Gráficos e anotações de análises de IDHM x educação para o estado do Ceará

Fernando Barbalho
datavizbr
Published in
6 min readJun 22, 2022

--

Em março deste ano eu fiz um texto que explorava as principais variações de IDHM entre os censos de 1991 e 2000 e depois entre os censos de 2000 e 2010. Aqui neste texto faço uma série de anotações e gráficos com foco exclusivo sobre o que ocorreu no estado do Ceará nessas comparações. O estilo do texto é meio livre, tipo anotações de campo, mas acho que está valendo.

Comparação entre 1991 e 2000

O trabalho original comparou as variações de IDH entre 1991 e 2000 e em seguida entre 2000 e 2010. Dessas comparações gerou-se três agrupamentos utilizando método de clusterização: os municípios com baixa variação de IDHM, os municípios média variação de IDHM e aqueles com alta variação de IDHM. A figura acima mostra os agrupamentos resultantes para a comparação entre 1991 e 2000. Os pontos sem cor representam todos os municípios do Brasil com exceção dos municípios do Ceará. Os pontos em amarelo são municípios no Ceará (na verdade capturei um amarelo específico que predomina na bandeira do Ceará). O gráfico traz duas anotações, a mais a esquerda mostra Fortaleza que além de ser a capital do Ceará é também o município com menor variação de IDHM. A outra anotação corresponde ao município cearense de maior variação de IDHM entre 1991 e 2000. Vê-se que de um modo geral os municípios brasileiros passaram por variações importantes nos seus IDHMs, sendo que todos os do grupo de alta variação alteraram esse índice em mais de 50% com alguns municípios chegando a varia mais de 150%. Os municípios do Ceará acompanharam proporcionalmente essa mesma tendência observada no país como um todo.

O mapa acima mostra como os municípios cearenses variaram os IDHMs ente 1991 e 2000. A legenda indica que quanto mais azul maior o índice e quanto mais vermelho menor. O ponto de mudança de tom de cor é o que corresponde a IDHM 0,5. Além de ser a metade da escala, esse ponto é também referência da ONU. Para essa organização, locais com IDHM menor que 0,5 são considerados de baixo desenvolvimento.

Observa-se no mapa que a grande maioria dos municípios apresentavam IDHM muito baixo em 1991, sendo que as cores vermelhas mais fortes predominavam no grupo de Alta Variação de IDHM naquele ano e o inverso ocorria no grupo de Baixa Variação de IDHM. Em 2000 já se percebe uma redução na tonalidade vermelha, ainda que haja poucos tons azuis, com exceção de Fortaleza.

É fácil perceber ainda que os municípios de um modo geral passaram por transformações importantes na melhora do IDHM. Sendo que os municípios com menores IDHM em 1991 foram os que mais melhoraram proporcionalmente, daí essa concentração desses municípios no grupo Alta Variação de IDHM.

Depois de identificar e caracterizar os grupos, rodei um algoritmo (árvores de decisão) para identificar entre as mais de 200 variáveis que tratam de IDHM, quais foram aquelas que mais determinaram as modificações no IDHM. Descobri que oito variáveis relacionadas à Educação são as que mais influenciaram as modificações no IDHM entre 1991 e 2000. Dessas, a variável Índice de frequência escola dos jovens foi a que mais influenciou. Esse índice corresponde a conjunção de outras variáveis, são elas: porcentagens de crianças de 5 a 6 anos de idade que frequentam a escola, de 11 a 13 anos de idade nos últimos anos do ensino fundamental, de 15 a 17 anos de idade com o ensino fundamental completo, e de 18 a 20 anos de idade com o ensino médio completo. Os mapas abaixo mostram a variação do índice entre 1991 e 2000 nos municípios do Ceará. Aqui novamente os municípios são divididos nos três grupos de variação de IDHM.

As cores se dividem entre azul e vermelho tendo como referência o índice de 0,5. Como se vê o índice era muito baixo no ano de 1991 para todos os municípios do Ceará, principalmente naqueles que se enquadram no agrupamento de Alta variação de IDHM. Ressalta-se para esse ano e para esse grupo a predominância de cores vermelhas muito fortes. Já em 2000 percebe-se nitidamente uma suavização da tonalidade vermelha ou mesmo a presença sutil de alguns municípios no tom azul.

Analisei ainda a segunda variável mais importante para modificações dos valores de IDHM, no caso, a taxa em percentual da população de 5 a 6 anos de idade que frequentam a escola. Repeti a análise por mapas que está na figura abaixo.

Para a figura acima o ponto que divide as cores entre azul e vermelho é o que corresponde à taxa de 50%. Vê-se que em 1991 os tons eram quase todos em vermelho com exceção de algumas cidades que estão no grupo mais à esquerda. Já em 2000 percebe-se claramente o alcance de valores importantes na população de 5 a 6 anos frequentando a escola de tal modo que quase todos os municípios ficam nos tons azuis, e alguns tons muito forte chegando próximo a 100% de matrículas para essa faixa etária.

Comparação entre 2000 e 2010

A comparação entre 2000 e 2010 começa com mapas mostrando como os IDHMs se modificaram tendo como referência os agrupamentos que são feitos a partir da comparação da variação dos IDHMs.

Percebe-se nos mapas que para todos os grupos não há mais em 2010 municípios considerados de baixo desenvolvimento de acordo com o critério da ONU. Todos as áreas estão pintadas em tons azuis.

Essa constatação inspira uma comparação que mostra como foi a variação completa entre 1991 e 2010, tal como observado na figura abaixo.

Ao analisar-se as variáveis que mais influenciaram as modificações no IDHM do conjuntos dos municípios brasileiros entre 2000 e 2010, novamente ocorreu predominância daquelas relacionadas à educação e mais uma vez o destaque foi para o índice de frequência escolar dos jovens. Abaixo os mapas que analisam essa variável para o Ceará.

Vê no mapa que em 2010 já não há mais municípios pintados em tons vermelhos, demonstrando assim a evolução dessa variável ao longo de uma década.

A outra variável de destaque para a explicação da variação do IDHM entre 2000 e 2010 foi a taxa da população de 11 a 13 anos de idade nos anos finais do ensino fundamental. O mapa está abaixo.

Cores azuis e com tons fortes dominam plenamente os mapas em 2010. Há um nítido contraste com o que se via em 2000 quando as cores em tons vermelhos leves predominavam em todos os três grupos.

Códigos e Dados

Os códigos desta análise estão disponíveis no meu github.

Os dados são consumidos do repositório da Base dos Dados.

--

--

Fernando Barbalho
datavizbr

Doctor in Business Administration from UNB (2014). As data scientist, researches and implements products for transparency in the Brazilian public sector.