Articulando o jogo: Brasil x Bélgica

Sem hexa pra rapaziada, Neymar

Erick Barbosa
Blog De Bate e Pronto
5 min readJul 7, 2018

--

Duas seleções das mais fortes do mundo se enfrentaram em Kazan, pelas quartas de final da copa do mundo, no que se imaginava o duelo mais equilibrado do torneio até então. O Brasil vinha como o grande favorito da competição, condição reforçada depois das quedas de Alemanha e Argentina. A Bélgica precisava provar que se encontra entre as melhores seleções do planeta e merece ser respeitada como tal. Ganhar do Brasil seria o carimbo necessário aos red devils.

Como esperado, começo de jogo tenso. A Bélgica subiu suas linhas de marcação, retomando e controlando a posse de bola. Quando o Brasil passou a fazer o mesmo, atrapalhou a saída de bola dos red devils. As equipes passaram a alternar o domínio da posse, na tentativa de controlar o jogo.

Aos 7 minutos, as primeiras chances do jogo. Após o cruzamento no escanteio canarinho, Thiago Silva acertou a trave. No contra-ataque, Lukaku disparou pela esquerda e cruzou rasteiro. Depois do bate-rebate, Chadli chutou de fora da área, sem muito perigo. O Brasil respondeu aos 10 minutos, colocando pressão com Paulinho e Gabriel Jesus na área. Com o ritmo de jogo alto, a Bélgica atacou novamente. Fellaini foi lançado, mas o chute foi travado por Miranda e saiu pela linha de fundo. No escanteio, Alisson demorou a sair e Fernandinho desviou contra a própria meta.

Belgas vibrando com gol contra de Fernandinho. Foto: Lavanderia JF/EFE

O Brasil não sentiu o gol sofrido logo cedo e foi pra cima. Willian arrancou na esquerda e chutou cruzado, sem sustos para Courtois. Aos 19 minutos, Coutinho arriscou de fora e parou nas mãos do goleiro belga. Os red devils não se acuaram. Hazard passou com habilidade pela marcação brasileira e abriu o jogo para Meunier, que chutou em cima de Miranda. Com o Brasil indo pra cima, os espaços se abriram para a Bélgica. No contra-ataque, De Bruyne carregou e lançou Lukaku. O centroavante tentou driblar Miranda, mas parou na cobertura de Thiago Silva.

Com o jogo se aproximando dos 30 minutos, os canarinhos começaram a controlar a partida. Willian cobrou falta próxima da bandeirinha de escanteio, e depois da confusão na área Fernandinho chutou de fora. Com desvio, a bola se perdeu pelo fundo. Na cobrança de escanteio, o forte contra-ataque belga se mostrou eficaz. Lukaku fez o pivô no meio e lançou De Bruyne, que carregou com velocidade e ao chegar na entrada da área, bateu cruzado e colocou 2x0 no placar.

Gol de De Bruyne. Foto: Andre Penner/AP

O Brasil demorou um pouco para voltar no jogo, mas voltou com intensidade. Aos 36, Marcelo cruzou na cabeça de Jesus, que errou o golpe. No lance seguinte, Coutinho chutou de fora para boa defesa de Courtois. Passado o susto, a Bélgica tentou retomar o controle da posse de bola, explorando os espaços entre as linhas brasileiras.

Tite trocou Willian por Firmino no intervalo. A presença do camisa 20 deu outro fôlego ao ataque canarinho. O Brasil foi para o ataque, abafando a Bélgica desde o começo. Neymar chegou a se jogar na área pedindo pênalti, mas o VAR só parou a partida quando Jesus caiu após um carrinho de Kompany na linha de fundo, dentro da área. Após a revisão no vídeo, o juiz resolveu seguir a partida. Após 10 minutos de pressão, o placar continuava a favor dos belgas.

Na tentativa de mudar o panorama da partida, Tite tirou Gabriel Jesus, colocando Douglas Costa em seu lugar. O caminho para o contra ataque dos red devils continuava aberto, e Chadli entrou na área e chutou cruzado para fora. O Brasil reagiu com Douglas Costa, que mostrou serviço de imediato e forçou Courtois a fazer boa defesa após chute cruzado do lado direito. Quando o relógio se aproximou dos 20 minutos, a Bélgica manteve a bola no chão e esfriou a temperatura do jogo.

Cabeçada certeira de Renato Augusto, mas insuficiente. Foto: Saeed Khan/AFP

O Brasil trabalhava a bola sem inspiração na entrada da área, até que o lampejo de Coutinho apareceu e o meia cruzou na cabeça de Renato Augusto. Aos 30 minutos de jogo, o camisa 8 cabeceou no canto, balançando a rede e colocando fogo no jogo. Martínez, sabendo do perigo que viria, mexeu no time. Tirou Lukaku e Chadli, colocando Vermaelen e Tielemans. Neymar pediu outro pênalti, mas o juiz mandou o jogo seguir após consultar o VAR. Coutinho arrancou pelo meio e lançou Renato Augusto, que chutou colocado para fora. Nos acréscimos, Neymar chutou de fora no ângulo, para grande defesa de Courtois. No escanteio, até Alisson foi para a área, mas o cabeceio canarinho foi pra fora. A Bélgica se fechou e aguentou a pressão brasileira até o final do jogo. Com o placar de 2x1 a seu favor, os belgas avançam para a semifinal. Enfrentam a França na terça. Já para o Brasil, é engolir a decepção e se preparar para a Copa América, ano que vem, em casa.

Ficha Completa

Brasil 1 x 2 Bélgica
Data: 06/07/2018
Estádio: Kazan Arena
Árbitro: Milorad Mažić (Sérvia)

Brasil: Alisson; Fagner, Thiago Silva, Miranda, Marcelo; Fernandinho; Willian(Firmino), Paulinho(R. Augusto), Coutinho, Neymar; Gabriel Jesus(D. Costa)

Bélgica: Courtois; Alderweireld, Kompany, Vertonghen; Meunier, Fellaini, Witsel, Chadli(Vermaelen); De Bruyne, Lukaku(Tielmans), Hazard

--

--

Erick Barbosa
Blog De Bate e Pronto

O amor me levanta, o aprendizado me deixa em pé e o esporte me move.