Como a IA pode impulsionar as campanhas de marketing durante a Copa

Ian Linares
Datarisk.io
Published in
2 min readSep 28, 2022

Nesse ano de 2022 teremos o evento para o qual muitos brasileiros esperaram ansiosamente por quatro anos: a Copa do Mundo! É um evento que move a população de vários países, mas historicamente tem um forte destaque para o nosso, uma vez que o futebol é o esporte que domina boa parte do conteúdo gerado o ano todo. Sabendo disso, muitas marcas buscam capitalizar essa oportunidade, criando campanhas de marketing criativas e emocionantes. Contudo, fica a pergunta: seriam essas campanhas dependentes somente da imaginação da equipe de marketing ou a análise dos dados pode ajudar a aumentar seu sucesso? Para respondê-la vamos pensar em elementos chave no planejamento de uma estratégia dessa natureza: a escolha do canal, da mensagem e a retroalimentação do resultado da campanha.

A escolha do canal de marketing afeta diretamente o público que será atingido, além da própria mensagem. Dessa forma, conhecer seu público alvo é fundamental para poder impactar positivamente os resultados da organização. Enquanto algumas ferramentas mais subjetivas podem ser interessantes para traçar personas, o uso de análises exploratórias de dados, e a classificação dos clientes em clusters são mais precisos ao retratar de forma menos enviesada as características principais e composição da sua base. Tendo em mente o público alvo, também é possível classificar os diferentes canais quanto ao retorno observado em campanhas passadas, e com a alocação calculada da carteira ajustada por esses dados os investimentos em marketing ficam ainda mais precisos.

A mensagem usada na campanha pode também ser escolhida usando informações trazidas por dados. Estratégias que vão de testes A/B, em que duas campanhas distintas do mesmo tema são testadas em populações semelhantes, e a análise de rede, com foco em compartilhamentos dessas campanhas, trazem poderosos insights ao gestor mais atento. Não menos importante é a análise após a campanha, em que gestores podem realizar análise de sentimentos nos comentários e reações das publicações, para poder assim determinar a resposta do público que foi impactado.

Tendo estabelecido estes exemplos, ressaltamos novamente que uma campanha de sucesso tem êxito e fracasso já na etapa de planejamento, então tome cuidado ao escolher suas ferramentas a fim de poder sempre tomar as melhores decisões.

Independente de qual desses caminhos decidir seguir, a Datarisk está à disposição para apoiar no processo de levantamento de dados para que o planejamento de suas campanhas seja o mais assertivo possível!

Para saber mais sobre a Datarisk, visite o nosso site e as nossas redes: Instagram, Linkedin e Youtube.

--

--