5 passos para mudança

Giovanni Alecrim
Mar 1 · 3 min read

Cinco exercícios espirituais para chegar em 2022 diferente

Faltam 10 meses para o fim do ano. Pode parecer cedo demais para falar em 2022, mas não é. Uma das práticas que mais me vai exigir atenção é a de desacelerar, por isso estou propondo uma nova atitude a cada dois meses.

O que você vai encontrar no presente texto são cinco atitudes, cinco passos, que estou tomando para chegar em 2022 diferente do que cheguei em 2021. Resolvi compartilhar para que você possa refletir sobre como está a sua relação com Deus.

Esta é uma decisão que tomei em meados de janeiro e comecei a executar gradualmente. Comecei desinstalando os aplicativos das redes sociais de meu celular e bloqueando os acessos a eles nos navegadores do aparelho. Agora, quando este texto vai ao ar, estou na fase de dificultar o acesso a elas no “desktop”. O próximo passo será de acessar a cada três dias e, por fim, uma vez por semana. Outra atitude é silenciar as notificações e acessar o WhatsApp apenas em alguns horários programados durante o horário comercial. Isso tem me ajudado a ter foco. Além na diminuição do uso, diminuí a quantidade de redes que tenho, excluindo algumas das minhas contas em algumas delas.

Menos redes, menos embates, menos frustrações, mais foco no Reino de Deus. Primeiro exercício.

Quando eu era jovem, adolescente, não gostava de ler. Quando fui para o Seminário, não teve jeito, cai loucamente na leitura e nunca mais parei. De uns anos para cá comecei a perceber que a quantidade de leitura estava me deixando confuso com algumas coisas — coisa da idade? Talvez — e decidi, em 2021, ler menos e em 2022 ler devagar, meditando e assimilando mais naquilo que estou lendo.

Ler devagar, com pausa, meditando. Segundo exercício.

Não faço devocional? Faço. Mas há uma diferença entre a oração que faço no meu momento devocional e a que faço quando separo um momento para orar. Tinha essa prática na minha sala, no entanto, com o home office, ficou difícil desenvolver essa rotina. Pretendo me disciplinar para encontrar um horário para tal.

Oração é a ração que leva à ação. Terceiro exercício.

A fé mostra a realidade daquilo que esperamos; ela nos dá convicção de coisas que não vemos. Hebreus 11.1

Sem fé é impossível agradar a Deus. Quem deseja se aproximar de Deus deve crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam. Hebreus 11.6

Num tempo em que as tensões políticas e sociais estão em alta, viver de certezas é um porto seguro mas também pode ser uma armadilha. Esquecemos que quando o autor de Hebreus diz que a fé é a certeza do que não vemos, ele não está falando da certeza do que não existe, mas sim da confiança de que o que não vemos, não sabemos o que é, está reservado para nós. É o paradoxo da certeza da incerteza. Quero abrir mão das certezas que o tempo corrói ou destrói e me apegar à certeza da incerteza, à fé.

Confiança em Javé, foco no Reino. Quarto exercício.

Uma das mudanças que percebi foi minha dificuldade de planejar a longo prazo. Graças à terapia e tratamento psiquiátrico consigo olhar com outros olhos para o futuro e me organizar mais. Creio que o imediatismo das redes sociais tem boa parte de contribuição nesse processo. Agora, tenho a oportunidade de buscar novos horizontes e vislumbrar melhor o que tenho vivido e desejo viver, se Javé assim permitir.

Olhar para o futuro, confiar em Javé e viver os sonhos e desejos dele para mim. Quinto exercício.

Encerro o texto convidando você a refletir em quais as seriam suas cinco atitudes espirituais para chegar em 2022 diferente. Que Javé nos abençoe e permita que 2021 seja um ano de reorganizar a caminhada! Mais amor, mais fé, mais esperança.

De casa em casa

Cursos e aulas para uso em comunidades de fé

Medium is an open platform where 170 million readers come to find insightful and dynamic thinking. Here, expert and undiscovered voices alike dive into the heart of any topic and bring new ideas to the surface. Learn more

Follow the writers, publications, and topics that matter to you, and you’ll see them on your homepage and in your inbox. Explore

If you have a story to tell, knowledge to share, or a perspective to offer — welcome home. It’s easy and free to post your thinking on any topic. Write on Medium

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store