Escrito por: Toni Angelo
tag: jornalismo/comunicação na área de tecnologia
Havia um tempo — nem tão remoto assim — em que jornalistas e publicitários torciam o nariz para tudo que era tecnológico. Enxergavam qualquer “inovação” como ameaça. Mas, para a nossa alegria, isso tudo ficou no passado. A realidade de hoje é bem diferente.
Nas empresas de comunicação não se discute mais se o computador é melhor ou pior do que a máquina de escrever, nem se o jornalismo online é tão eficiente quanto o jornalismo impresso. Hoje, a tecnologia está presente no cotidiano de qualquer profissional de comunicação. Faz parte do dia a dia. Este é um fato.
Porém, apesar de tantos avanços, nunca imaginei que poderia um dia trabalhar em uma empresa de tecnologia. Para ser sincero, quando fui chamado para participar do processo seletivo na DBSP estranhei bastante. Afinal, um profissional da minha área dificilmente cogita enviar seu currículo para uma empresa de TI. Tanto que nesses mais de 10 anos de profissão trabalhei apenas em agências, empresas ou departamentos de comunicação. Nada fora disso.
A boa notícia é que esse cenário está mudando. Hoje, um jornalista, publicitário ou relações públicas encontra no mercado de tecnologia boas oportunidades de trabalho. É claro que ainda estamos engatinhando neste grande universo tecnológico, mas as vagas já existem e acredito que, em pouco tempo, serão cada vez mais comuns.
SEO
Entre as atividades que um profissional de comunicação pode exercer neste mercado, destaco aquelas que envolvem a redação de textos. A criação de conteúdo com foco em SEO é uma delas. Com uma boa estratégia de conteúdo, aumentam as chances de rankeamento nos motores de busca e, assim, é alcançada a tão sonhada audiência orgânica. Além de favorecer os acessos ao site, diminui o custo em mídias pagas, aumentando o ROI.
COPYWRITING
Ainda temos o Copywriting, que nada mais é que a produção de textos persuasivos para as mais variadas ações de marketing. Exemplos: conteúdo de e-mails, catálogos, anúncios e landing pages. Tudo pode ficar mais atraente e vendedor se o texto for bem trabalhado por um redator.
UX WRITING
E não poderia finalizar sem mencionar o UX Writing, uma das grandes tendências do mercado. De forma resumida, é tudo aquilo que é escrito para facilitar a vida e garantir a melhor experiência para o usuário. Fundamental em todos os produtos digitais como sites e aplicativos.
Como vocês viram as possibilidades são diversas e crescem na mesma velocidade que a própria tecnologia. Por isso fique atento, estude bastante e mantenha-se atualizado sempre. O mundo da tecnologia também pode ser o seu! Basta não ter medo do novo e aproveitar as oportunidades que batem à porta.