Operação Serenata de Amor

Relatório quinzenal — 001

Existe um compromisso com a transparência que foi firmado desde o início do planejamento da Operação Serenata de Amor. Esse documento é nosso dever com todos os nossos apoiadores da campanha de crowdfunding —do Catarse e da legião de voluntários que se formou em torno. Das pessoas engajadas nas redes sociais, investigadores, pessoas que oferecem networking, e programadores.

Possivelmente esse será o maior relatório de todos porque apresenta todo o trabalho até agora e também possui atualizações do projeto de crowdfunding.

Produtividade

Julho até Novembro

Quatro meses atrás? O projeto deveria ter apenas quinze dias!

As primeiras modificações foram realizadas dia 26 de Julho, o lançamento do Catarse foi 7 de setembro. Até 7 de novembro, realizamos diversas contribuições com o mercado de Data Science.

A lista de contribuições sociais realizadas durante o período de campanha está aqui:

https://medium.com/@irio/minhas-contribui%C3%A7%C3%B5es-para-a-comunidade-de-data-science-97c48ec485cd#.zbsgby1od

Existe muito trabalho que estava sob a superfície e também é objetivo desse relatório mostrar o trabalho realizado antes de estarmos 100% focados na execução dos robôs.

Para acompanhar o projeto em andamento

Pela própria natureza de um projeto de software de código livre, o código é livre — toda estrutura está listada aqui:

https://github.com/datasciencebr/serenata-de-amor

O site é em inglês, porque ele organiza o trabalho de todos os desenvolvedores do mundo em milhares de projetos. Mas é fácil observar alguns dados específicos da Serenata:

Onde a estrutura de arquivos e pastas é apresentada, o último valor é quando aconteceu a última modificação. Algumas modificações tem poucos dias, algumas modificações tem mais de quatro meses.
O número de “forks”, no canto superior direito é o número de vezes que o projeto foi copiado por alguém, melhorado no computador pessoal e talvez um dia, será devolvido ou realizado um trabalho paralelo. São mais de 240 pessoas.
As contribuições concluídas estão listadas aqui: https://github.com/datasciencebr/serenata-de-amor/graphs/contributors e através desse link é possível observar que 26 pessoas já contribuíram de maneira efetiva para a existência dos robôs.

Robôs e planejamento

São dois robôs: 
 
 A Rosie (https://github.com/datasciencebr/rosie) digere os dados, aplica modelos matemáticos. E aprende com os exemplos.

Hoje a Rosie está aplicando regras dos limites de uso da CEAP. Em um dia foram identificados 157 notas que extrapolam os limites legais.

O Jarbas ( https://github.com/datasciencebr/jarbas) recolhe os dados e apresentará as notas da CEAP com um índice de suspeita de corrupção e seus motivos.

Para as ferramentas mais comuns a várias analises, foi criado a “caixa de ferramentas comuns” — https://github.com/datasciencebr/serenata-toolbox que permite o reaproveitamento de código entre diversos pesquisadores.

Os robôs são importantes para que possamos repetir perguntas como:

  • Quanto um parlamentar gasta em média por refeição?
  • Quantas refeições eles fazem em média por mês usando a CEAP?
  • Media geral e top 10.
  • Quantas refeições eles fazem em média por mês usando a CEAP?
  • Onde ele faz essas refeições

Essas questões são importantes para entender se os deputados utilizam a verba da CEAP com complemento de renda, caracterizando ou não desvio de função da verba.

CGU / Ministério da Transparência

Durante a primeira semana do nosso trabalho, dois membros do time visitaram o Ministério da Transparência em Brasília, trocando tecnologia e métodos.

Trabalho oriundo da comunidade

Os voluntários técnicos não precisam se prender ao planejamento feito e mantido pelo time da Operação Serenata de Amor, e isso permite que muitas coisas incríveis aconteçam. 
Uma das mais icônicas é a análise de locais de consumo — que foi comparada a locais de consumo de sexo, permitindo que seja feita a identificação de quando e se um parlamentar fez uso de dinheiro público para fornicar.

Recompensas da Campanha de Crowdfunding

Ainda se faz necessário tabular alguns dados para iniciar a entrega da consultoria em Data Science. 
 
 Já os adesivos, camisetas e canecas possuem protótipos.

Camiseta
Caneca
Adesivo

Porém, ainda estamos a procura do melhor fornecedor de canecas.

Nenhuma recompensa foi produzida porque o repasse financeiro do Catarse ainda não ocorreu.

Controle

Toda equipe faz uso de controle de horas como relógio ativo, como consultores profissionais. Toda produtividade é analisada pelo gerente do projeto e líder técnico do time semanalmente.

Para o projeto, estamos usando o Toggl.com

Financeiro

Pós impostos o valor disponível para o projeto é de R$67,170.12

Mas ainda não foi repassado. Por isso, não há registro de movimentação.

Redes Sociais

Estamos no Facebook, nos curta! 
https://www.facebook.com/operacaoSerenataDeAmor
Respondemos as mensagens o mais rápido possível.

Acompanhe o blog: https://datasciencebr.com/ e siga as publicações!


Abraços! 
Equipe Operação Serenata de Amor