Meus dados, minhas regras

bete santana
Blog Data is Mine
Published in
2 min readJun 3, 2019
Imagem: Mark Anderson [https://bit.ly/2GGfO5c

O recente escândalo que revelou a manipulação de dados promovida pela Cambridge Analytica demonstra que estamos cada vez mais frágeis, individual e coletivamente. Hoje, nossos dados pessoais tornaram-se o ativo circulante* mais valioso do mundo. Com eles a internet se financia e oferece uma percepção generalizada de que tudo é grátis. Mas não é.

Enquanto navegamos tranquilamente focados em pesquisas intelectuais e/ou de consumo, aquilo que nos é próprio, que não existiria se não existíssemos, engorda o caixa de anunciantes e intermediários que, literalmente, nos vendem. Ah, dizem muitos, você “concordou com nossos termos”. Você lembra de alguma alternativa entre concordar e não concordar com os tais termos [sem o quê não será permitida a navegação]? Sim, sim, podemos delimitar certas privacidades, mas nossos dados já estão devidamente registrados, avaliados, carimbados.

Alguém lhe comunicou que iria ganhar com aquilo que lhe pertence, ou seja, seus dados? Você recebeu um balanço do faturamento sobre seus dados? Alguém lhe ofereceu alguma remuneração sobre seus dados? Aliás, você quer que alguém ganhe em cima de seus dados? Interessa à você ganhar dinheiro com seus dados?

Data is Mine — tá na hora de assumirmos o controle sobre nossos dados!

* Ativo circulante, em contabilidade, é uma referência aos bens e direitos que podem ser convertidos em dinheiro em curto prazo.

--

--