Oficinas e Inscrições

Ricardo Barros Sampaio
Data Net Sci
Published in
4 min readMay 29, 2018

Com a proposta de apresentar atividades de cunho teórico e prático foi pensado para o XII WICI a realização de oficinas sobre diferentes temas ligados a Ciência de Dados e a Ciência da Informação. As oficinas estão descritas abaixo e a inscrição para as mesmas devem ser feitas com antecedência preenchendo o formulário disponível na página.

Oficina 1— Análise de Dados com WEKA: foco nos repositórios digitais de cultura e memória

A oficina trabalhará os princípios básicos de análise e mineração de dados a partir de fontes de informação da área cultural, sobretudo de museus, bibliotecas e arquivos no Brasil e no exterior. Visa identificar o enorme potencial de pesquisa na área cultural no campo da Ciência da Informação que pode hoje ser realizado a partir de fontes que disponibilizam metadados como dados abertos, permitindo utilizar novas tecnologias do universo da ciência de dados com aplicações nos estudos culturais.

A oficina tem caráter básico e introdutório, visando despertar o interesse do estudante da área da Ciência da Informação a realizar pesquisa empírica com dados.

Objetivos: i) Conhecer os recursos básicos do software livre para análise de dados Weka; ii) Conhecer e aplicar princípios de exploração de conjunto de dados a partir de fontes da área da cultura; iii) Construir e experimentar um classificador de dados; iv) Experimentar diferentes formatos de filtragem de dados; v) Visualizar os dados. Duração: 8 horas.

Professor: Dalton Lopes Martins

Oficina 2— Altmetrics.com e Mendeley: Como analisar os dados de metrias alternativas da Ciência

A área do conhecimento em Ciência e Tecnologia tem sido questionada quanto aos métodos utilizados para se medir a ciência. Estamos no caminho certo ou demandas novas formas de se avaliar a produção científica. Com essa perspectiva a área vem buscando novas formas de se avaliar a ciência e as mídias sociais são um dos caminhos que existem para essa novo caminho. A análise de tweeters e repositórios científicos tem um grande conjunto de dados disponível e o objetivo dessa oficina é demonstrar alguns caminhos para se buscar e analisar esses dados.

Objetivos: i) Apresentar as bases disponíveis para o acesso a estas informações; ii) Demonstrar como baixar e analisar os dados disponíveis; iii) Discutir onde tem se percebido avanços nessas pesquisas. Duração: 2 horas

Professor: Rodrigo Costas

Oficina 3— Análise de Dados com e-Lattes: fonte de dados plataforma Lattes e outras bases da ciência

A oficina trabalhará os princípios básicos de análise e mineração de dados a partir de fontes de informação da plataforma Lattes e outras bases relacionadas, sobretudo o Diretório de Grupos de Pesquisa (DGP) e Base Nacional de Teses e Dissertações (BDTD). Visa identificar o enorme potencial de pesquisa em Estudos em Ciência e Tecnologia no campo da Ciência da Informação que pode hoje ser realizado a partir de fontes que disponibilizam metadados como dados abertos, permitindo utilizar novas tecnologias do universo da ciência de dados com aplicações nos estudos da ciência.

A oficina tem caráter básico e introdutório, visando despertar o interesse do estudante da área da Ciência da Informação a realizar pesquisa empírica com dados.

Objetivos: i) Conhecer os recursos básicos do software e-Lattes desenvolvido em linguagem aberta R; ii) Conhecer e aplicar princípios de exploração de conjunto de dados a partir da plataforma Lattes; iii) Construir e experimentar um classificador de dados; iv) Experimentar diferentes formatos de filtragem de dados; v) Visualizar os dados. Duração: 2 horas

Professor: Ricardo Sampaio

Oficina 4 — Visão: Plataforma e a integração de dados governamentais

A oficina aborda um tema bastante complexo levando em consideração a gama de sistemas governamentais disponíveis e alinhados com a ciência. É apresentado na oficina a ferramenta Visão que é uma plataforma de integração de dados governamentais.

Objetivos: i) Discutir os problemas e desafios na integração de dados; ii) Apresentar os aspectos relativos à descrição e coleta de dados; iii) Realizar atividades práticas de utilização de dados governamentais para apoiar a tomada de decisão e apoio a construção de políticas públicas

Professor: Tiago Braga

Oficina 5 — Estudos métricos da informação: noções gerais e interesses de pesquisa no PPGCINF

O tema da apresentação abordará a evolução dos indicadores aplicados à informação científica e tecnológica, com intuito de trazer um panorama introdutório sobre os principais métodos e seus desenvolvimentos ao longo do tempo. Parte dos indicadores bibliométricos que são tradicionalmente utilizados, há décadas, para o monitoramento de atividades científicas. A abordagem perpassa outras metodologias de produção e análise de indicadores, tal como a cientometria, patentometria até chegar á altmetria. Serão discutidas algumas tendências de pesquisas no âmbito dos estudos métricos da informação e suas técnicas, bem como os interesses específicos, no âmbito do ensino e pesquisa, dos professores do programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da UnB no contexto dos estudos métricos da informação.

Professor: João Maricato

Inscrições para o evento e oficinas

--

--