A comunicação é a base de tudo!

DB Server
DB Server
Published in
4 min readNov 11, 2021

Escrito por: Julio Cesar

Quando éramos criança, ouvíamos bastante a frase: “pede para sua mãe” ou “pede para o seu pai”. Quando crescemos e por fim nos apaixonamos, tendemos a: “Vou chamá-la pra sair”, “Vou dizer que gosto dela”. Quando finalmente entramos em um emprego no qual buscamos muito, é comum dizermos: “Preciso apresentar isso para o meu chefe”, “Vou conversar com os clientes”, “Vou pedir um aumento”.

Você já notou algo em comum entre essas frases? Todas indicam que alguma atitude há de ser tomada, todas essas atitudes envolvem uma palavra-chave: a comunicação! Envolvida em nossas vidas desde pedir algo a nossos pais, se declarar para a pessoa que amamos e também para tomar coragem ao se comunicar com nossos chefes no trabalho.

Eu costumo chamar a boa capacidade de comunicação de “uma arte”, pois com ela nós abrimos portas as quais não conseguiríamos sem tal habilidade. Sem contar o conjunto que ela leva em sua aplicação, no caso a oratória, que também abre excelentes oportunidades em nossas vidas.

Sabe aquela palestra que você ouviu e ficou admirado? Ou então aquele podcast no qual você teve muitos insights? Isso foi possível porque a pessoa que estava passando a mensagem conseguiu executar a tarefa de tal forma que ficou fácil e didático para entender e visualizar. E você sabe como esse fluxo se chama? Boa capacidade de comunicação e oratória.

Além de benefícios profissionais que essa habilidade nos traz, também podemos olhar para excelentes ganhos na vida pessoal. Nos ajuda a fazer amizades, a nos expressarmos, a abrir portas e cultivar relacionamentos e também nos ajuda a realizar uma tarefa ao qual é a minha preferida, ajudar outras pessoas! Aliás, é sobre isso não é mesmo?

Mas, se aprendemos tantos benefícios que a boa comunicação nos traz, como você pode desenvolver a sua? “Sou muito tímido!”, “Tenho vergonha de me apresentar em público!”, “Fico ansioso ao tentar apresentar um projeto!”, “Tenho vergonha de pedir!”…

Não adianta você querer se apresentar para 150 pessoas e aumentar seu círculo de amizades em 90% se você não começa o dia falando um simples “bom dia” para o porteiro. Tudo é gradativo! Você pode começar cumprimentando pessoas na rua, puxando assunto com pessoas que você não era habituado conversar. O que acha de ouvir a história de um motorista da Uber? Ou então sair para almoçar com uma pessoa do seu trabalho que você geralmente não conversa?

Outra dica para aprimorar a sua comunicação é ampliar a sua capacidade de ouvir. Conhecer a visão de mundo de outras pessoas consequentemente nos abre a mente e ajuda a criarmos opiniões, ou seja, comunicação interna.

Quando estiver sozinho, fale sozinho! Até hoje meu irmão tira sarro dizendo: “O Julio fala tanto que mesmo quando não tem ninguém por perto ele fala sozinho”, e nem posso contradizer, porque é a mais pura verdade. Antes de querer falar em público, apresentar um projeto e saber induzir uma boa conversa, nós precisamos estar seguros do que iremos dizer, então porque não “praticar” sozinho?

A comunicação quando bem desenvolvida abre oportunidades em nossas vidas que a vezes nem imaginamos que poderíamos ter. Por exemplo, a oportunidade de escrever esse artigo me surpreendeu! Se você decidir aprimorar ainda mais a sua capacidade de comunicação e em conjunto a oratória, tenho certeza que você abrirá portas e oportunidades de uma maneira mais rápida e eficaz.

Sobre o autor:
Julio Cesar Cardoso é Business Development Representative na DBSP. Formado pelo Senac e em processo de Graduação pela UNIP, possui 18 anos de idade. Pelo seu amor em tocar instrumentos e ensinar outras pessoas, também é professor de violão e guitarra.

Recentemente inaugurou uma galeria de arte + estúdio profissional de fotografia juntamente com mais dois amigos (nem precisamos dizer que Julio ama artes de modo geral, né?). Além disso é uma pessoa aventureira, ama pegar estrada e fazer novas amizades.

Gostou deste conteúdo? Deixe 50 palminhas!
Sugestões de temas? Compartilhe com a gente nos comentários.

--

--