Guia para comunicadores interessados em participar da Serenata de Amor

A Operação Serenata de Amor é um projeto de tecnologia. Sua própria descrição já deixa isso claro: um robô que vai combater a corrupção. A partir de Machine Learning, um sistema analisará os gastos públicos dos parlamentares a partir do cruzamento entre diferentes bancos de dados.

A ideia é que em breve, o trabalho de dezenas de pessoas seja feito de um jeito muito mais rápido e automático. Mas por enquanto, o projeto conta com mais de cem voluntários trabalhando nos códigos e datasets utilizados no nosso sistema, que é totalmente open source.

Ok. Mas eu não entendo nada de programação e desenvolvimento. O que posso fazer para contribuir com a Serenata?

As respostas para essa pergunta são muitas. Hoje, a comunicação da Serenata de Amor dá ênfase ao crowdfunding, afinal de contas, é com os recursos levantados por ele que pagaremos a equipe para trabalhar em tempo integral na execução do projeto. Sem ele o sistema levaria muito mais tempo para ser implementado. Porém, o nosso trabalho acontece em diversas frentes.

Se você é jornalista, a Serenata precisa de você. Assim como nosso sistema é totalmente aberto, também queremos tornar nossa ideia pública. Não importa se o seu canal é um grande veículo, um blog, o Twitter ou Medium. Você pode nos ajudar a espalhar a mensagem e tornar as contas públicas mais transparentes. Queremos gerar consciência do nosso trabalho na maior quantidade possível de pessoas, incluindo a própria Ciência de Dados que é um assunto novo no país.

Se você trabalha com conteúdo para mídias sociais, a Serenata precisa de você, para ajudar a difundir a ideia de Ciência de Dados, Aprendizagem de Máquina e incluir a sociedade em cada passo que o projeto dá. O conteúdo é rei.

Se você trabalha com planejamento ou monitora redes sociais, a Serenata precisa de você. Todo o nosso conteúdo é regido pela análise do nosso público e dos assuntos relacionados a ele. Você será essencial na construção dos próximos assuntos abordados pela comunicação do Serenata.

Se você é designer ou publicitário, a Serenata precisa de você. A demanda pela construção de um discurso de fácil entendimento, desde templates até vídeos explicativos, é constante. Também seria muito legal trabalhar com você.

Se você trabalha com dataviz ou é jornalista de dados, a Serenata precisa de você. A cada dia, mais casos suspeitos são descobertos e analisados por nossos investigadores. Precisamos de um estudo intenso de como transformar todos esses dados em informação clara a ser consumida pela sociedade.

Se você quer investigar os casos, também há espaço para você. Basta preencher o formulário de investigação e aguardar o convite para atuar. Esse trabalho envolve receber casos que nosso robô definiu como suspeitos e definir se ele acertou ou não, gerando um dossiê que pode ser denunciado aos órgãos legais.

Não encontrou a sua área de atuação aqui em cima? Não tem problema. Dê uma olhada no catarse.me/serenata e no serenata.datasciencebr.com e fique à vontade para mandar um e-mail para vila7pedro@gmail.com. Com certeza teremos um espaço para você. Novas ideias são sempre bem vindas.