Articulando o jogo: França x Bélgica

Igor Giantomaso Desiderio
Blog De Bate e Pronto
5 min readJul 10, 2018

Em jogo realizado às 15h (horário de Brasília) no Estádio São Petersburgo, com capacidade para 64280 pessoas, França e Bélgica chegam para o que alguns classificam como final antecipada da Copa.

Mbappé e Lukaku são os artilheiros de cada equipe, com 3 e 4 gols respectivamente. No retrospecto entre as seleções em Copas do Mundo, a França leva vantagem: 2 vitórias a 0 em cima da Bélgica.

As duas equipes apresentam apenas uma mudança cada, em relação ao time que entrou em campo pelas quartas de final. Pela França, sai Tolisso para entrada de Matuidi, voltando de suspensão. Na Bélgica, entra Dembélé no lugar de Meunier, suspenso.

Dito isso, vamos ao jogo. Apesar de muito pegado no meio do campo, o início teve chances para os dois lados.

Mbappé mal esperou completar o primeiro minuto de jogo para arrancar pela ponta e cruzar para Griezmann, que foi travado. Hazard não deixaria por menos e responde logo aos 5'. Também pela ponta, o atacante belga cruza rasteiro, num lance que quase termina em gol contra de Umtiti.

Domínio belga

A Bélgica adota postura ofensiva e de controle do jogo, enquanto a França tenta se defender e sair no contra-ataque com o veloz Mbappé. O camisa 10 francês dá trabalho sempre que pega na bola. Aos 15', Hazard recebe de De Bruyne e bate cruzado. A bola passa à esquerda do gol francês. Essa dupla ainda daria mais trabalho aos bleus. O domínio belga fica evidente, e aos 21’ Lloris já começa a se destacar após bela defesa em chute de fora de Alderweireld.

(Imagem: Alexander Hassenstein/Getty Images)

Toma lá, dá ca

Depois do susto, a França sai da toca e tenta assumir o controle do jogo. Porém a dupla belga Hazard e De Bruyne não pode ser descuidada. Em tabela rápida, o camisa 10 cruza rasteiro e quase pega a defesa francesa desprevenida. Em seguida é a vez da França. Em lance pela esquerda, Giroud é travado na área, a bola sobra para Griezmann, que bate pra fora. O lance anima os franceses, que pressionam. O atacante do Atlético de Madrid lança Mbappé, que cruza na marca do pênalti, mas Giroud mostra pouca sintonia com os companheiros de ataque e, desequilibrado, bate para fora. Courtois ainda faria ótima defesa, aos 39’. Mbappé dá um belo passe e deixa Pavard livre dentro da área para finalizar, o goleiro belga se estica e salva.

(Imagem: Lars Baron — FIFA/FIFA via Getty Images)

França golpeia primeiro

O segundo tempo começa lento, mas logo aos 5 minutos a França abre o placar. Umtiti sobe mais que Fellaini na primeira trave e cabeceia para o fundo das redes de Courtois, após cobrança de escanteio de Griezmann.

(Imagem:Fifa.com/worldcup)

A Bélgica parece acusar o golpe e mesmo após o gol a França continua pressionando, com Mbappé bagunçando a zaga sempre que chega. Aos 10’ o garoto prodígio dá um lindo passe de calcanhar que encontra Giroud na área. O centroavante, que não faz boa partida, não consegue finalizar.

O caminho pelas pontas

Sai Dembélé para entrada de Mertens. Agora a Bélgica se posiciona praticamente com 4 atacantes, conseguindo assumir posição no campo de ataque. Logo no minuto seguinte, o jogador que acaba de entrar faz jogada pela linha de fundo e cruza. A bola sobra para De Bruyne, que de frente para o gol espirra o taco.

Os belgas tentam novamente pela ponta, mas os cruzamentos param na firme zaga comandada por Varane. Até que, aos 19’, Fellaini cabeceia tentando a redenção e a bola passa muito perto do gol, assustando a torcida azul.

A França segue nitidamente mais precavida e não dá chances de penetração em sua área. De Bruyne, muito bem marcado, não consegue criar como no último jogo.

O 10 que chama o jogo

Todo cuidado é pouco com um time com tantos jogadores técnicos. Hazard arranca pela esquerda aos 33’ e é derrubado na entrada da área, mas o juiz nada marca. O estádio vem abaixo em vaias. O algoz brasileiro nesta Copa já não consegue pressionar com a mesma intensidade, mesmo assim o craque belga assusta, e os 35', um chute de fora obriga Lloris a fazer bela defesa.

(Imagem: REUTERS/Dylan Martinez)

E tome cruzamento na área, mas hoje parece que Varane não vai deixar passar nenhum. Em busca de sua terceira final, a França está toda recuada e faz falta na entrada da área. A chance pode ser boa na cobrança de De Bruyne. Após confusão na área, a zaga afasta novamente.

Aos 43 minutos, com seu camisa 7 muito bem marcado e Lukaku apagado, já parece que só um milagre dará o empate à Bélgica. Os vermelhos seguem fiéis ao estilo de jogo com toque de bola e aproximação, mas há uma muralha azul na entrada da área. No ataque, Griezmann e Mbappé abertos tiram a paz belga cada vez que recebem a bola, tentando amarrar ao máximo o jogo. Aos 47’, Griezman recebe de Pogba na entrada da área e bate rasteiro para boa defesa de Courtois. A Bélgica parece não ter mais pernas, e os contra-ataques franceses são o maior perigo do jogo à esta altura.

Quase fecha a tampa do caixão

Tolisso recebe na entrada da área e bate cruzado, mas o goleiro belga defende na ponta dos dedos. Um escanteio parece ser tudo o que a França queria. Pogba catimba próximo à bandeira de fundo no momento em que o árbitro apita o final do jogo. França classificada para a final da Copa do Mundo da Rússia.

(Imagem: AFP)

Ficha completa:

França 1 x 0 Bélgica

Data: 10/07/2018

Estádio: São Petersburgo

Árbitro: Andrés Cunha (URU)

Bélgica: Courtois; Alderweireld, Kompany, Vertonghen; Dembélé (Mertens), Fellaini (Carrasco), Witsel, Chadli (Batshuayi), De Bruyne; Hazard, Lukaku.

Técnico: Roberto Martínez

França: Lloris; Pavard, Varane, Umtiti, Lucas Hernández; Pogba, Kanté, Matuidi (Tolisso), Mbappé, Griezmann; Giroud (N’Zonzi).

Técnico: Didier Deschamps

Gols: Umtiti aos 5’ do segundo tempo

Cartões amarelos: Kanté, Mbappé, Alderweireld, Vertonghen e Hazard.

Confira alguns lances desta disputada decisão:

--

--

Igor Giantomaso Desiderio
Blog De Bate e Pronto

SP/Tricolor, Louco por futebol e co-fundador do De Bate e Pronto.