E a camisa mais bonita do Palmeiras é…

Augusto Anteghini Oazi
De Cabeça
Published in
4 min readMay 30, 2018

--

2018 é o último ano da Adidas como fornecedora de material esportivo do Palmeiras. O clube fechou contrato com a Puma para os próximos 3 anos e a torcida palmeirense está ansiosa para essa nova parceria.

Com isso, surgiu a ideia de avaliar todas as camisas que a Adidas fez para o Palmeiras desde 2006 e enviar os resultados para a Puma para que ela faça a camisa mais bonita do Palmeiras na história no seu ano de estreia.

Linha do Tempo

Você não se lembra de todas as camisas que a Adidas fez para o Verdão? Não tem problema, veja a linha do tempo das camisas I e II nos links abaixo:

A Pesquisa

Ninguém melhor do que a torcida palmeirense para avaliar as camisas do seu time de coração, por isso a pesquisa foi divulgada no Twitter, Facebook e grupos de WhatsApp para alcançar a maior quantidade possível de torcedores. Foram 1559 respostas que nos ajudaram a decidir qual a camisa mais bonita do Verdão.

Na pesquisa, eram expostas todas as camisas do Palmeiras fabricadas pela Adidas desde 2006 e os torcedores davam uma nota de 1 a 5 para cada uma delas. Nessa primeira parte da pesquisa, foram avaliadas as camisas I e II. Para que a comparação fosse mais justa, as camisas II que não foram brancas estarão na pesquisa das camisas alternativas.

Resultados

As mais amadas

Para decidir as camisas mais amadas, utilizamos como critério a porcentagem de notas 4 e 5 que cada camisa recebeu. O resultado foi o seguinte:

As camisas verdes mais amadas pelos torcedores do Verdão.
As camisas brancas mais amadas pelos torcedores do Verdão.

Em seu ano de despedida, a Adidas conseguiu emplacar as duas camisas mais amadas pelos palmeirenses. Com a utilização de um verde escuro, a volta do escudo completo e sem detalhes em vermelho, as duas camisas lançadas em 2018 foram as que tiveram maior aprovação e maior média. A barra está lá no alto e a Puma vai ter que trabalhar duro para manter o padrão deixado pela marca das três listras.

As menos amadas

Antes, um aviso: um palmeirense nunca dirá que uma camisa que tenha o escudo do Palmeiras é feia. No máximo, ele pode dizer que ela é menos bonita que as outras.

Dado o aviso, para decidir as camisas menos amadas utilizamos como critério a porcentagem de notas 1 e 2 que cada camisa recebeu. O resultado foi o seguinte:

As camisas verdes menos amadas pelos torcedores do Verdão.
As camisas brancas menos amadas pelos torcedores do Verdão.

A camisa verde de 2012 e a camisa branca de 2011 tiveram uma repercussão muito negativa na época de seus respectivos lançamentos. A estampa da camisa 2012 não tinha explicação alguma, o verde era de uma tonalidade que não agradou aos palmeirenses e os detalhes eram em prata e não em branco. Já a branca de 2011 tinha um desenho sem tradição e muitos detalhes vermelhos. 2007 também foi um ano em que os designers da Adidas não estavam muito inspirados e as duas camisas apareceram entre as menos amadas. Um detalhe comum às 3 camisas brancas menos amadas é o patrocínio em vermelho.

Ranking de Notas

Com todas as avaliações computadas, fizemos o gráfico ano a ano com as médias de cada camisa.

Ranking com a média de cada camisa

A torcida palmeirense mostra que é exigente também na hora de avaliar as camisas do seu time. Das 23 camisas diferentes avaliadas, apenas quatro (uma verde e três brancas) tiveram média superior a quatro. Por outro lado, apenas cinco tiveram média inferior a três (duas verdes e três brancas). Na maior parte, a Adidas conseguiu fazer um trabalho razoável na visão dos palmeirenses.

A pesquisa continua…

Muito obrigado a todas as 1559 pessoas que responderam à primeira parte da pesquisa. Já enviamos os resultados para a Puma e para o Departamento de Marketing do Palmeiras para que eles façam a camisa mais bonita da história do Verdão em 2019.

Mas tem mais! A partir de agora, está no ar a pesquisa sobre as camisas 3 e camisas de goleiro que a Adidas fez para o Palmeiras desde 2006. O link para respondê-la é: bit.ly/pesquisacamisaspalmeirasparte2. Responda e envie para todos os seus amigos palmeirenses. Assim como fizemos com a primeira pesquisa, publicaremos o resultado aqui no blog nas próximas semanas.

--

--

Augusto Anteghini Oazi
De Cabeça

Palmeirense e fanático por futebol. Engenheiro de Produção formado pela UFSCar Sorocaba. Nascido em São Paulo, mas lemense de coração.