Aplicando DataFabric para gestão integrada de dados

DataLakers Tecnologia
Blog DataLakers
Published in
5 min readSep 29, 2022
https://nix-united.com/blog/data-fabric-the-future-of-cloud-technologies/

Cada vez mais, as empresas coletam inúmeros dados de incontáveis plataforma no seu dia a dia com altíssima velocidade. Esse fato, combinado com os avanços constantes de tecnologias que facilitam o estudo, o processamento e o armazenamento de dados, caminham para uma era inovadora de acesso aos dados.

Entretanto, ao mesmo tempo que isso é maravilhoso para o mercado e para o produto que vai chegar ao usuário, esse avanço no aumento da quantidade de dados não é acompanhado pela capacidade de análise dos mesmos pelas empresas. Os diferentes sistemas e métodos dificultam na utilização ideal de todos os dados. Um estudo da Seagate Technology, de julho de 2020, aponta que 68% dos dados não são analisados.

Nessa problemática e com o objetivo de ampliar e otimizar o trabalho com dados que entra o DataFabric.

DataFabric é um método de integração de dados e seus processos de análise. Ele utiliza de análises contínuas sobre ativos de metadados para arquitetar dados reutilizáveis e integrados em diversos ambientes, sistematizando dados oriundos de diferentes plataformas de captação, incluindo plataformas híbridas e multicloud.

DataFabric pode ser entendido, também, como a compreensão de que as empresas não podem mais se sustentar juntando ativos de dados de sistemas dispersos que foram sobrepostos uns sobre os outros ao longo dos anos. Podemos trazer um exemplo concreto para explicar melhor esse método: a produção musical.

Antigamente, o processo de produção musical se baseava em um artista criar sua peça, submeter a uma gravadora que, se aprovada, gravaria a música em formatos diferentes (fita cassete, disco de vinil, CD’s) e distribui-los-ia pelas diferentes emissoras (lojas, rádio, etc). O consumidor, para ter acesso a essas músicas, teria de comprar diferentes aparelhos que reproduzissem a peça, como um toca discos ou um rádio. Ao longo do tempo, isso se mostrou um processo caro tanto de produção como de consumo, além de não colocar o acesso das músicas na mão do consumidor, que dependia de um bom fluxograma das empresas distribuidoras.

Com a chegada do streaming, esse processo foi virado de cabeça para baixo. Agora, os músicos podem submeter as músicas gravadas em suas próprias casa para os serviços de streaming, que disponibilizam essas peças para todos terem acesso direto. Além disso, a integração de aparelhos tornou o consumo de música muito mais fácil, com diferentes smartphones, assistentes virtuais, acessórios inteligentes, todos podendo ser integrados entre diversas plataformas de streaming.

Isso é DataFabric.

Esse método clareia a confusão criada pelos diferentes processos e sistemas sobrepujados um sobre os outros, sendo capaz de integrar recursos para gerenciamento dos dados de ponta a ponta. Podemos dividir em três camadas de como executar essa malha de dados:

  • Traçando tecnologias estratégicas para descoberta e catalogação de dados, deixando claro quais dados são essenciais e em quais sistemas;
  • Arquitetando centros de distribuição de dados em cima dessas fontes, deixando o processamento e a análise de dados mais acessível aos usuários dos negócios e aos cientistas de dados;
  • Esses usuários podem, assim, integrar esses conjuntos de informação em ferramentas diferentes, utilizando ao máximo todos os dados disponíveis.
Imagem retirada do vídeo “What is Data Fabric??”, de Travis Stone: https://www.youtube.com/watch?v=zBZDJZ4J828

É a partir da leitura embutida dos dados que o DataFabric possibilita o aprendizado de quais dados estão sendo utilizados. Com decisões acertadas e análise otimizada, uma empresa pode reduzir seus custos até 70%, segundo pesquisa da Gartner Group.

Para garantir a implementação do DataFabric, os líderes e gestores devem fornecer umas base tecnológica forte e sólida.

Onde é possível aplicar DataFabric?

Vimos que o método em questão possibilita o gerenciamento de dados de maneira eficiente e padronizada, podendo ser aplicado em diferentes plataformas e arquiteturas. Ou seja, sua principal vantagem é disponibilizar os dados sem colocá-los em grupos ou tirar sua flexibilidade.

Logo, o Data Fabric é ideal para ser usado como recurso que vai integrar as plataformas de dados, Data Lakes, APIs, etc.

Podemos separar a aplicação de DataFabric em:

Autoatendimento

O fácil acesso aos dados permite aos usuários de dados terem maior usabilidade na hora de navegar pelas informações de maneira independente, gastando menos tempo para achar os dados certos.

Governança Automzatizada

O método permite a aplicação de medidas de segurança e políticas de privacidade de maneira consistente em todos os dados, reduzindo riscos a integridade de dados confidenciais.

Integração de dados multicloud

Como já citado nesse artigo, o DataFabric permite que a empresa sistematize dados oriundos de plataformas híbridas e multicloud. Isso automatiza a engenharia de dados para facilitar o acesso a eles, reutilizando recursos de gerenciamento de dados para obter maior eficiência.

Fácil acesso aos dados distribuídos

Com a integração e unificação dos dados de maneira inteligente, esses ficam mais confiáveis e o tempo gasto nos negócios é otimizado.

Rapidez e eficiência

Com a eficiência que esse método traz para o gerenciamento de dados, evita-se a duplicação de dados e facilita-se o acesso aos dados úteis e relevantes, promovendo os insights mais complexos.

Na era em que a cada dia surgem novos avanços digitais, é essencial que as empresas fiquem a par das novidades e utilizem as melhores ferramentas e métodos para otimizar sua gestão. Assim, o funcionamento da empresa se torna sempre mais acertado e confiável.

Nesse sentido, o DataFabric se apresenta como um método confiável e de resultados sólidos, criando uma governança multimodal e um processo que ao mesmo tempo que cria políticas e processos sobre os dados, torna-os eficientes e produtivos.

Gerir e unificar os dados dá ao gestor a capacidade de ver o desempenho da sua empresa de maneira integrada, o que é essencial para entender os rumos da performance, compreender fragilidades e forças e tomar as medidas certas para a constante melhora.

--

--

DataLakers Tecnologia
Blog DataLakers

As melhores soluções para seu projeto de Big Data. A DataLakers Tecnologia é uma empresa especializada em automatização de pipeline e governança de dados.