Criando um mapa artístico no QGIS em seis passos

Isabela Noronha
datavizbr
Published in
6 min readApr 29, 2024

Tutorial para criar um mapa artístico de malha urbana

Eu sempre gostei de mapas. Mapas antigos, mapas técnicos, mapas analíticos, mapas fictícios, enfim — qualquer forma de representação geográfica me interessa. E como uma boa mapgeek, sempre gosto de testar novos estilos e ferramentas (apesar de nem sempre dar certo).

Quando postei alguns mapas artísticos que comecei a produzir no LinkedIn, a repercussão foi muito maior do que eu esperava! Por isso, atendendo a pedidos, resolvi fazer um tutorial desse estilo de mapa no QGIS:

Mapa que hitou no LinkedIn

São poucas etapas, mas é necessário um conhecimento básico de QGIS. Como exemplo, vou fazer o mapa de Brasília neste mesmo estilo.

Vamos ao tutorial:

1 º Passo: Instalando plugins no QGIS

Pra esse tipo de mapa mostrando a malha urbana, nós precisamos de dois plugins: o Quick Map Services e o OSM Downloader (OSM é a sigla de Open Street Maps).

Caso você ainda não tenha instalado, é só clicar em ‘Plugins’, nas opções da barra superior, depois em ‘Manage and install plugins’ (ou ‘gerir e instalar plugins’, em português).

Vai abrir uma caixinha que lista todos os que você já tem instalado, e um espaço para busca. Procure por ‘OSM’ e várias opções vão aparecer. Pra esse projeto eu instalei apenas o ‘QuickMapServices’ e o ‘OSM Downloader’, mas vale a pena dar uma fuçada pra ver o que mais tem de interessante :)

É só clicar em instalar plugin, caso você ainda não tenha instalado.

2º Passo: Encontrando sua cidade

Com os plugins devidamente instalados, agora é escolher o foco do seu projeto! Pra exemplificar eu vou fazer o de Brasília, que a gente já sabe que tem um desenho legal, mas você pode buscar por qualquer cidade ou localidade que preferir.

Para isso, vamos habilitar o layer do OSM, que é comumente usado como um basemap. Vamos em ‘Web’ > ‘QuickMapServices’ > ‘OSM’ > ‘OSM Standard’.

O mapa vai carregar na sua tela, e agora é só dar um zoom na cidade ou região que você preferir.

Localizando Brasília no basemap do OSM.

3º Passo: Download

Com a área foco do nosso projeto posicionada na tela, vamos fazer o download dos dados usando o OSM Downloader. Busque pelo atalho do OSM Downloader entre suas ferramentas:

Ao clicar, vai aparecer uma cruzinha pra desenhar um retângulo delimitando a área de interesse pra fazer o download. Crie seu retângulo, e quando abrir a janela pra confirmar as coordenadas, escolha um lugar para salvar o arquivo, dê um tick em ‘load file after download’ e depois OK (o download pode demorar um pouco, são muitos dados).

(lembre de ‘desclicar’ para sumir a cruzinha)

4º Passo: Selecionar os layers

Depois de carregado, vão aparecer muuuitos layers, com muitos detalhes pois são todas as feições que aparecem naquele zoom. Essa parte dá um pouco de trabalho, além de demorar um pouco pra renderizar, mas precisamos testar as camadas pra ver quais vão ficar legais no nosso mapa final.

Aqui dá pra ver as várias camadas que o OSM disponibiliza, para zooms diferentes.

Vamos habilitar apenas as camadas que vão ficar legal no mapa — particularmente as linhas do traçado das ruas ou dos prédios. Essa etapa é um pouco arbitrária, é mais uma questão de testar o que você acha que vai ficar legal no seu mapa. Eu gosto de deixar as ruas e corpos hídricos, mas vale ir ligando e desligando os layers pra ver o que te apetece.

5º Passo: Cores!

Por se tratar de um mapa artístico, a escolha de cores é crucial — e também bastante pessoal.

Repare que, se você desabilitar o layer original do OSM (seu basemap), vão ficar apenas os corpos hídricos e as linhas/polígonos escolhidos em um fundo branco. Isso porque o default do QGIS é a cor branca, mas isso pode ser alterado.

Vá em Projeto > Propriedades > Geral para alterar o esquema de cores do fundo do seu mapa.

Primeiro eu tinha escolhido o fundo mostarda, mas depois mudei de ideia. É questão de teste!

Além da cor do fundo, você precisa escolher as cores que vai deixar no traçado das ruas e outros elementos que quiser deixar no mapa: serão todos da mesma cor? ou contrastantes? ou seguindo uma paleta específica?

Dica: existem alguns sites para criar paletas de cores, como o Color Palette ou o Color Wheel.

Para o mapa de Brasília, eu escolhi usar as cores de um painel designer Athos Bulcão, que criou várias obras características da cidade:

6º Passo: Layout de impressão

Agora vamos para a finalização do nosso mapa: é aqui que o estilo de mapa artístico vai aparecer.

Crie um novo layout de impressão com uma tela nova — eu sempre uso um tamanho A4 ou A3 com orientação retrato. Caso queira criar bordas, a primeira coisa a se fazer é adicionar as guias horizontais e verticais, mais ou menos a 8 ou 10 mm de distância do limite.

Página A3 com guias delimitando o quadro que será eu mapa

Adicione um retângulo grande, que vai ser o frame de todos os elementos do mapa; adicione o mapa e enquadre nesse frame. Agora é uma questão de ajeitar a posição do mapa e a escala para mostrar o que você quer.

Depois de posicionado o mapa, eu adiciono mais um retângulo, na parte inferior, que vai ser a minha legenda. Dentro do retângulo, adiciono três caixas de texto: para o nome da cidade, o país e as coordenadas.

Aqui o mapa ainda não tinha renderizado as ruas, mas estou configurando o retângulo com minha legenda

Agora é hora de ajustar e alinhar os textos — escolha o tamanho da fonte, o distanciamento entre os textos e uma fonte bem bacana (aqui estou usando a Futura, pra continuar no clima modernista). Troque também a cor da fonte — eu costumo usar uma das cores do mapa — e voilá!

Aqui já temos um resultado muito bom!

Esse poderia ser o resultado final, mas eu ainda dou alguns retoques pra criar um estilo próprio, como adicionar algumas bordas e linhas na legenda.

Um último ajuste que eu acrescento é o degradê, e como me pediram muito no meu post eu vou explicar aqui como faço:

Passo bônus: Degradê

A verdade é que é bem simples. Selecione o retângulo da legenda, vá nas propriedades do item, e clique em estilo. O default é que seja um retângulo sólido e branco, mas nós vamos trocar o tipo de preenchimento para ‘gradiente’.

Aqui estou trocando de ‘Simple Fill’ (preenchimento simples) para Gradient Fill (preenchimento em gradiente)

Nessa configuração, temos a opção de adicionar duas cores que irão compor o degradê, e é aí que está o pulo do gato: uma cor fica branca, e a outra completamente transparente. É isso de dá o efeito do branco ficando cada vez mais transparente até sumir :)

‘Two color’ — do branco para o transparente

Pronto, esse é o resultado!

Se for colocar em prática, me marque lá no LinkedIn, eu adoro ver as derivações que cada pessoa cria :)

Para mais inspirações: Pinterest

--

--

Isabela Noronha
datavizbr

Researcher in environment and society / GIS Analyst