Fé, fidelidade e oração

Giovanni Alecrim
Jul 26 · 4 min read

Ezequias ora pedindo cura

Image for post
Image for post

Numa primeira leitura, 2 Reis 20 nos parece deslocado na linha do tempo. Isso porque o capítulo anterior fala da tentativa de invasão de Senaqueribe, da Assíria. No entanto, no capítulo 20, parece que tal invasão não havia sequer sido notícia. Isso talvez explique o uso da expressão “por esse tempo” na abertura do capítulo, para dizer que foi enquanto ocorriam os acontecimentos do capítulo anterior. É então, em meio a uma crise diplomática que Ezequias se encontra enfermo e recebe a visita do profeta Isaías que o adverte para pôr suas coisas em ordem, pois a doença era para a morte do rei. Ezequias se volta para a parede e ora. Vamos analisar essa oração:

  • Ó Senhor: o rei começa chamando Deus pelo nome: Javé;
  • lembra-te de como sempre te servi: Ezequias está pedindo a Deus que, diante da notícia do profeta, ele se lembre da vida dele e de seus feitos como servo;
  • com fidelidade e devoção: ele não foi um servo relapso, mas sim fiel a Javé e devoto, ou seja, adorou somente a Deus
  • e de como sempre fiz o que é certo aos teus olhos: como se deu a fidelidade e devoção? Sempre fazendo o que é certo segundo a vontade de Javé

Percebam que a oração de Ezequias não é um pedido direto, mas um pedido de reconhecimento que pode ser interpretado de duas formas. Primeiro como gratidão e submissão a Javé. Segundo como clamor e lamento pela dura notícia recebida. A este pedido, Deus responde prontamente. Isaías, antes mesmo de sair do palácio real, recebe de Javé a resposta. Além de curar o rei, Javé promete livrar Judá das garras assírias. E isso acontece.

Pouco tempo depois, recuperado, Ezequias recebe a visita do filho do rei da Babilônia. Merodaque-Baladã chega a Judá com cartas e um presente ao rei, pois Baladã havia sabido da enfermidade de Ezequias. O rei de Judá, em vez de agir com discrição e cordialidade, passa a exibir todos os bens e conquistas de seu reino. Não sabemos se ingenuamente, ou querendo se vangloriar, o que temos é um rei exibicionista, bem diferente do humilde e fiel Ezequias narrado nos capítulos anteriores. Em resumo, o que vemos no capítulo 20 é que Ezequias foi tão piedoso que Javé o curou, mas foi tão orgulhoso, que seus últimos anos de vida foram de infidelidade e sofrimento.

Por mais de cem anos da história de Judá, Ezequias foi o único rei fiel a Javé. Sua fidelidade era expressa em suas orações e suas decisões em relação ao povo. A fidelidade de Ezequias fez toda a diferença para que Deus atendesse sua oração, pois mesmo sendo rei, colocou-se como servo. Há, na oração do rei, três características de quem é servo de Deus. A primeira é a fidelidade. Ezequias foi fiel a Deus e aos seus ensinos, ele não buscou outros deuses nem seguiu o seu coração, mas foi atento à vontade de Deus para ele e para o povo que pertence a Deus. A segunda é a inteireza de coração. Honestidade é como devemos entender “inteireza de coração”. Ezequias não buscou seus próprios interesses, e mais, não fez negociatas, fez o que era justo e honesto. Por fim, a terceira é a retidão. Ezequias viveu conforme a vontade de Deus. Sua vida teve erros, mas ele fez do arrependimento e da mudança de vida uma constante. Não foi um rei perfeito, mas foi fiel a Deus e o Pai lhe concedeu o que pediu. Por causa da fé e oração, Deus curou Ezequias. Após a cura é bem verdade que Ezequias não agiu com prudência e gratidão, mas ainda assim, seu exemplo de fidelidade, honestidade e retidão permanecem como um marco na história dos reis de Israel e Judá, tanto que os relatos acerca dele são, na imensa maioria, positivos. Ele foi o “queridinho” dos cronistas por conta de seu reinado buscar a fidelidade a Javé. Ezequias fez a diferença em seu tempo e nós também podemos fazer a diferença em nosso tempo. A fé, a fidelidade e a oração, quando sinceras e dirigidas a Deus, pode mudar qualquer situação em nossas vidas.


O presente texto foi escrito para a aula de Escola Dominical da Igreja Presbiteriana Independente de Tucuruvi, São Paulo, SP, em 25 de julho de 2020


Índice das aulas

O índice é atualizado no artigo da primeira lição.

De casa em casa

Cursos e aulas para uso em comunidades de fé

Giovanni Alecrim

Written by

✝️ Pastor ✒️ Escritor ✏️ Design · https://linktr.ee/giovannialecrim

De casa em casa

Estudos escritos com graça e amor para seu crescimento

Giovanni Alecrim

Written by

✝️ Pastor ✒️ Escritor ✏️ Design · https://linktr.ee/giovannialecrim

De casa em casa

Estudos escritos com graça e amor para seu crescimento

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch

Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore

Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store