Igreja é negócio

Giovanni Alecrim
Mar 3 · 2 min read

Como tudo que é negócio, dá lucro e mata muita gente

ão deveria, mas é. A conclusão de que Igreja é negócio se dá em meio a mais de uma morte por minuto no país. Ao invés de optar pela reclusão e fechamento de seus templos, ou a cessão deles ao Governo para uso de hospital de campanha, as igrejas ganharam o prêmio de serem serviços essenciais.

O que aconteceu com a visão da Igreja como parte da solução e não do problema da sociedade? Nas epidemias passadas a igreja serviu de apoio, as Santas Casas de Misericórdia nasceram para tratar a saúde dos mais necessitados.

O que mudou? Mudou o sistema vigente no mundo, mudou o capitalismo. O dinheiro sempre esteve próximo do poder, não é novidade. Jesus condenou as riquezas por conta disso. No entanto, com as quedas nas arrecadações, com o distanciamento das pessoas e a perda da zona de influência sobre os rebanhos Católicos, Históricos e Evangélicos deixaram as diferenças de lado e deram as mãos, não, se abraçaram, melhor, deitaram na mesma cama de Mamon, o deus que personifica as riquezas nos tempos bíblicos.

Igreja é negócio. No meio dessa loucura toda, os que resistem, os que preservam a vida, os que olham com amor e cuidado para com as pessoas são os rechaçados, os infiéis, os hereges. Sim, a Igreja é negócio. Mas o Reino de Deus não, o Reino de Deus é de Deus, não de Mamon. Se a sua Igreja defende ser serviço essencial na pandemia, saiba que sua Igreja é negócio, não Igreja.

É lamentável que tenhamos que repetir o óbvio, que a vida é deixada em segundo plano em detrimento da arrecadação. A prioridade na mensagem do Evangelho foi deixada de lado, distorcem textos, inventam histórias, justificam posturas. A realidade é uma só. Um brasileiro por minuto morre de COVID. E esse é só um dos problemas da prostituição da Igreja com o deus Dinheiro.

De casa em casa

Cursos e aulas para uso em comunidades de fé

Medium is an open platform where 170 million readers come to find insightful and dynamic thinking. Here, expert and undiscovered voices alike dive into the heart of any topic and bring new ideas to the surface. Learn more

Follow the writers, publications, and topics that matter to you, and you’ll see them on your homepage and in your inbox. Explore

If you have a story to tell, knowledge to share, or a perspective to offer — welcome home. It’s easy and free to post your thinking on any topic. Write on Medium

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store