4ª edição do Dataviz.Rio

Mais uma para a conta!

Wendel Anthuny
datavizrio
4 min readMay 14, 2019

--

Da terceira edição para quarta, muita coisa aconteceu e o DatavizRio está colhendo os frutos de juntar pessoas interessantes, dataviz e cerveja. Em meio a preparativos para realização do encontro, descobrimos pessoas de outros estados interessadas na nossa iniciativa, conhecemos ainda mais profissionais e projetos ligados à visualização de dados e demos início a uma parceria super interessante, que, no momento certo, todos vocês saberão! Fiquem atentos às nossas redes para conhecer as novidades.

Outras práticas de dataviz

Esse foi o encontro com maior número de participantes que já tivemos. No momento da apresentação, como de costume fazemos, vimos a casa lotada de pessoas compartilhando sua relação com dataviz, e isso é bom demais! Obrigado a todos que compareceram. Foi irado!

DatavizRio de casa cheia!

Em toda edição, utilizamos o feedback dos participantes e da rede para convidar palestrantes de diversas áreas e experiências a construírem conosco esse espaço de troca. Dessa vez, trouxemos a dupla Barbara Castro e luiz ludwig para contar sobre o processo de curadoria de uma exposição sobre visualização de dados, a Existência Numérica. Convidamos também os professores Doris Kosminsky e Claudio Esperança, do LabVis da UFRJ para compartilharem suas experiências na prática de ensino e pesquisa em visualização de dados.

Dados na galeria

A dupla de designers, artistas, professores e pesquisadores, Barbara e Luiz contaram sobre os desafios de adaptar um tema tão complexo para um público tão vasto e de estabelecer parâmetros para seleção de trabalhos. “Serão só artistas que usam dados para se expressar? Ou pesquisadores que geram visualizações interessantes de serem vistas?”. A resposta foi um pouco de ambos.

Barbara Castro e Luiz Ludwig apresentando a “Existência Numérica”.

Uma questão latente foi o contraste entre visualizações que usam metáforas e são menos óbvias e obras mais representativas, de fácil compreensão. Outra questão interessante foi o fator de interação em algumas das peças, com as quais o público poderia ter reações inusitadas. O projeto da exposição se desdobrou em um livro que conta com a participação de grandes autores de dataviz como Giorgia Lupi e Pedro Miguel Cruz. Mais detalhes sobre o livro e a exposição você encontra no site do projeto.

Lições da Academia

A segunda palestra da noite contou como uma dupla de professores que ajudaram a formar muitos datavizers presentes no encontro. Isso porque Doris e Claudio atuam juntos no LavVis da UFRJ há cerca de dez anos e compartilharam conosco aprendizados obtidos no ensino e na pesquisa em dataviz a partir de dois pontos de vista: o design e da programação.

Doris Kosminsky e Claudio Esperança compartilhando lições do LabVis.

A dinâmica de trabalho em equipes que trabalham remotamente, a importância da dinâmica em visualizações complexas para expor informações condicionais e a flexibilidade de um projeto visual para dados foram alguns dos tópicos abordados. Eles contaram ainda sobre como é importante estreitar o relacionamento entre as partes técnicas e criativas da equipe, de forma que uma aprenda com o outra a fim de gerar um bom fluxo de trabalho.

Dataviz e branding

E fechando a noite com chave de ouro, tivemos a presença do Pedro Segreto, designer e facilitador, que apresentou o lightning talk surpresa da edição. Pedro contou como ele usa a visualização para análise de autopercepção de marcas em consultorias de branding, combinando diferentes metodologias (como o Golden Circle e os Arquétipos Junguianos) para entender e gerar perfis consistentes para marcas. Sua análise culmina em um índice de clareza e alinhamento de branding, apresentado no formato de um radar que mede a percepção que se há e infere o posicionamento mais assertivo para a marca.

Pedro Segreto explicando o Radar de Marca.

Estamos muito animados com os resultados dos encontros e de receber um feedback positivo de vocês. Isso é muito importante para nós. Só nos resta agradecer pela presença e aguardá-los no próximo encontro.

Até! ;)

Esteve presente na terceira edição e gostaria de dar feedback? Responde ao formulário de avaliação de evento. Não esteve presente, mas quer comentar algo ou fazer sugestões? Pode responder ao formulário também!

As fotos da 4ª edição você encontra neste álbum no facebook.

Quer saber sobre as próximas edições? Segue o Dataviz.Rio aqui no Medium e nas nossas redes (Facebook, Instagram, Twitter e Linkedin).

--

--

Wendel Anthuny
datavizrio

Designer etc. Derrubando coisas, estudando tendências, tomando café e exportando artboards. ✨🤙🏾 wendelzin.com