A Cadeia Produtiva do Dado — Informação — Conhecimento — Sabedoria e o Ensino Brasileiro

Melissa Cozono
DataInfoCon
Published in
4 min readMar 2, 2019

Eu trouxe um Post que fiz no meu Facebook sobre uma experiência pessoa e no dia que ocorreu este fato (ontem, 01/03) vi como Arquiteta de Dados aonde nossa cadeia de transformação do Dado em Sabedoria falha na sociedade brasileira.

Quando saí da reunião abaixo eu me senti ao lado do papagaio de pirata chamado de falta de investimento na Educação quebra uma nação, que dificulta a ascensão de seus cidadãos na escalada da formação de Sabedoria, de Pesquisa Científica, de Patentes e de retenção de talentos.

Ao invés de me embotar como cidadã e tirar a minha filha da escola municipal, recheada de profissionais excelentes e precisando de apoio do corpo da sociedade eu preferi manter a minha formação de Arquiteta de Dados e ao invés de desenhar caixinhas, ETLs, pensar em Arquitetura Lambda ou em Tríade de Ocorrência ser uma das engrenagens da formação mais básica da Entalpia da Sabedoria: a formação do dado.

O dia que esquecemos que uma estrutura de informação é uma abstração da vida real e que dado só serve para engraxar sistema desconsideramos toda esta formação, que funciona no mundo real, que passa pelas nossas mãos e que nossa reatividade plota em Petabytes de dados necessitam de cabeças boas no presente e futuro, de mentes pensantes das nossas crianças para dar sentido a tudo isso. Construção de base de conhecimento começa além da blueprint, começa na interação do ser humano com a sua realidade e é aí que precisamos atuar !

Segue meu texto pessoal, mas que desencadeou todo esse comichão no cérebro :

“O dia que cansamos de correr e resolvemos brigar:

Desde Dezembro/2018 estamos morando em São Caetano do Sul, cidade emblemática com o maior IDH do Brasil, onde andamos sim com segurança e temos os serviços públicos estendidos a todos, como saúde, educação e cultura.

Desde que mudamos para cá nossa vida tem aos pouquinhos adquirido a paz que estamos construindo e a Rafinha aqui tem se desenvolvido muito bem, inclusive escolhemos colocá-la em uma escola infantil do município.

Processo extremamente organizado, daqueles que a gente entra de um lado e sai do outro, coisas que não vemos no mundo corporativo ultimamente e no seu processo tem sido extremamente bem assistida e em 2 semanas de escola vai toda feliz (no primeiro dia ela parecia um carrapato na gente :) ) e tem evoluído na sua escala a passos largos, fruto da interação professores e amiguinhos.

Recebemos na agenda dela o convite para a reunião de Pais e Mestres, a primeira da nossa vida, fomos todo orgulhosos e lá conhecemos o corpo da escola e tivemos um choque de realidade:

- A EMI Angela Massei, no bairro Cerâmica em SCS, que tem professoras, funcionários comprometidos com o bem estar de nossos filhos, que é um pilar na sociedade que fornece o meio da mulher retornar ao mercado de trabalho e ser produtiva por ser período integral vive no seu ano letivo com uma renda de R$11.000,00 anuais e cuida de 166 crianças ?

Que a prefeitura serve apenas 30% e de forma lenta o orçamento que fechou em 2018 na casa de R$ 40.000,00 ?

Sim, é esta a realidade e para conseguir ampliar o benefício da escola e apoiar no âmbito financeiro e administrativo fundou-se a APM — Associação de Pais e Mestres da EMI Angela Massei (foi fundada em gestão passada) para que a sociedade que se beneficia deste espaço possa auxiliar a dar melhores condições para nossos bebês e crianças.

Foi nesse choque de realidade que eu e o meu marido entramos na briga, acreditamos em nossa casa no potencial da educação e que antes de termos escola com ou sem partido precisamos de ESCOLA, decidimos lá nos integrar a esta cidade que nos deu porto seguro e sair da postura de consumidor de serviço público e cidadão rabugento (naquele papel de galinha na história do porco e da galinha) e nos candidatamos ao corpo administrativo desta associação.

Temos a necessidade de muito trabalho voluntário, a estrutura pedagógica da cidade de São Caetano é reconhecida e dada como exemplo, porém a infra estrutura precisa de cuidados.

- Desde a necessidade de apoio no desenvolvimento da carinha de um blog para colocarmos a proposta do ano da APM e trazer transparência de contas para que outros pais possam aportar em nossa briga até apoio na compra de grama sintética e EVAs para melhorar a instalação para nossos bebês e crianças, bem como mão de obra para efetuar a manutenção da escola, briga, divulgação desta disparidade em mídia, material de limpeza, brindes para rifa, propostas de atividades culturais, enfim, tudo de coração e de apoiadores da educação será bem vindo !

Tipo Herbalife -> Quer ajudar ? Pergunte-me como !”

--

--

DataInfoCon
DataInfoCon

Published in DataInfoCon

Este blog produz conteúdo relacionado a dados, informacao e conhecimento.

Melissa Cozono
Melissa Cozono

Written by Melissa Cozono

Moça da TI que descobriu a sua forma de enxergar o mundo através da informação e contar histórias e com a maternidade a renovação do seu poder de inovar.