Já fez uma bela Retrospectiva junto ao seu time?

DB Server
DB Server
Published in
2 min readJan 28, 2022

Escrito por: Amir Gomes

O nome já diz tudo: nesta cerimônia do mundo ágil olhamos para trás sem esquecer o que vem pela frente, ou seja, aprendemos com o passado para melhorar o futuro.

Neste encontro o time fala sobre o que foi legal e o que não foi, também discute o que vão fazer para ajustar o que deu errado e potencializar o que deu certo.

Nesta hora todos devem estar tranquilos: não é um momento de estresse, mas sim de falar sem medo, com respeito e olhar construtivo. O papel do facilitador aqui ganha muita força, pois é o grande responsável por garantir a condução das etapas, o cumprimento dos tempos estabelecidos (time-box), por anotar os itens do plano de ação e, principalmente, no cuidado para que o clima do encontro seja leve e positivo.

O grande objetivo desta cerimônia é coletar os aprendizados e bolar um plano de ação junto ao time, transformando tudo isso em coisas boas 😉😍.

Normalmente a estrutura de uma Retrospectiva conta com:

  • Icebraker (quebra-gelo): hora de relaxar o time na chegada deixando a reunião leve (confira AQUI alguns exemplos);
  • Check-in: saber como as pessoas estão se sentindo (confira AQUI alguns exemplos);
  • Dinâmica Principal: é hora de aplicar a dinâmica de acordo com o momento da iniciativa, buscando trazer as informações para criar o plano de ação da próxima interação. Aqui indicamos alguns modelos mais usados no mundo ágil: Starfish, As Tias, Barco à vela, 4L e Carro de corrida.

Lembre-se: o foco é coletar de forma divertida as informações importantes que ajudem seu time a evoluir cada vez mais!

Sobre o autor:
O Amir energiza o papel de Scrum Master na DBSP. Pai de quatro filhos, é uma pessoa totalmente família, que ama os animais, já foi músico profissional e teve vários tipos de negócios relacionados a alimentação como pão de queijo, Empório e Comida Mexicana. Muito engajado, está sempre trocando ideias com nosso time sobre agilidade.

--

--