A CULTURA DEVOPS E COMO INICIAR CARREIRA DE QA AUTOMAÇÃO.

Ariane Madureira
DB Server
Published in
3 min readJul 19, 2021

Nesse momento o mercado tem mudado muito para a cultura DEVOPS a maioria das empresas estão aplicando essa cultura no dia a dia de trabalho, antes de tudo você deve me perguntar o que é DEVOPS?

DEVOPS, resumidamente é a prática para obter velocidade e qualidade na entrega com valor para o usuário.

Quando falamos de qualidade e velocidade, pensamos em automação de testes e processos, assim entramos no assunto desse artigo que é a carreira de QA, para essa nova cultura de agilidade criou-se no mercado os Analistas de Testes Automatizados que além de possuir o conhecimento com senioridade em testes, atualmente é necessário atualizar seus conhecimentos na área de desenvolvimento software também.

O novo perfil de QA que o mercado procura são profissionais com skills de desenvolvedor e teste, pois quanto mais avança a tecnologia, surge novos frameworks e ferramentas para automação de testes, mais conhecimento é exigido para conseguir uma vaga na área de automação, assim eles precisam estudar sobre novas tecnologias e novas linguagens como os desenvolvedores de software, esses skills são extremamente necessários para o mercado atual.

Quem não está acompanhando as atualizações e toda essa mudança no mundo da T.I, acaba encontrando uma dificuldade muito grande em conseguir avanço de carreira e novas vagas.

Agora você pergunta, por onde devo começar?

Se seu objetivo é uma carreira de QA automação e ainda não teve oportunidade, você pode iniciar com os passos abaixo:

• Conhecimento em Teste, indico o livro Agile Testing: A Practical Guide for Testers and Agile Teams.

• Praticar pelo menos uma linguagem de programação, por exemplo (C# ou Java)

• Praticar lógica computacional para conseguir criar scripts dinâmicos.

  • Praticar pelo menos um Framework de teste, por exemplo (Robot Framework, Cypress, etc..)

Concluindo, conseguindo praticar um pouquinho de cada item acima, obterá muito valor para sua carreira, e um diferencial no mercado.

O segredo é praticar sempre, e lembre-se dentro de toda prática terá mais erros que acertos então não desista, cada erro que você resolve é um conhecimento a mais adquirido.

Sobre Autora

Eu me chamo Ariane, e sou formada em Engenharia de Software, estou no mundo da tecnologia desde o famoso computador 486, era o que tinha em casa para acessar a internet discada(nostalgia a parte…). Estudo programação desde os meus 10 anos de idade, era SUPER influenciada pelo meu PAI que me presenteava com revistas com CD normalmente os títulos eram “Como fazer site…” e outras variedades da área de tecnologia. Sempre fui apaixonada por criar, acho renovador poder criar coisas do zero desde um sistema até uma bolsa, no meu tempo livre eu faço cursos desde como criar uma bolsa até como montar um robô.

Trabalho há 11 anos na área de tecnologia com desenvolvimento de software e automação de testes, estou a quase 2 anos na DBSP atuando na BU IT Services.

--

--