES; YANASSE; SOMA, 2011; MENA-CHALCO; CESAR JUNIOR, 2009). No entanto, aquelas disponíveis na linguagem de programação R (CAMPELO, 2017; PERLIN, 2017 ), apesar de boas ferramentas, são incompletas, lidando somente com publicações científicas. A linguagem R possui ótimo suporte para análises estatística e gráficos o que torna a linguagem potencialmente ideal para tarefas de mineração de dados em geral. Neste artigo é apresentado um novo ferramental computacional, em forma de pacote R, para apoiar a exploração de dados curriculares da plataforma lattes. Nós descrevemos os elementos inovadores que compõe a ferramenta e apresentamos como estudo de caso a sua aplicação considerando os pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ).

[1] A Plataforma Lattes está disponível em http://lattes.cnpq.br, acesso em Fev. de 2018.

--

--