Os caminhos para o título do Brasileirão

Augusto Anteghini Oazi
De Cabeça
Published in
2 min readOct 23, 2018

Para Pep Guardiola, um campeonato de pontos corridos se ganha nas últimas oito rodadas e se perde nas oito primeiras. De acordo com a teoria do técnico espanhol, entramos no momento de ganhar o Brasileirão 2018.

Com o encerramento da 30ª rodada, Palmeiras, Flamengo e Internacional são os times que chegam às últimas oito rodadas na briga pelo título. São Paulo e Grêmio tropeçaram nas últimas três rodadas e ficaram longe da disputa.

Qual dos três concorrentes tem o caminho mais fácil nos oito jogos finais?

Troféu do Brasileirão (foto: Marcos Ribolli)

Qual foi a conta?

Para calcular qual dos três times tem o caminho mais fácil para ser campeão será analisada a dificuldade que seus adversários remanescentes podem oferecer com base no desempenho no campeonato.

No cálculo, será analisado separadamente o desempenho como mandante e como visitante dos adversários que os concorrentes ao título ainda enfrentarão nas últimas oito rodadas.

Por exemplo, Internacional e Palmeiras ainda enfrentarão o Atlético Mineiro, mas enquanto o Verdão vai até Minas jogar contra o Galo, o Colorado receberá o adversário no Beira-Rio. Com isso, o Atlético somará 33 pontos, que foram conquistados como mandante, na conta do Palmeiras e apenas 13, que foram conquistados como visitante, na conta do Internacional.

Além da conta do campeonato inteiro, também será feita uma análise levando em consideração o desempenho dos times no segundo turno. Desse modo, o momento atual do time terá um peso maior na análise. O Ceará, apesar de estar na zona de rebaixamento, faz até agora a oitava melhor campanha do segundo turno e é um adversário difícil de ser batido.

Marque na agenda

De quarta-feira a sexta-feira, sempre às 13:00, será liberada a análise de cada um dos times, começando pelo líder Palmeiras, depois Flamengo e, finalmente, o Internacional. O sábado terá um post com um resumão.

--

--

Augusto Anteghini Oazi
De Cabeça

Palmeirense e fanático por futebol. Engenheiro de Produção formado pela UFSCar Sorocaba. Nascido em São Paulo, mas lemense de coração.