Lean Six Sigma

Osemar Xavier
DataFrens.sg
Published in
7 min readDec 5, 2019

UMA BREVE INTRODUÇÃO

Entrei no LinkedIn e li uma matéria que falava sobre Lean Six Sigma, e resolvi escrever alguma coisa a respeito. No ano de 2013 estava numa equipe de qualidade de redes de uma grande empresa de telecomunicações, e surgiu uma oportunidade de fazer o curso para me certificar na metodologia Lean Six Sigma, como Green Belt. Creio que pela minha formação em administração, sempre gostei muito de melhoria de processos, mas sinceramente não tinha a menor ideia do viria pela frente.
O curso em si é fantástico e uma jornada por técnicas para melhoria de desempenho, tudo aquilo que você gostaria de aplicar, baseado em matemática e estatística que tem tudo para funcionar dentro daquele processo que você está inserido ser bem mais produtivo. Bom, no curso no momento que informam que você já tem que está com um projeto para desenvolver, já dá um certo receio. E é nesse momento que alguns conceitos vão se quebrar, não quero generalizar, porque estou descrevendo uma experiência minha, e não tenho nada contra a metodologia, e acreditem, funciona muito bem, mas vai depender muito de onde você esteja trabalhando, e infelizmente nosso país não tem uma cultura de boas práticas para melhoria. No meu caso, consultei a pessoa que me indicou para essa vaga do curso, que já tinha a mão um processo para melhoria que estava incomodando o diretor da área. E lá fui eu, comprei a ideia, tentei entender, e segui em frente, foi o que apresentei a turma e era o que precisa melhorar para me certificar. De forma resumida vou tentar explicar, era um indicador que no período de 60 dias indicava se havia reincidência de chamados de um determinado circuito que possuía uma designação única, e o percentual de ocorrência nesse período. Existiam diversas gerencias que faziam a monitoração desse indicador no Brasil todo, mas meu projeto ficou responsável por fazer a melhoria desse indicador abrangendo todos os circuitos de clientes no estado do Rio de Janeiro, um desafio maior do que eu imaginava que teria competência. E com essa definição finalizei as duas fase do curso, fiz a apresentação do projeto, me comprometi com a certificação e finalizar o projeto e assim que assumi o indicador estava em 21%, e assim iniciou minha jornada no universo do Lean Six Sigma. Antes de seguir com o restante da história, um pouquinho de conceito caso ainda não tenha familiaridade com o Lean Six Sigma.

CONCEITUANDO LEAN SIX SIGMA

LEAN

Bom vamos entender primeiramente a metodologia LEAN, que quer dizer manufatura enxuta, o Lean é uma filosofia gerencial baseado nas práticas e resultados do sistema Toyota de produção que procura especificar valor a partir da ótica do cliente, alinhar na melhor seqüência as atividades que criam valor, realizar essas atividades sem interrupção sempre que alguém as solicita de forma cada vez mais eficaz. O termo está diretamente relacionado com a eliminação de desperdício ou qualquer atividade que não agregam nenhum valor, numa determinada linha de produção ou um projeto. Conforme dados do Lean Institute Brasil o termo “lean” originou-se a partir do livro “A máquina que mudou o mundo” (The Machine that Changed the World) de Womack, Jones e Roos publicado nos EUA em 1990. No livro são abordados os estudos que foram feitos na industria automobilística, tão como as vantagens do sistema Toyota de produção, que evidenciam a vantagem da utilização dessa filosofia de trabalho. Os princípios do Lean:

  • Especificar o que é valor numa cadeia de produção;
  • Identificar a cadeia de valor dos produtos e remover as etapas que geram desperdícios;
  • Fazer com que as etapas que criam valor fluam;
  • Produzir apenas aquilo que é demandado;
  • Aplicação da filosofia de melhoria continua;
  • Para obter as vantagens da filosofia “Enxuta”, é necessário atuar nas atividades que não agregam valor, ou seja, eliminar todos os desperdícios gerados dentro de um determinado fluxo de processo.

Pra quem quiser mais detalhes vou deixar o link aqui do Lean Institute Brasil, cuja missão é “Melhorar as organizações e a sociedade através da prática da gestão lean”, vale a pena entender melhor todos os conceitos envolvidos, caso você tenha oportunidade de aplicar, melhor ainda, existem uma vasta bibliografia a respeito. Eu sou suspeito, sempre gostei muito de melhoria de processos, creio que pela minha formação também, muitas vezes me pego fazendo melhoria em lugares que eu visito, seja uma lanchonete, restaurante ou qualquer outro estabelecimento, cujo serviço não condiz tanto com a eficiência que você espera como cliente.
Lean Institute Brasil : https://www.lean.org.br/default.aspx

SIX SIGMA

A metodologia Six Sigma foi criada pelo engenheiro Bill Smith, na década de 80, surgiu na Motorola, com o objetivo de reduzir o percentual de falhas dos produtos manufaturados, mas ganhou uma maior popularidade no ano de 1997, quando o presidente da GE, John Welch, anunciou o maior faturamento nos 105 anos de história da empresa e um lucro fenomenal. A metodologia ficou muito famosa e passou a ser muito utilizada por grandes empresas por ser uma estratégia gerencial voltada para mudança, para aceleração de processos, produtos e serviços. O principal objetivo do uso dessa metodologia é redução da variação no resultado entregue aos clientes numa taxa de 3,4 falhas por milhão ou 99,99966% de perfeição. Essencialmente, o sigma é uma medida estatística para medir a taxa de falhas. A metodologia Six Sigma baseia-se na combinação algumas técnicas estatísticas bem estabelecidas de controle de qualidade, métodos simples e avançados de análise de dados e em treinamento sistemático de uma equipe em todos os níveis da organização envolvida na atividade ou processo direcionado pelo Six Sigma. Equipe Six Sigma são representadas por faixa de cores de acordo com a experiência, como no judô.

  • Master Black Belt: É o mentor e o coach de Black Belt, garantindo todas técnicas aplicadas e seu supervisionamento;
  • Black Belt: Abrange: alta capacidade analítica, pensamento estatístico, capacidade de lidar com ambiguidades, credibilidade frente aos colegas, liderança;
  • Green Belt: Normalmente dedica 25% do seu tempo para o projeto à implementação de melhoria;
  • Yellow Belt: Já tem consciência do projeto do qual está inserido, pode ser designado para apoiar em determinadas tarefas para melhoria sob a orientação daqueles que possuem nível mais alto na hierarquia, como o Green Belt, Black Belt ou o Master Black Belt;
  • White Belt: É o primeiro passo dentro da metodologia, a primeira etapa para entendimento de como funciona o Six Sigma.

O princípio da metodologia Six Sigma está no cliente, processo e medição, os 3 parâmetros são essenciais para atingir todos os objetivos definidos, utilizando as ferramentas necessárias, no meu caso tive oportunidade de trabalhar com o DMAIC.

O DMAIC não é utilizado exclusivamente para o Six Sigma, pode ser utilizado em outras metodologias cuja finalidade é melhoria. Além do DMAIC existe o DMADV que possui uma outra finalidade, esse é usado para projetos focados em criar novos desenhos de produtos e processos.

CONCLUSÃO

Uma das maiores dificuldades seja com o Lean Six Sigma ou qualquer outra metodologia que altere a rotina dos processos, mudando assim a cultura, é o fato de que muitas organizações não terem ainda compreensão dessa metodologia, fazendo com que os conceitos envolvidos sejam transmitidos de forma errada, e prejudicando a organização. Posso citar meu projeto, na época tive bastante dificuldade, o diretor na época que foi o patrocinador do projeto que eu estava liderando, depois que eu tinha feitos todo o mapeamento, envolvido as equipes, descoberto parte da causa raiz, entre outros estudos, ele saiu dessa hierarquia pra assumir uma outra, depois de quase 8 meses tentando manter o meu projeto com o novo diretor que assumiu, diante de todas as mudanças de estrutura e escopos, uma nova restruturação, um novo diretor, com nova estruturação, isso atrasou a conclusão do meu projeto, que demorou mais de 2 anos para que eu pudesse finalmente concluir. Sem contar todo o retrabalho que deu para organizar os dados de acordo com a nova estrutura, muita resistência por parte das equipes, mas o que foi primordial para que eu obtivesse sucesso no meu projeto foi quando a própria diretoria começou a perceber que o indicador que eu estava trabalhando para reduzir estava dando prejuízos para a empresa, e mudou isso publicando oficialmente que esse indicador teria incidência na participação dos lucros que os envolvidos no processo recebiam.

Originally published at http://oserxavier.com.br.

A Message from DataFrens…

Thanks for being a part of our community!

Do join us here at:

Read all our DataFrens articles here at:

--

--