Levando seu Power BI para outro patamar!

Entregue uma experiencia de aplicativo para os seus usuários!

Leon Bueno by Data Pack
Data Pack
6 min readSep 27, 2020

--

Esse é o meu primeiro artigo no Medium (Portanto, peguem leve comigo galera!). E nada melhor que traduzir um conteúdo extremamente interessante para quebrar esse gelo!

O artigo em questão foi escrito pelo Nikola Ilic, publicado na pagina do Towards Data Science e seu titulo original é “Push Card visuals to a new level in Power BI ”, sinta-se a vontade para ler o conteúdo original e até mesmo mais artigos do mesmo autor, eu recomendo que o faça se possivel. Dadas essas informações preliminares vamos ao que interessa, a partir de agora, são as palavras do autor original (Confesso que adaptei algumas brincadeiras para fazerem sentido para nós hehe )

Eu realmente gosto do Power BI, é uma ferramenta que oferece uma extensa gama de visualizações e a possibilidade da criação de soluções criativas que transformam quase todos os pedidos dos usuários em um lindo e interativo relatório. Não me entenda mal, mas o Power BI é muito mais do que uma simples ferramenta de visualização — ele pode ser usado em diversos cenários até mesmo como uma solução de ETL.

Mesmo com todas essas possibilidades, é sabido que a ferramenta possui algumas limitações e para essas situações são necessários alguns contornos, adaptações para que consigamos entregar a tão sonhada funcionalidade para o usuário.

Funcionalidade Expandir / Contrair

Uma dessas funcionalidades específicas é a Expansão/Contração. hoje só possuimos tal opção de “grafico” de Matriz. E até mesmo na Matriz não era possível usar o “+” para expandir os dados até a atualização de Novembro de 2019.

Para os que vieram do mundo do SSRS isso é realmente estranho e inesperado. Ok, as matrizes estão cobertas agora, mas e se eu quiser aplicar a mesma funcionalidade para outros visuais? Como, por exemplo um cartão.

Continue comigo! Eu vou mostrar para vocês uma dica para contornar esse problema. Como de costume eu vou usar a base de dados da Contoso para demonstração.

Cenário

Vamos supor que você tem um relatório mostrando um gráfico de colunas empilhadas no centro e dois cartões no canto direito que mostram a Quantidade de Vendas (Sales Quantity ) e o Valor das Vendas (Sales Amount):

Imagem 1 do texto original.

Agora vamos dizer que eu queira dar aos meus usuários a possibilidade de ter mais uma informação com os detalhes desses cartões. Bom usar a funcionalidade “Dicas de Ferramentas” (Tooltip) parece ser uma fácil e rápida solução, mas essa possibilidade é estática e apenas mostra o dado sem a possibilidade de interação.

Sendo assim, eu decidi brincar com os Indicadores (Bookmarks) com o intuito de criar uma funcionalidade de expansão e contração de informações.

Em um simples resumo, Indicadores capturam o estado atual do relatório (inclusive tudo que esta visível ou não no momento) e o melhor, você pode navegar entre diferentes Indicadores usando botões ou até mesmo imagens, basta atribuir uma ação ao objeto anexando um estado de Indicador. Uma explicação mais ampla do que são os Indicadores está fora do escopo desse artigo, mas apenas tenha em mente de que essa é uma ótima funcionalidade para customizar o seu relatório e melhorar a experiência dos usurários.

Passo 1 — Inserindo imagens e criando os indicadores

A primeira coisa que precisamos é dar aos nossos usuários uma dica do que eles podem fazer no cartão, para isso eu importei dois ícones transparentes de “+” e “-”, acredito que isso vai ser intuitivo suficiente.

Coloquei os dois ícones, um em cima do outro, como na imagem abaixo:

Imagem 2 do texto original.

Fiz o mesmo para o cartão de Quantidade de Vendas (Sales Quantity ), adicionalmente nos vamos colocar outro par de imagens, essas um pouquinho maiores e entre os dois cartões. Esse ícone vai possibilitar ao usuário expandir ou contrair os cartões ao mesmo tempo, enquanto os menores irão possibilitar a interação com os cartões de maneira individual.

Imagem 3 do texto original.

Esse é o momento que a nossa mágica precisa ser criada, clique na aba Exibição no topo da ferramenta e habilite as opções “Indicadores” e “Seleção”. Nos vamos precisar de criar dois Indicadores para cada cenário, são eles: Expandir / Contrair para Quantidade de Vendas (Sales Quantity ); Expandir / Contrair para Valor das Vendas (Sales Amount); e por fim Expandir / Contrair para ambos.

Abaixo um screenshot de como ficou o meu:

Imagem 4 do texto original.

Passo 2 — Configurando a visibilidade com os Indicadores

Nesse segundo passo nos precisamos definir como vai ser mostrado cada indicador que criamos. Isso significa que quando em abrir o relatório apenas os ícones “+” devem estar visíveis (ou seja, precisamos achar uma forma de esconder os sinais de “-”).

Imagem 5 do texto original.

Agora a tarefa de casa, você deve definir o que deve ou não estar visível em cada cenário. Isso vai levar um bom tempo e terei que usar varias imagens para ilustrar cada passo e essa parte eu deixo com você.

Agora que você ja configurou tudo, selecione o ícone “+” ao lado de Quantidade de Vendas (Sales Quantity ), vá até a aba de “Ação” em “Formatar Forma” e logo após em “Tipo”, selecione “Indicadores” e escolha o Indicador Qty Expanded , e como você já deve ter configurado, ao clicar nesse botão nós seremos enviados ao cenário que salvamos.

Feito todos esses passos, nós ja podemos testar, pressione CTRL e clique no sinal de “+” e veja a mágica acontecer:

Imagem 6 do texto original.

A primeira coisa que você vai notar (se você configurou corretamente rs) é que um novo gráfico de linha apareceu abaixo, adicionalmente o ícone de “+” terá desaparecido e o sinal de “-” agora esta lá, sugerindo ao usuário que se quiser ele pode clica-lo e o gráfico que foi expandido agora irá se contrair.

Passo 3 — Brincando com os indicadores

Agora se o usuário clicar no sinal de “+” do Valor das Vendas (Sales Amount) teremos a seguinte visualização:

Imagem 7 do texto original.

Nosso dashboard mudou e agora o usuário consegue ver a quantidade de vendas por mês!

Finalmente, se o usuário quiser ter as duas visualizações ao mesmo tempo, ele pode fazer isso clicando no sinal de “+” (o maiorzinho) que deixamos no centro:

Imagem 8 do texto original.

Muito legal, não?

Se ainda não está convencido, veja a solução completa abaixo:

Gif final do texto original.

Conclusão

Olá, aqui eu tomo a liberdade de voltar a falar um pouco com vocês para compartilhar um pouquinho da minha experiência com esse tutorial. Eu li esse artigo em uma manhã enquanto tomava o meu café, minha empolgação foi tamanha que bloqueei minha agenda por umas duas horas para ja aplicar essa funcionalidade em um relatório que estava desenvolvendo o resultado foi fantástico e os meus usuários adoraram.

Se você não conhecia essa funcionalidade não hesite em usa-la, ela lhe da a possibilidade de entregar mais informação sem poluir o seu relatório, alem de levar o nivel do seu storytelling para outro patamar!

Gostou do artigo? Me siga no instagram Data Pack

--

--