Relatório quinzenal da Operação Serenata de Amor — 003

Em nossa cruzada pela transparência em tudo que fazemos dentro do Serenata, trazemos para você os resultados que obtivemos nos últimos 15 dias de trabalho do time.

Você também pode ver os relatórios passados: Relatório 001 e Relatório 002.

Nosso Robô está mais inteligente

Se nos últimos relatórios havíamos dito que ensinamos o mais básico para a Rosie, nosso Robô que detecta chances de um reembolso ser suspeito, agora podemos afirmar que ela já não está mais no primário.

A Rosie aprendeu mais duas hipóteses que estavam sendo exploradas. Hoje já conseguimos saber:

  • Quando um gasto com alimentação foi feito artificialmente (notas frias)
  • Quando um gasto com alimentação foi feito para terceiros, além do próprio parlamentar
  • Gastos com alimentação que fogem completamente do padrão de notas de refeições
  • Dias com quantidade de gastos em alimentação muito acima da média de um parlamentar
  • Deputados com muitos gastos em refeições em cidades distantes, em um período de tempo muito curto

Com gastos em cidades distantes, temos 786 gastos suspeitos, totalizando R$ 33.050,33. Já com os gastos em alimentação fora do padrão, temos 1.793 suspeitas, com o total de R$ 55.713,24.

Detecção de bebidas alcóolicas

Temos uma nova análise em andamento — queremos saber quando e quanto um deputado gastou com bebidas alcóolicas, gasto que não permitido pela CEAP, a não ser quando em recepções oficiais.

Nossa análise já consegue detectar 145 tipos diferentes de bebidas alcóolicas em todos os reembolsos de parlamentares desde 2009.

Dessa análise surgiram gastos bastante curiosos, como um parlamentar pedindo reembolso em uma única nota para 5 bebidas diferentes (licores, cervejas e vinhos) — em Boston.

Novos dados coletados: presença em Brasília

Através dos dados divulgados sobre as sessões da Câmara dos Deputados, conseguimos saber quando certo parlamentar esteve na capital do país.

Dessa forma, qualquer gasto feito em um horário próximo em outro estado passa a ser extremamente suspeito.

Os dados complementares de presença em Brasília já fizeram dezenas de novos casos virem a superfície (agradecimento especialíssimo ao Fábio Rehm pela bela contribuição ❤)

Denúncias feitas e dinheiro devolvido

Nos últimos 15 dias, tivemos as primeiras denúncias de notas encontradas por nosso Robô — e com grande sucesso. Já foram mais de 40 denúncias feitas, com 5 casos de dinheiro retornado pelo parlamentar.

Jarbas

Nossa interface de visualização dos reembolsos da CEAP segue evoluindo. Nos últimos 15 dias, o Jarbas começou a ensaiar uma interface mais amigável para pessoas que quiserem explorar gastos dos deputados.

Além da interface melhorada, temos mais e melhores dados sendo exibidos: uma página para mostrar tudo que sabemos sobre cada um dos reembolsos, incluíndo as suspeitas que a Rosie tem sobre ele, os motivos e informações sobre onde o parlamentar estava no dia do gasto.

Gasto em São Paulo enquanto o parlamentar assinou presença em Brasília? Você conseguirá ver esse nível de detalhe muito em breve.

Melhora no processo de denúncias

Nos próximos quinze dias, vamos trabalhar em maneiras de facilitar as denúncias feitas à Câmara dos Deputados.

Chegamos em um momento que, com o que já sabe, nosso Robô consegue apontar milhares de casos suspeitos — casos muito bons. É um número muito maior do que poderíamos denunciar por conta própria no tempo que ainda temos de projeto.

Apesar de ainda precisar de um olho humano para a investigação, queremos que o processo de verificar um gasto ilegal até a denúncia feita a Câmara leve menos de um minuto (benchmark real!).

Novos artigos publicados

Os últimos 15 dias foram dias cheios de escrita para a equipe do Serenata. Nessas quase duas semanas, tivemos três posts publicados:

1. Como é o fim da Operação Serenata de Amor
2. How does one contribute to Serenata de Amor operation?
3. Primeiro parlamentar devolve dinheiro após denúncia da Operação Serenata de Amor

Contribuições notáveis da comunidade

Somando todos os repositórios do projeto, temos incríveis 55 pessoas contribuindo diretamente com código para a Operação Serenata de Amor.

Na última semana tivemos contribuições notáveis de Thiago Brito, que trabalhou em uma análise para casos de nepotismo e de Fábio Rehm com a coleta de dados sobre a presença de parlamentares em atividades oficiais da Câmara dos Deputados.

Que fique o nosso enorme obrigado ao Thiago, ao Fábio e a todos os outros que já contribuíram com alguns dos repositórios do Serenata de alguma forma. Esperamos de coração ver mais nomes em nosso próximo relatório.

Planejamento para hackaton de denúncias a Câmara dos Deputados

Temos milhares de casos já encontrados por nosso Robô, possivelmente representando milhões de reais usados indevidamente. E queremos ver esse dinheiro de volta aos cofres públicos.

Com o trabalho que estamos fazendo para melhorar o processo de denúncias, juntamos um grupo de voluntários que vai ter uma missão: dar vazão a esses milhares de casos.

Faremos essa primeira hackaton de denúncias de forma fechada. Contatamos a ABRAJI e teremos um time dos melhores jornalistas investigativos do Brasil para nos ajudar a fazer excelentes denúncias.

Queremos documentar o processo para tornar essa prática possível por outros grupos ao redor do país. Já pensou em organizar uma dessas em sua cidade? Que somemos o dinheiro devolvido no final de cada e brindemos juntos.

Doações e patrocínio

O tempo para a equipe financiado pela nossa campanha de financiamento coletivo está chegando ao fim.

No meio de Janeiro, devemos finalizar a primeira etapa da Operação Serenata de Amor, cumprindo nossa missão de criar uma inteligência artificial que audita gastos públicos.

Para levar a detecção de gastos ilegais com inteligência artificial além da CEAP, estamos buscando patrocínio de empresas e organizações que acreditam que o Brasil pode mais. Se você conhece organizações interessadas em nos manter por mais tempo, podemos apresentar como elas podem ganhar ao investir contra corrupção de uma forma eficiente. Fale com a gente.

Também estamos aceitando doações através do Paypal e pela carteira de Bitcoin 1Gbvfjmjvur7qwbwNFdPSNDgx66KSdVB5b.

Minha caneca! Minha camiseta! Meu adesivo!

Ótimas notícias: as recompensas da nossa campanha de financiamento coletivo estão sendo produzidas a todo vapor!

Muito em breve começaremos o envio dos goodies pra que você possa sair por aí desfilando com a Operação Serenata de Amor e pra ser o cara mais legal do escritório com nossa caneca.

Para acompanhar o projeto

Para saber mais sobre o que acontece no dia a dia do projeto, nos siga no Facebook. Se certifique também de nos seguir no Medium para não perder os próximos reports quinzenais.


Em nome de toda equipe da Operação Serenata de Amor, o nosso agradecimento enorme para todos que estão contribuindo e ajudando com o projeto.