Meus dados, minhas regras

Elisabete Santana
Jun 3 · 2 min read
Imagem: Mark Anderson [https://bit.ly/2GGfO5c

O recente escândalo que revelou a manipulação de dados promovida pela Cambridge Analytica demonstra que estamos cada vez mais frágeis, individual e coletivamente. Hoje, nossos dados pessoais tornaram-se o ativo circulante* mais valioso do mundo. Com eles a internet se financia e oferece uma percepção generalizada de que tudo é grátis. Mas não é.

Enquanto navegamos tranquilamente focados em pesquisas intelectuais e/ou de consumo, aquilo que nos é próprio, que não existiria se não existíssemos, engorda o caixa de anunciantes e intermediários que, literalmente, nos vendem. Ah, dizem muitos, você “concordou com nossos termos”. Você lembra de alguma alternativa entre concordar e não concordar com os tais termos [sem o quê não será permitida a navegação]? Sim, sim, podemos delimitar certas privacidades, mas nossos dados já estão devidamente registrados, avaliados, carimbados.

Alguém lhe comunicou que iria ganhar com aquilo que lhe pertence, ou seja, seus dados? Você recebeu um balanço do faturamento sobre seus dados? Alguém lhe ofereceu alguma remuneração sobre seus dados? Aliás, você quer que alguém ganhe em cima de seus dados? Interessa à você ganhar dinheiro com seus dados?

Data is Mine — tá na hora de assumirmos o controle sobre nossos dados!


* Ativo circulante, em contabilidade, é uma referência aos bens e direitos que podem ser convertidos em dinheiro em curto prazo.

Blog Data is Mine

Artigos e dicas da Data is Mine pra você

    Elisabete Santana

    Written by

    Jornalista, Ethical Sourcing Directrix

    Blog Data is Mine

    Artigos e dicas da Data is Mine pra você

    Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
    Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
    Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade