Mais de 1000 bancos de dados de psicologia para analisar

Esse post é para você que quer treinar suas análises de dados com novos bancos

Gabriel Rodrigues
Datapsico
5 min readMar 5, 2021

--

Durante nossa jornada em estatística e análise de dados, um passo muito importante é a independência e a autonomia na realização das análises. Desse jeito, não é incomum aprendermos sobre análise de dados a partir de aulas ou tutoriais na internet. Entretanto, esses tutoriais muitas vezes são limitados e os bancos de dados que estudamos acabam se repetindo com o tempo.

Junto dessa limitação, já escutei mais de uma vez para procurar bancos de dados novos para analisar, que é necessário construir um portfólio com bancos diferentes, etc. Porém, a informação de onde esses bancos de dados estão não é sistematizada e nem está disponível de forma fácil. Isso só dificulta a localização desses bancos e atravanca o nosso objetivo de realizar análises diferentes. Dessa forma, eu raramente tive a oportunidade de explorar um banco de dados DO ZERO. É para isso que criei esse artigo com sites contendo bancos de dados em psicologia. Espero que essa publicação te ajude a encontrar bancos de dados interessantes e promissores em psicologia.

DICA: dê “palmas” no Medium e salve o artigo para acessá-lo sempre que quiser.

Repositórios focados apenas em Psicologia

PsychArchives

O PsychArchives é um repositório com bancos de dados de Psicologia mantido pelo Instituto para Informação Psicológica de Leibniz. A maioria dos bancos de dados são de pesquisas, o que garante uma boa documentação das variáveis dos bancos de dados, assim como uma garantia maior na qualidade dos construtos estudados.

Quantidade de bancos: +250

Open Psychological Datasets

O site é patrocinado pela iniciativa de Open Science — o movimento de ciência aberta, cujo objetivo é a divulgação e a promoção de práticas honestas em pesquisa. Uma dessas práticas é a disponibilização dos bancos de dados utilizados nos estudos científicos. Você pode acessar o link abaixo, baixar o documento de Excel e abrir os bancos de dados disponibilizados junto com suas descrições.

Quantidade de bancos: +150

Open-Source Psychometrics Project

A Open-Source Psychometrics Project é um projeto que coleta dados de testes psicológicos pela internet há mais de 10 anos, contendo a partir de 47 bancos de dados focados em instrumentos de personalidade, de atitudes, entre outros. Inclusive, já utilizamos um banco de dados desse projeto aqui no PsicoData. No site você vai encontrar bancos de dados que usam, por exemplo, a Escala de Autoestima de Rosenberg, Teste de 16 Fatores de Personalidade de Cattell, e muitos mais.

Quantidade de bancos: +45

Psi Open Data

Um repositório com bancos de dados de pesquisas realizadas no campo da psicologia. Conta com vários bancos de dados interessantes na área de Psicologia Cognitiva. Ainda, você pode personalizar a sua busca por bancos de dados na própria plataforma. Esse repositório também é mantido sob a perspectiva de Open Data e Open Science.

Quantidade de bancos: +20

Repositórios de diversas áreas, inclusive Psicologia

Kaggle

A plataforma Kaggle é ideal para quem quer aprender sobre machine learning e ciência de dados. Diversas competições (com prêmios!) são organizadas pela equipe do Kaggle, sendo que o site conta com bancos de dados de várias áreas diferentes. A maioria dos bancos de dados dessa plataforma possuem como foco o ensino e treinamento em aprendizado de máquina e inteligência artificial. Como nós do PsicoData percebemos que a inteligência artificial está em crescimento em Psicologia, vale a pena recomendar o Kaggle. Ah, inclusive criamos um banco de dados para o Kaggle (ele pode ser acessado aqui).

Ainda sobre machine learning, vale citar o repositório UCI Machine Learning Repository, com mais de 585 bancos de dados, sendo 36 desses focados em ciências sociais.

Quantidade de bancos: +180 (apenas em Psicologia)

UK Data Service

O UK Data Service é um serviço mantido pelo Reino Unido com dados populacionais de pesquisas lá realizadas. Os bancos requerem maior trabalho na parte de organização e limpeza de dados, mas ainda assim esse repositório conta com mais de 700 bancos de dados em Psicologia, podendo ser útil para quem quer se aventurar um pouco.

Quantidade de bancos: +700 (apenas em Psicologia)

re3data.org

Essa publicação não seria feita sem esse site. Ela simplesmente não existiria. Achar bancos de dados online é algo que, fora da plataforma Kaggle, tende a não ser tão simples. A maioria dos links enviados por aqui foram encontrados no Registro de Repositórios de Dados em Pesquisas, o re3data.org. Com uma pesquisa rápida, é possível encontrar diversos repositórios de bancos de dados em áreas de conhecimento específicas. Ou seja, um site para encontrar repositórios para que nesses repositórios você encontre um banco de dados.

Quantidade de repositórios: 47 (apenas em Psicologia)

Awesome Portugal Data (atualização em 19/jan de 2022)
O único repositório em português dessa lista. O Awesome Portugal Data reúne diversos repositórios de dados abertos em Portugal. Essa iniciativa foi criada por Rogério Moreira. Os bancos de dados trazem diversos dados sobre Portugal, incluindo estatísticas de municípios, quantidade de óbitos, dados de jornais, etc. Vale a pena dar uma conferida. Esse repositório só foi adicionado graças à dica feita por José Neta.

Reparou que nenhum repositório desses é em português?

Parece que a barreira do idioma ainda nos impede de acessar alguns materiais. Infelizmente eu não encontrei nenhum repositório de bancos de dados em português. Além disso, a maioria dos sites possui um “design-não-muito-intuitivo”, o que pode também dificultar a localização e download de bancos de dados (atualização: em 19 de janeiro de 2022, com a contribuição de José Neta, o repositório Awesome Portugal Data foi adicionado).

Levando tudo isso em consideração, acredito que essa sistematização de repositórios pode ajudar muito quem procura por novos bancos de dados em Psicologia. Pessoalmente, penso que estou agora um passo na frente de onde estava antes quando se trata de achar e analisar um banco de dados do zero.

Se você souber de algum repositório para adicionar à lista, comenta aí que eu atualizo o post!

Contato

Espero que tenha gostado! Qualquer dúvida, observação ou comentário são muito bem-vindos! Fique à vontade para se manifestar e vamos aprender juntos 😄

Para falar comigo, é só entrar em qualquer um desses links.

--

--

Gabriel Rodrigues
Datapsico

Sou um psicólogo que trabalha com Análise e Ciência de Dados desde a graduação — busco criar e compartilhar conteúdo sobre esses assuntos. linktr.ee/gabrielrr