Primeiro Ano do Data Bootcamp

1 ano de aprendizado com alunos feras!

Diogo Munaro Vieira
Data Bootcamp
6 min readJul 21, 2018

--

E tudo começou um dia ao sair da Globo.com no Rio de Janeiro. O Renan e o Tarsis vieram falar comigo sobre um projeto bacana de tentar ensinar ciência de dados para leigos em 30 horas. Aquilo parecia uma loucura porque não é nada simples passar tanto conteúdo em tão pouco tempo.

O problema

Como a empresa está em uma era Data-Driven, nossos gerentes pagavam cursos caríssimos nos Estados Unidos e voltavam falando que eram bacanas, mas sentiam falta de um pouco mais de mão na massa, aprender com pessoas de mercado, etc. Esta situação nos desanimou bastante porque a gente sempre costuma ter aquela síndrome de vira-lata, achando que no Brasil nada pode ser tão bom quanto lá fora.

Vira-lata sai na frente

Existiam alguns cursos online que pareciam ótimos, mas sempre o pessoal reclama que é complicado entender e começar algo assim sem alguém te dando a mão e ajudando a caminhar.

O primeiro teste

Vendo tamanha necessidade do mercado em encontrar bons cursos, o vira-lata decidiu tentar dar sair da toca e criamos o nosso primeiro curso: Data Science Para Todos.

Como em um processo lean, lançamos nosso primeiro MVP: um site bem simples perguntando sobre interesse no curso e com a ementa proposta que seria lecionada.

Primeiro site abrindo a primeira turma

Incrivelmente tiveram 200 cadastros de interesse em 1 semana! Vimos o quanto isso fazia sentido e o quanto as pessoas estavam pedindo ajuda para iniciar nessa carreira que está fazendo tanto sucesso.

O primeiro curso

Colocamos o curso no ar para cadastros em um site que parecia fraude de cartão de crédito e mesmo assim em 2 semanas tiveram 14 loucos iguais a gente que aceitaram colocar o cartão para pagar o curso. Reservamos um espaço no MyOffice perto do trabalho e vamos lá!

Primeira turma recebendo certificado

Realmente tinha de tudo naquela turma: arquiteto, médica, engenheiro, desenvolvedor. Foi maravilhoso conseguir ensinar desde a programação até machine learning para eles. Os feedbacks foram ótimos e alguns alunos dessa turma pediram tanto outro curso que criamos o Big Data com Spark.

O foco do primeiro curso (Data Science Para Todos) é ajudar as pessoas a iniciarem a carreira de cientista de dados ou mudar para esse profissão. Enquanto o Big Data com Spark visa ajudar a iniciar a carreira como engenheiro de dados. Futuramente vamos criar um post mostrando a diferença dessas duas profissões.

Gostamos sempre de lecionar com o que tem de mais atual no mercado para nossos alunos. Durante esse primeiro curso eu e Felipe fomos apresentar uns trabalhos e trazer muita novidade na JupyterCon NY.

Os primeiros instrutores

Vimos que não tínhamos como dar conta sozinhos de tudo e logo chamamos os melhores lá da Globo.com para ajudarem como instrutores.

De início já conseguimos ajuda do Felipe e da Susana na segunda turma. Eles se mostraram sempre muito comprometidos com os alunos e realmente ajudaram muito.

Nas turmas sempre gostamos de 2 instrutores e no máximo 18 alunos para ter certeza que todos estão conseguindo aprender. Começamos colocando no máximo 14 alunos e fomos aumentando para testar, mas 18 é o máximo mesmo!

Aula de Pandas com instrutora panda Susana (melhor casaco)

Os primeiros instrutores “desconhecidos”

A gente foi vendo que não era legal ficar restrito só com instrutores da Globo.com. O aprendizado e a troca de experiências são muito mais intensas quando temos diferentes pontos de vista sobre um assunto.

A quantidade de profissionais qualificados que conseguem dar aula nesse mercado, é muito escassa. Por sorte conhecíamos o Rafael Adnet e o Breno da empresa BigData Corp.

Pra ver como isso deu certo, hoje temos instrutores da Samsung, iFood, JusBrasil, Pizza de Dados e queremos sempre outros!

O primeiro aluno virando instrutor

Nas turmas sempre conhecemos pessoas incríveis e ótimas no que fazem. Dessas pessoas incríveis encontramos 2 talentos natos: Yan e Júlia, ambos estatísticos.

O Yan foi o primeiro a se aventurar nas duas turmas e foi sempre muito bem! Logo participou do nosso evento e foi tão elogiado que entrou como professor oficial.

A Júlia foi na primeira turma em São Paulo. Vindo do mundo do R, pegou muito rápido o conteúdo e logo de cara apareceu ajudando todo mundo.

O primeiro evento

133 pessoas em um evento incrível!

7 turmas depois, fomos convidados pela fundação Bill & Melinda Gates a fazer um evento com eles divulgando seu investimento em StartUps com projetos em ciências de dados para saúde. Para quem nunca organizou um evento só digo uma coisa: dá trabalho.

Fomos nós com ajuda de nossas esposas e amigos organizar um mega evento de saúde e ciência de dados na UFRJ. Para mais detalhes dele temos um post sobre como foi o evento, mas basicamente tivemos 8 palestras em duas trilhas falando de data science para negócios e saúde para mais de 140 pessoas em um sábado de manhã. Foi incrível e muito gratificante! Tudo gratuito e cheios de entusiastas para fazer o bem para a humanidade.

O primeiro patrocínio

Ganhamos um dinheiro e decidimos investir em iniciativas para fortalecer o comunidade como fizemos com o evento. Dessa vez vimos um podcast muito legal e promissor chamado Pizza de Dados que precisava de patrocínio.

Não temos muito, mas temos o bastante para ajudar! Convido todos a ouvirem um episódio do Pizza de Dados para tirarem suas próprias conclusões. De quebra eles mantêm um Github bem legal chamado datascience.pizza que tem várias coisas legais de ciência de dados.

O primeiro in company

Nosso trabalho duro tem dado alguns frutos e algum destaque. Conseguimos nosso primeiro curso dentro de uma empresa chamada Winnin que vem trabalhando bastante com análise e ciência de dados focada em vídeos.

Baseada no consumo de vídeos dos usuários, a empresa faz conteúdo personalizado como anúncios ou até outros vídeos. Quem quiser conferir vale a pena também.

O primeiro ano

Nosso ano foi muito cheio, com 9 turmas sempre lotadas conseguimos estruturar 2 cursos e mais 1 in company! Esses cursos foram lecionados no Rio de Janeiro, em São Paulo e em breve em Florianópolis, mas mesmo depois de tanta experiência ainda aprendemos como melhorar em todo curso que terminamos.

Agora nosso site está muito melhor e temos uma equipe maravilhosa sempre ajudando a gente e aos alunos.

Renan, Tarsis e eu (Munaro)

Conhecemos e trocamos conhecimento com mais de 300 pessoas, dentre eles alunos e instrutores de outras empresas que agregamos no time. Disso tudo só tiramos uma coisa: as pessoas são fantásticas quando damos oportunidade para elas.

Para finalizar, o mais legal foi um último feedback que recebemos falando que o nosso curso foi muito melhor do que aquele caro feito nos Estados Unidos… Vira-lata neles galera!

--

--

Diogo Munaro Vieira
Data Bootcamp

Ph.D Student at PUC Rio, Head of AI at PicPay and Co-Founder at Data Bootcamp