5ª edição do DatavizRio

Júlia Giannella
datavizrio
Published in
6 min readJun 5, 2019

A quinta edição do DatavizRio começou com o anúncio de duas notícias animadoras para os praticantes e entusiastas da visualização de dados.

A primeira, de impacto mais global, foi a divulgação de que a renomada designer de origem italiana giorgia lupi (que instituiu o conceito de data humanism e ajudou a popularizar a cultura do dataviz no mundo a partir de trabalhos como Dear Data) deixou o estúdio de design de informação fundado por ela, a Accurat, para juntar-se à Pentagram, uma das mais importantes consultorias de design do mundo.

Sabemos que qualquer nova aquisição na equipe da Pentagram inevitavelmente remete para onde a indústria de design está caminhando. E é por esse motivo que a contratação de Giorgia é tão significativa para nós que trabalhamos com dataviz!

Anúncio de Giorgia Lupi, no Instagram, de que se tornara sócia da Pentagram.

A segunda notícia, de impacto mais local, é que os próximos três encontros do DatavizRio acontecerão dentro da programação do Ciclo de Dados promovida pela Casa Firjan, em sua sede em Botafogo!

A parceria aconteceu à convite da Mariana Coelho, especialista de conteúdo integrado na Firjan, que esteve presente na 3ª edição (obrigada a Barbara Castro pelo intermédio!). Após o encontro, Mariana convidou a mim e ao Leandro Amorim para conhecermos a Casa Firjan e bater um papo (aliás, visitem a Casa Firjan. O espaço é incrível!).

Ao fim da conversa, avaliamos que seria interessante para ambas as partes incorporar temporariamente os encontros do DatavizRio na agenda temática sobre dados. Essa agenda temática acontece no período de junho à setembro e envolve diversas atividades culturais e educativas oferecidas pelas Casa.

Então, fiquem ligados que as 6ª, 7ª e 8ª edições do DatavizRio acontecerão na Casa Firjan, localizada na Rua Guilhermina Guinle, 211 — Botafogo.

Em breve divulgaremos as datas e outras informações em nossas redes sociais! E se você tem uma sugestão de projeto ou assunto sobre dataviz para ser apresentado nas próximas edições, essa é a hora de você falar pra gente!

Prédio da Casa Firjan, em Botafogo, onde acontecerão as 6ª, 7ª e 8ª edições do DatavizRio.

Primeira palestra: Pensar Infográfico

Rafael Ancara, designer gráfico, professor e pesquisador, foi o primeiro palestrante da noite. Por estar em Curitiba — cidade onde reside, ministra aulas e cursa doutorado — Ancara realizou uma transmissão ao vivo. Uma versão da palestra foi gravada e pode ser assistida neste link no YouTube.

Tive o prazer de conhecer Ancara em 2017 quando participamos do evento In.Rio, um encontro organizado por designers e jornalistas do Infoglobo interessados em discutir projetos de infografia e jornalismo Visual. Depois de então não tivemos mais oportunidades de trocar ideias e essa edição do DatavizRio foi muito bacana no sentido de retomarmos o contato.

Ancara em transmissão ao vivo para a 5ª edição do DatavizRio.

Convidei o Ancara nesta quinta edição para contar sobre o projeto Pensar Infográfico — do qual ele é co-fundador junto com o Fabiano de Miranda que é uma iniciativa de ensino sobre infografia a partir da perspectiva do design da informação. Atualmente, o projeto atua em quatro principais vertentes: palestras, cursos livres, treinamentos sob demanda e disciplinas de graduação e pós-graduação, sendo o carro-chefe do programa de ensino o curso introdutório de infografia que já acumula 15 edições realizadas em várias cidades do país.

No encontro, Ancara contou sobre como o curso de infografia foi modelado para oferecer aos alunos tanto uma carga teórica como atividades práticas. O curso é oferecido em dois dias, sendo o primeiro dedicado à exposição de conteúdos históricos e de fundamentos teóricos da comunicação visual-gráfica e o segundo dia dedicado a oficinas de análise e transformação de conteúdos textuais em peças infográficas.

Projeção da apresentação da palestra sobre o Pensar Infográfico.
Metodologia do curso de Infografia. Fonte: slides da apresentação.
Exemplo de infográfico produzido por um dos alunos do curso de Infografia. Fonte: slides da apresentação.

A metodologia e a estrututura do curso introdutório sobre infografia foram compartilhadas em um artigo de 2017 publicado na revista Infodesign.

Segunda palestra: Monografias Municipais

A segunda palestra da noite contou com a participação do Thiago Lima, designer e desenvolvedor no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Thiago, que é frequentador de carteirinha dos encontros do DatavizRio, comentou, em determinada edição passada (a 2ª, talvez), sobre um trabalho desafiador que ele havia encarado no IBGE: a coleta, a organização e representação de dados territoriais, ambientais, demográficos, sociais, etc., de todos os municípios brasileiros. Foi sobre esse trabalho que o convidamos para falar a respeito no DatavizRio.

Thiago Lima respondendo perguntas sobre o projeto Monografias Municipais.

O projeto em questão trata-se do Monografia Municipais e Thiago apresentou uma abordagem técnica, baseada em princípios de automação e em recursos para dados variáveis no software Indesign, para lidar com um grande e heterogêneo volume de dados. O objetivo do trabalho era operacionalizar a produção de mais de 5 mil livretos personalizados dentro do cronograma previsto e levando em consideração os recursos humanos e tecnológicos disposníveis. A organização do trabalhou seguiu as seguintes etapas:

  1. Aquisição dos dados
  2. Construção dos templates
  3. Geração das imagens
  4. Criação dos arquivos de merge
  5. Separação dos arquivos
Página de um dos livretos contendo gráficos.
A identidade visual dos livretos varia para cada região do país. Fonte: slides da apresentação.

Os slides da apresentação do Thiago podem ser acessados neste link.

Lightning talk

A fala surpresa da noite foi por conta da Luciana Junqueira, sócia da Tabaruba Design. Luciana compartilhou conosco seu primeiro trabalho de dataviz e como essa experiência representou um marco profissional na sua carreira. O trabalho é o Cultura nas Capitais e tem como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa — elaborada pela consultoria JLeiva Cultura & Esporte — que avaliou como 33 milhões de brasileiros consomem entretenimento e arte no país. O trabalho inclui um site com visualizações interativas e um livro impresso.

Luciana apresentando uma das visualizações do trabalho Cultura nas Capitais.

Bom, para fechar esse post queria agradecer aos palestrantes da edição e a toda equipe da Café.art.br, sem a qual a realização das edições do DatavizRio não seriam possíveis (um agradecimento especial ao Wendel Anthuny — por toda ajuda no planejamento, organização e fechamento do evento —, ao Gabriel Lira Nascimento — pelo apoio logístico no dia — e à Renata Guterres Viana — pelos registros fotográficos. É isso! Até o próximo encontro, dessa vez na Casa Firjan!

Esteve presente na quinta edição e gostaria de dar feedback? Responde ao formulário de avaliação de evento. Não esteve presente, mas quer comentar algo ou fazer sugestões? Pode responder ao formulário também!

As fotos da 5ª edição você encontra neste álbum no facebook.

Quer saber sobre as próximas edições? Segue o DatavizRio aqui no Medium e nas nossas redes (Facebook, Instagram, Twitter e Linkedin).

--

--

Júlia Giannella
datavizrio

#dataviz and #HCI for knowledge discovery in #digitalCollections | Ph.D. student at @esdi_uerj, researcher at @visgraflab and curator at @datavizrio