Um resumo das edições do Parabólica até agora:

Victor Hugo Soares
Databizz
Published in
5 min readOct 9, 2020

--

Depois de 10 encontros, já tivemos a oportunidade de falar muito sobre muitos assuntos.

E como em meio a pandemia, a quantidade de produção de conteúdo aumentou massivamente, porquê não revisitar num resumo rápido o que foi conversado em cada uma dessas edições?

Vale lembrar inclusive, que no começo, as três primeiras edições do Parabólica, aconteceram em um mundo pré-pandemia, onde nosso evento era presencial e não consideramos na época a possibilidade de ter o que acontecia no evento, registrado para ir depois para as plataformas.

Entretanto, de março em diante, temos o registro de todos os Parabólicas que aconteceram desde então e essa parece ser uma tendência que não vai mudar muito nas próximas edições, quer estejamos fazendo o evento presencial, quer não.

Feito essa introdução, vamos focar em um resumo apenas dos Parabólicas que aconteceram no remoto, e quais são os aprendizados com eles:

4-Por que as pessoas são a base da inovação?

Nessa edição, o debate girou em torno de como a tecnologia no processo de transformação de um negócio, é apenas parte de um sistema, não o seu todo. temas como as barreiras encontradas para falar de diversidade dentro das organizações, segurança psicológica e como o racismo institucional atrapalham o espaço para a descoberta, foram pautas do encontro. Sem contar obviamente com o começo da pandemia, onde as primeiras conversas sobre home office já tinham começado a acontecer.

O Parabólica 4 contou com a participação de Taísa Silveira Gerente de Marketing na Doare e Thalita Albuquerque, hoje no NGPD .

E se você quiser ver um pouco mais do que foi conversado no episódio, o link para assistir segue aqui

5-Fails and learnings: Inovação e organizações

Nessa edição, o debate girou em torno sobre o medo do erro dentro das organizações e como isso pode terminar sendo um fator limitante para que a inovação verdadeiramente aconteça. Assuntos como os desafios encontrados para vencer o medo de errar, onde está o vínculo disso com pandemias no futuro e como antecipação de aprendizados trouxeram resultados para o momento, foram ciclo da conversa.

Dos 3 aprendizados chaves que valem a pena ser destacados por esse webinar estão:

O parabólica 5 contou com a participação de João Silva CEO da Creative Pack, Clara Bidorini, Head de Startups na Amazon Web Services e Vitor Andrade diretor do Idexo.

E se você quiser ver um pouco mais do que foi conversado no episódio, o link para assistir, segue aqui

6-Investimentos em inovação em meio a pandemia

Nessa edição, a conversa se deu em cima dessa questão paradoxal que permeia as organizações durante a pandemia: Preciso investir para habilitar um modelo mais digital do meu negócio, entretanto, tudo é incerteza em um contexto de pandemia. Com o que e como investir em inovação?

O Parabólica #6 contou com a participação de Sérgio Cavalcante Head of Innovation do Grupo Cornélio Brennad, Haim Mesel cofundador da Triaxis Capital e Ed Dantas CEO da Databizz.

E se você quiser vem um pouco mais do que foi conversado no episódio, o link para assistir, segue aqui

7-A chave da educação online

Nessa edição, o primeiro Parabólica apontando para conversas dentro de uma vertical, fomos entender como a Educação online passou a se tornar um lado paralelo de todas as empresas. Seja no sentido da empresa como autoridade ou a empresa como um acelerador de aprendizados que melhorem a performance interna dos negócios.

O Parabólica #7 Contou com a participação de Hugo Carmona diretor de parcerias no Coursera e Júlia Chagas head de marketing e B2C Costumer Experience na Alura.

E se você quiser ver um pouco mais do que foi conversado no episódio, o link para assistir, segue aqui.

8-A retomada híbrida

Em uma conversa sobre a volta que se aproximava, essa edição se deu justamente tentando entender para além das melhores práticas, um debate mais aprofundado sobre: O que se mantém no físico e o que se mantém no digital? O que funcionou melhor no remoto e o que deveria ir pro digital? E como conciliar esses dois mundos?

O Parabólica #8 contou com a participação de Ana Luiza Ferreira da Guimarães Ferreira, Augusto Galvão, executivo de negócios e de ecosisstemas de inovação do Cesar e Cris Lacerda, CTO do Fab Lab.

E se você quiser vem um pouco mais do que foi conversado no episódio, o link para assistir, segue aqui .

9-Inovação, Digital e música

Em mais uma edição apontando para uma vertical, dessa vez, fomos conversar sobre as transformações causadas pela pandemia no mercado da música, e que lições poderiam ser tiradas de lá. Para além disso, pelo próprio contexto dos entrevistados a conversa terminou encontrando espaço para citar artistas e realidades de plataformas, shows e eventos.

O Parabólica #9 contou com a participação de Paulo André produtor cultural e fundador da Astronave Produções, Carol Morena idealizadora do Festival Radioca e produtora cultural, e por fim, Roni Maltz, CEO do Sua Música.

E se você quiser ver um pouco mais do que foi conversado no episódio, o link para assistir segue aqui .

10-Ecommerce e a aceleração da inovação

E por último na edição mais recente do nosso Parabólica, trouxemos um debate sobre ecommerce no contexto da inovação. A pandemia sem dǘvidas fez com que muitas empresas de maneira abrupta tivessem que se adaptar para conseguirem estar em contato com seu cliente nesse período de pandemia. Só que ecommerce não é algo novo, e porquê ainda sim tem tantas barreiras?

O Parabólica #10 contou com a participação de Felipe Dellacqua, VP de vendas da Vtex e Bruno Filho, CEO da Prepi.

E se você quiser um pouco mais do que foi conversado no episódio, o link para assistir, segue aqui.

E tem mais algum tema que você acha que o Parabólica deveria trazer para conversar? Conta pra gente.

E para além desses temas, você gostaria de saber, como podemos trazer esses temas para sua empresa ou marcar uma conversa para entender como podemos ajudar a transformar a sua organização com base na experiência que temos? Procura a gente!

--

--

Victor Hugo Soares
Databizz

Tecnoempático, Aspirante a futurista e leitor de Hardscience