Confie em Deus

Giovanni Alecrim
Oct 17 · 3 min read

Josafá ora por socorro

Image for post
Image for post

⁵Josafá se pôs em pé diante da comunidade de Judá e de Jerusalém, em frente ao pátio novo do templo do Senhor, ⁶e orou: “Ó Senhor, o Deus de nossos antepassados, somente tu és o Deus que está nos céus. Tu governas todos os reinos da terra. És forte e poderoso, e ninguém pode resistir a ti! ⁷Ó nosso Deus, acaso não expulsaste os habitantes desta terra quando Israel, teu povo, chegou? Não deste esta terra para sempre aos descendentes de teu amigo Abraão? ⁸Teu povo se estabeleceu aqui e construiu este templo em honra ao teu nome. ⁹Disseram: ‘Se enfrentarmos alguma calamidade, como guerra, praga ou fome, nos colocaremos em tua presença diante deste templo onde teu nome é honrado. Clamaremos a ti em nossa angústia, e tu nos ouvirás e nos salvarás’.

¹⁰“Agora, vê o que fazem os exércitos de Amom, Moabe e do monte Seir. Tu não permitiste que nossos antepassados invadissem essas nações quando Israel saiu do Egito, por isso os israelitas se desviaram deles e não os destruíram. ¹¹Vê como nos retribuem! Vieram nos expulsar de nossa terra, que nos deste por herança. ¹²Ó nosso Deus, não os castigarás por isso? Não temos forças para lutar com esse exército imenso que está prestes a nos atacar. Não sabemos o que fazer, mas esperamos o socorro que vem de ti”. (2 Crônicas 20.5–12)

Josafá foi o rei de Judá, Reino do Sul, de 870–848 a.C. Governou durante um período de prosperidade do Reino do Norte, sob a dinastia de Omri. Segundo o relato dos cronistas, Josafá foi um dos poucos reis justos que empreenderam reformas religiosas em Judá, visando levar o povo a se arrepender de suas escolhas e voltar para os ensinos de Javé. O texto da oração nos mostra o rei Josafá diante do perigo de uma guerra. Um exército estava a caminho para invadir as terras de Judá e Josafá, vendo o perigo e sendo alertado sobre a invasão, se põe diante de Deus e ora. A oração de Josafá nos apresenta cinco elementos essenciais.

  • Segundo, Josafá se reconhece como mais um servo de Javé, pertencente ao povo de Deus. Embora rei, ele sabia que Javé olhava por seu povo, e não somente para o rei. Também nós devemos nos reconhecer como povo de Deus e clamar pela intervenção dele em nossas vidas.
  • Terceiro, Josafá reconheceu que Javé tinha o controle da situação. O verso sete e oit apresentam essa confiança. Também nós devemos reconhecer que Deus está diante de nós e de nossas circunstâncias.
  • Quarto, Josafá louvou e se confortou nas promessas de Javé. “Clamaremos a ti em nossa angústia, e tu nos ouvirás e nos salvarás” Antes da resposta, somos nós chamados a louvar e confiar nas promessas de Deus para nós.
  • Por último, Josafá confessa sua total dependência de Deus.Não sabemos o que fazer, mas esperamos o socorro que vem de ti”. Também nós devemos reconhecer nossa incapacidade de resolver todos os nosso por nós mesmos, reconhecer que tudo o que somos, temos e seremos depende de Deus.

Índice das aulas

O índice é atualizado no artigo da primeira lição.

De casa em casa

Cursos e aulas para uso em comunidades de fé

Giovanni Alecrim

Written by

💻 Escritor | ✝️ Pastor | 🖥️ Design | Mais informações: https://cafecomalecrim.com.br

De casa em casa

Estudos escritos com graça e amor para seu crescimento

Giovanni Alecrim

Written by

💻 Escritor | ✝️ Pastor | 🖥️ Design | Mais informações: https://cafecomalecrim.com.br

De casa em casa

Estudos escritos com graça e amor para seu crescimento

Medium is an open platform where 170 million readers come to find insightful and dynamic thinking. Here, expert and undiscovered voices alike dive into the heart of any topic and bring new ideas to the surface. Learn more

Follow the writers, publications, and topics that matter to you, and you’ll see them on your homepage and in your inbox. Explore

If you have a story to tell, knowledge to share, or a perspective to offer — welcome home. It’s easy and free to post your thinking on any topic. Write on Medium

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store