Extraindo dados do SUS: Uma alternativa breve e prática para ter acesso a dados para a sua pesquisa sobre saúde pública.

Nesse artigo você irá aprender como extrair dados públicos do Departamento de Informática do SUS (DATASUS) utilizando o Tabnet, um tabulador gratuito disponibilizado pelo Ministério da Saúde do Brasil

Igor Duarte
Datapsico
7 min readOct 15, 2021

--

Uma pequena introdução…

Em 1991, com a criação da Fundação Nacional da Saúde (FUNASA) a partir do decreto 100 de 04/1991, foi criado o Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS), que tem como responsabilidade prover os órgãos do SUS com sistemas de informação e suporte em informática.

Uma das principais atividades do DATASUS desde a sua criação é armazenar dados sobre a saúde da população como por exemplo:

  • Indicadores de saúde e pactuações;
  • Assistência à saúde;
  • Dados epidemiológicos e sobre morbidade;
  • Rede assistencial; Estatísticas vitais;
  • Dados demográficos, socioeconômicos e etc.

Como podemos notar, existe uma vasta quantidade de dados que são coletados sobre a saúde dos brasileiros, mas… Você sabia que é possível ter acesso a esses dados com apenas alguns cliques?

Para facilitar a sua compreensão, irei usar um exemplo prático sobre como responder uma pergunta de pesquisa e usar os dados do DATASUS para auxiliar nas suas explicações!

Mãos à Obra!

Imagine que você é um profissional da saúde interessado no fenômeno Internações Psiquiátricas, e que em seu estudo você terá que apresentar dados mostrando se o número de internações vêm aumentando ou diminuindo nos últimos 10 anos.

Essa é uma boa pergunta de pesquisa, mas como faço para encontrar os dados de uma maneira que não me faça gastar tanto tempo assim?

Uma boa alternativa é usar o Tabnet, um tabulador de dados que é executado em ambiente web, ou seja, na internet, e que para usá-lo você não precisará instalar nenhum software! (Particularmente, eu acho isso fantástico!)

A seguir, demonstrarei como você pode extrair os dados que necessita para seu problema de pesquisa!

Primeiro passo, é muito fácil…

Vá até o site do DATASUS clicando aqui.

Ao abrir o site, você encontrará um conjunto de informações, e se rolar a tela um pouco para baixo você encontrará este menu:

Página inicial DATASUS

Clique em Tabnet! Ao clicar, você verá uma explicação detalhada sobre o que é o Tabnet e um botão que dará acesso a um link para um tutorial, sugiro que você possa dar uma olhada quando puder, vale muito à pena!

A seguir você verá uma lista de informações que podem ser extraídas pelo Tabnet. Como estamos interessados em pesquisar sobre internações psiquiátricas, iremos clicar no item Assistência à Saúde.

Item assistência à saúde

Após expandir o menu do item, clique em Produção Hospitalar (SIH/SUS).

Sobre o SIH/SUS…

A sigla SIH significa Sistema de Informações Hospitalares, nesse sistema são registrados por meio de Autorizações de Internações Hospitalares (AIHs) todos os procedimentos executados em hospitais credenciados do SUS (para saber mais sobre, clique aqui!).

Ao clicar, você será redirecionado para esta página:

Tela — SIH/SUS

O registro de procedimentos hospitalares tende a ser complexo, por isso, o SIH vai distinguir os registros a partir de três categorias:

1 — AIHs Reduzidas (AIH RD), onde se encontram todos os procedimentos efetivamente processados e validados.

2 — AIHs Rejeitadas (AIH RJ), procedimentos que estão aguardando validação por conter algum erro ou pendência.

3 — Serviços profissionais (SP), possuem dados relacionados aos procedimentos detalhados que foram executados pelos profissionais.

A maioria das pesquisas utilizam a base de dados de AIHs Reduzidas (AIH RD), pois ela representa as informações validadas, isto é, revisadas e aprovadas, podendo trazer mais praticidade para a análise devido ser uma versão mais compacta.

Nós estamos interessados em descobrir quantas internações psiquiátricas foram realizadas em um intervalo de 10 anos (2010–2020) no Brasil, por isso, selecionaremos a primeira opção “Dados Consolidados AIH (RD), por local de internação, a partir de 2008” e selecionaremos abaixo no menu “Abrangência Geográfica” a opção Brasil por Região e Unidade da Federação.

Ao executar o passo acima, você será redirecionado para esta tela:

Tela de tabulação de dados

Como nós estabelecemos inicialmente o que queríamos encontrar poderemos ir direto ao ponto, mas antes, uma breve explicação sobre o que significa cada retângulo azul desses!

Aqui, você pode observar que temos três blocos com alguns itens cada.

No bloco Linha, você poderá selecionar apenas uma opção, por isso, iremos clicar em Região, isso quer dizer que para a tabela que será gerada, eu quero que o nome das regiões brasileiras apareçam em um formato de linha.

No bloco Coluna, nós queremos visualizar nas colunas os anos selecionados, ou seja 2010, 2011, 2012… 2020. Por isso, selecionaremos a opção Ano processamento.

Por fim, o Conteúdo que queremos analisar é a quantidade de internações, desta forma, clicaremos na opção Internações.

Primeiro bloco — Tabnet

No segundo bloco, iremos selecionar o intervalo por ano e mês que queremos analisar. Basta clicar e arrastar até a data almejada, no nosso caso, selecionaremos as datas de Jan/2010 a Dez/2020.

Selecionando o intervalo — Tabnet

No terceiro e último bloco iremos observar o menu das SELEÇÕES DISPONÍVEIS.

Aqui, podemos observar que existe uma série de itens que inicialmente podem não fazer sentido, mas que após aprender mais sobre as variáveis do SIH poderão contribuir muito para uma pesquisa mais rica. Para saber mais, você pode dar uma olhada nesse artigo que fala sobre cada uma das variáveis.

Nessa área poderemos filtrar informações de acordo com o nosso problema de pesquisa, e como já definimos que estamos interessados em analisar apenas as internações psiquiátricas, vamos selecionar o item “Forma organização” clicando no símbolo de + localizado ao seu lado esquerdo.

Filtrando as internações psiquiátricas

A forma organização faz parte da definição da tabela de procedimentos do SUS, estabelecida e padronizada a partir da portaria PORTARIA GM/MS Nº 2.848, DE 06 DE NOVEMBRO DE 2007, para saber mais sobre os procedimentos, sugiro explorar o SIGTAP — Sistema de Gerenciamento da Tabela de Procedimentos, Medicamentos e OPM do SUS e também nesse site aqui.

Em suma, o item “Forma organização” agrega os procedimentos de acordo com alguns critérios como por exemplo: especialidades, áreas anatômicas, sistemas do corpo humano, tipos de aparelho, tipos de cirurgias, tipos de exames, tipo de órteses, próteses e materiais…

Para selecionar apenas internações relacionadas à especialidade psiquiátrica, iremos digitar na caixa de pesquisa o termo Tratamento dos transtornos mentais e comportamentais e em seguida clicar em “ok”.

Selecionando o filtro “Tratamento dos transtornos mentais e comportamentais”

Feito isso, você poderá ver no rodapé da página a opção “Mostra”, e como queremos uma pré-visualização antes de exportar os dados, deixaremos selecionada a opção Tabela com Bordas, conforme o exemplo abaixo.

Procedimento final para gerar a informação desejada

Após clicar em Mostra e aguardar alguns segundos, você será redirecionado para uma página com o resultado da tabulação.

Resultado da tabulação

No topo da página, temos um pequeno resumo sobre os dados que diz:

Internações por Ano processamento segundo Região
Forma organização: 030317 Tratamento dos transtornos mentais e comportamentais
Período: 2010–2020

E abaixo, as fontes dos dados e algumas observações extras em que você deve ficar atento.

Por fim, no rodapé da página, você irá clicar em “Cópia como csv” para exportar os dados em um formato de planilha.

Exportando os dados

E este é o resultado final:

Resultado da exportação

Conclusão

Apesar da extração dos dados ser relativamente simples, é de suma importância que você tenha definido quais dados você precisa acessar. Isso pois o DATASUS possui outros sistemas com informações que não se resumem apenas a internações hospitalares, mas que para melhor utilizá-los é indicado a leitura prévia de seus manuais, ou até mesmo artigos como este. Caso você tenha alguma dúvida ou sugestão, fico à disposição a partir dos contatos abaixo! Muito obrigado por ter chegado até aqui e eu espero muito que esse artigo tenha te ajudado.

Ah!, e caso tenha gostado, deixa aqui a sua “palminha”, a depender do feedback deste post, irei publicar outro mostrando alternativas mais completas para extrair dados do SUS.

e-mail: igorduartebrazz@gmail.com

LinkedIn: linkedin.com/in/igor-duarte-54478ba3

--

--

Igor Duarte
Datapsico

Psychologist, Master's student in psychiatry at the Federal University of Rio Grande do Sul