Articulando o jogo: Croácia x Inglaterra

Festa quadriculada em Moscou após virada no segundo tempo da prorrogação

Verônica Jensen
Blog De Bate e Pronto
7 min readJul 12, 2018

--

Na tarde desta quarta-feira, onze de julho, aconteceu a segunda semifinal da Copa do Mundo 2018. Jogando em Moscou, no estádio de Luzhny, para 78.011 pessoas, Croácia e Inglaterra fizeram a segunda partida da semifinal, para conhecermos a seleção que enfrentará a França na grande final do torneio, no próximo domingo, 15 de julho.

Emoção não faltou durante os 90 minutos! Ou melhor, durante 120 minutos, já que o jogo foi para a prorrogação.

De um lado, a campeã mundial de 1966, A Inglaterra, que estava em busca de sua segunda final, a primeira e única vez foi há 52 anos, quando sediaram a Copa’ 66. Do outro, uma equipe que nunca chegou à final, tentando melhorar sua posição em Copas do Mundo; melhor resultado da Croácia era exatamente uma semifinal contra a França, em 1998 onde saíram perdedores e ficaram com o terceiro lugar.

O resultado da partida? Uma virada do time croata sobre os ingleses e, pela primeira vez na história, uma classificação à final da Copa do Mundo.

Se você perdeu o jogo, confira abaixo como foi!

E apita o árbitro!

As duas equipes entraram em campo dispostas a vencerem no tempo normal. A Inglaterra vinha de uma vitória sobre a Suécia por 2 a 0 e a Croácia de uma disputa apertada de pênaltis contra a Rússia. E tamanha dedicação e esmero fizeram com que os ingleses abrissem o marcador logo aos cinco minutos de jogo. Dele Alli sofreu falta de Modric na entrada da área; o lateral direito Trippier foi para a cobrança e num chute preciso abriu o marcador para o English Team, para delírio dos torcedores presentes no estádio. Após sofrer o baque, a Croácia tentou manter a calma e chegou com perigo ao gol de Pickford, apertando a saída de bola e pressionando os zagueiros adversários.

Trippier na cobrança que originou o gol inglês (Foto: Carl Recine/REUTERS)

Porém aos 12’ o time inglês chegou perto de ampliar o marcador; após jogada de escanteio, Maguire subiu mais que os croatas e cabeceou a bola por cima do gol. E um minuto depois, jogada parecida, outro escanteio e o mesmo Maguire cabeceou novamente, mas essa foi com mais perigo e sal à esquerda do gol de Subasic. Depois disso, a Croácia acordou e começou a aparecer mais na partida, com descidas que assustaram a defesa adversária. Perisic, Rebic e Vrsaljko deram trabalho, com chutes de fora da área e lances perigosos.

O artilheiro da Copa, Harry Kane, ou “HurriKane” até então estava sumido; seu primeiro lance foi aos 21’, quando apareceu livre na grande área, tentou algo, mas no começo do lance já estava impedido. A Croácia tentou cadenciar a partida, afinal o time vinha de duas prorrogações + pênaltis (contra Dinamarca pelas oitavas de final e contra a Rússia, nas quartas), mas a velocidade de Sterling e Dele Alli dificultou a vida dos croatas.

Aos 30’, outra chegada de perigo da Inglaterra e mais uma vez com Kane, que recebeu a bola de Lingard nas costas da zaga adversária e chutou, cara a cara com Subasic, que impediu o chute; no rebote, a bola encontrou os pés de Kane, que tentou novamente e bateu na trave, porém o lance já estava parado por impedimento do camisa 9.

Kane, apagado na partida, tenta fazer seu gol (Foto: Darren Staples/REUTERS)

Depois do sufoco inglês, Rebic teve duas chances de empatar a partida; a primeira após uma bola que sobrou em seus pés, mas Pickford defendeu; a segunda foi depois de receber um cruzamento onde chegou batendo para o gol, mas Young conseguiu impedir a continuação da jogada.

A partir de então, as duas equipes chegaram com muito perigo ao gol, tanto a Inglaterra quanto a Croácia tiveram chances de balançar as redes, mas não aconteceu mais nenhum gol no primeiro tempo. Os croatas saíram para o intervalo reclamando muito do árbitro Cuneyt Çakir e um lance no final do primeiro tempo foi revisado, porém nada marcado.

Últimos 45 minutos?

O segundo tempo começou com a Croácia partindo para cima, já que estava em desvantagem no placar. Tanta vontade levou Mandzukic levar cartão amarelo logo aos 2’ de jogo, após reclamar de uma falta socando a bola. Até os nove minutos do segundo jogo, só deu o time croata no ataque; a Inglaterra não conseguia sair com a bola do seu campo de defesa.

Porém aos 11’, dois lances de perigo para os jogadores da Terra da Rainha. O primeiro foi com Lingard, que após dominar a bola, a chutou por cima do gol. O segundo, Kane tentou, de peixinho após um escanteio, mas o croata Lovren chega e corta o lance. Depois desses dois lances, a Croácia voltou ao comando do jogo, deixando a Inglaterra com poucas chances. E, depois de tanto tentar, depois de tantos cruzamentos, a Croácia chegou ao gol de empate!

Aos 22’ Perisic empatou a partida após se antecipar aos dois zagueiros ingleses, esticar a perna como num chute de karatê e conseguir tocar para o gol, por cima da cabeça de Walker! Festa da torcida quadriculada, que renovou as esperanças de chegar à final.

Perisic empata a partida no segundo tempo (Foto: Kai Pfaffenbach/REUTERS)

Depois do empate, o astral dos ingleses foi diminuindo, enquanto os croatas incendiaram a partida e quase conseguiram a virada aos 25’, com Rebic chutando forte para defesa de Pickford. O que se viu após o gol, foi um time querendo vencer a todo custo, enquanto o outro queria levar para a prorrogação. A Croácia virou outro time, chegando com muito perigo ao gol inglês, mas parando no goleiro Pickford.

O juiz deu três minutos de acréscimos ao final do segundo tempo. A Croácia bem que tentou, mas não conseguiu seu segundo gol. E a segunda semifinal foi para a prorrogação.

Mais 30 minutos de emoção

O primeiro tempo da prorrogação começou com as duas equipes parando muito o jogo, com faltas e substituições. A Inglaterra foi a primeira a chegar com mais perigo ao gol no tempo extra; Stone cabeceou firme para o gol, mas ninguém esperava que Vrsaljko estivesse em cima da linha e conseguisse tirar a bola do gol. Ao final dos 15’ iniciais, os ingleses levaram vantagem, com maiores chances e pressionando o time adversário.

Os últimos 15 minutos da segunda semifinal começaram a todo vapor. A Inglaterra começou pressionando a saída croata, porém o adversário aproveitou sua chance! Após um cruzamento de Pivaric que a defesa inglesa cortou, a bola sobrou para Rakitic que cabeceou de volta para área, encontrando Mandzukic, que ficou cara a cara com Pickford e bateu, sem chances para o goleiro inglês. Gol da Croácia! Virada na prorrogação! Vaga na final mais próxima!

Mandzukic vira a partida na prorrogação e atropela fotógrafo na comemoração (Foto: Yuri Cortez/AFP PHOTO)

Vendo a vaga escorrer pelas mãos, o técnico inglês Southgate colocou o atacante Vardy em campo somente aos 6 minutos do segundo tempo da prorrogação, para tentar suas últimas chances de empate.

Nesse momento, jogadores dos dois times caíram em campo sentindo câimbras. Pelo lado croata, o homem do gol vencedor, Mandzukic precisou ser substituído, enquanto pelo lado inglês, Trippier caiu sentindo dores. Aos 11’, a Inglaterra teve sua chance de empate, mas não aproveitou.

O juiz da partida deu quatro minutos de acréscimos, e o que pôde ser visto nos minutos finais, foi uma Inglaterra tentando chegar ao gol, Croácia se defendendo, mas ao mesmo tempo partindo para cima, atrás do terceiro gol.

Ao apito do árbitro, festa quadriculada em Moscou! 2 a 1 para a Croácia, de virada! Pela primeira vez na história, a Croácia chegou à final da Copa do Mundo, superando a campanha de 1998. Enquanto a Inglaterra, que teve a torcida de Mick Jagger(!!) diretamente do estádio, ficará na fila por mais quatro anos.

Jogadores croatas comemoram ida à final da Copa (Foto: Dan Mullan/Getty Images)

No sábado, Bélgica e Inglaterra, que coincidentemente estavam no mesmo grupo G na primeira fase, decidem o terceiro colocado, quanto França e Croácia fazem a grande final.

Quis o destino que, depois de 20 anos, as duas equipes se reencontrassem numa Copa. Naquela ocasião, os franceses, donos da casa levaram a melhor sobre os croatas, e ao final foram campeões pela primeira vez.

Será que dessa vez a história terminará diferente? Teremos um novo país campeão mundial? Ou um novo bicampeão? O resultado saberemos no próximo domingo, 15 de julho!

Para quem vai sua torcida?

Ficha completa:

Croácia 2 x 1 Inglaterra

Data: 11/07/2018

Estádio: Luzhniki (Moscou)

Árbitro: Cuneyt Çakir (Turquia)

Croácia: Subasic; Vrsaljko, Lovren, Vida e Strinic (Pivaric); Rakitic, Brozovic, Rebic (Kramaric), Perisic e Modric (Badelj); Mandzukic (Corluka).

Técnico: Zlatko Dalic

Inglaterra: Pickford; Walker (Vardy), Stones e Maguire; Trippier, Dele Alli, Henderson (Dier), Lingard e Young (Danny Rose); Sterling (Rashford) e Harry Kane.

Técnico: Gareth Southgate

Gols: Trippier aos 5’ do primeiro tempo (Inglaterra); Perisic aos 23’ do segundo tempo e Mandzukic aos 2’ do segundo tempo da prorrogação (Croácia)

Cartão amarelo: Mandzukic e Rebic (Croácia); Walker (Inglaterra)

--

--