Primeiro Data Meetup Data Bootcamp + Livraria cultura

plateia no teatro cultura assistindo a primeira palestra sobre data driven company.

No mês de julho o EVA (laboratório de inovação da Livraria Cultura) entrou em contato com a gente para organizarmos um meetup sobre data science no Rio. A ideia era reunir no Teatro Cultura pessoas interessadas em saber mais sobre essa área que está ganhando força recentemente e discutir ideias sobre o mundo de dados.


O EVENTO

Queríamos trazer pessoas do mercado e que estão aplicando ciência de dados em várias áreas do conhecimento, e conseguimos três palestrantes incríveis: o Renan Oliveira, especialista em big data na globo.com e fundador do Data Bootcamp; a Jessica Temporal, cientista de dados na Nuveo e fundadora do podcast Pizza de Dados; e o Andre Ramos, cientista de dados na Globo.com, com mestrado na Rochester Institute of Technology em Nova York.


Renan falando sobre data driven company

A primeira palestra foi a do Renan, falando sobre como criar uma cultura de Data Driven Company:

Nela, explorou qual a importância dos dados de uma empresa, como tirar valor deles, OKR, testes A/B e muitos outros pontos importantes.

As perguntas foram as mais variadas, e um ponto importante levantado pelos participantes é que ciência de dados pode ser aplicada a quase todas as áreas de negócios.


Na segunda palestra o Andre falou como minerar textos para data science.

Nela, explorou de onde podemos minerar textos, quais técnicas mais interessantes para cada caso e onde aplica-las!

Um ponto muito importante levantado nas perguntas foi o da falta de suporte para essas técnicas na nossa língua, dado que poucos pesquisadores estão focados nesse campo do conhecimento.


Jessica Temporal falando da Rosie da Serenata de Amor.

E no final a Jessica falou da Operação Serenata do Amor e como data science é usada para fiscalização pública.

Nela, explorou como funciona as partes internas de alguns componentes da serenata e como criar um classificador para os dados das casas do legislativo federal.

Foi a palestra com mais perguntas, desde como obter tais dados, até onde podemos chegar usando programação para fiscalização pública.


O evento foi um sucesso, tivemos mais de 100 pessoas inscritas e somente 5 faltantes. A inscrição foi somente R$ 35 por pessoa, para cobrir os custos da operação do teatro e o restante foi devolvido em um vale compras de R$ 20 na cultura e brindes!

Depois das palestras juntamos os participantes no Amarelinho pra estender as discussões e jogar conversa fora :)


Proximo Evento

O segundo Data Meetup: Data Bootcamp + Livraria Cultura vai acontecer no dia 8 de outubro! As inscrições já estão abertas e a grade vai ser divulgada em breve. Esperamos você lá!