Articulando o jogo: França x Croácia

Allez les Bleus! França se torna bicampeã mundial após 20 anos

Verônica Jensen
Blog De Bate e Pronto
6 min readJul 15, 2018

--

“Abrem-se as cortinas e começa o espetáculo!”

É com um frase de Fiori Giglioti que começamos o Articulando o Jogo da grande final da Copa do Mundo 2018. Disputada no estádio de Luzhniki, em Moscou, França e Croácia fizerama tão sonhada final da Copa.

Após campanhas belíssimas, as duas equipes europeias começaram a todo vapor a partida. Os croatas dominaram os 15 minutos iniciais, com muitos toques na bola, jogadas de efeito e alguns ensaios para chegar ao gol.

Porém, quis a final que a França saísse na frente! Aos 17 minutos, falta em Griezmann perto da grande área. Na cobrança, a bola resvalou na cabeça de Mandzukic e foi para o gol! Gol contra na final da Copa e a França começou na frente!

Mandzukic marca gol contra na final da Copa 2018 (Foto: REUTERS/Michael Dalder)

Quem disse que os croatas sentiram o gol? Muito pelo contrário! A equipe voltou a atacar e a chegar com mais eficiência, onde dominou a partida novamente. Rakitic tentou um chute aos 24’ e Perisic aos 26’ iniciou uma arrancada após a bola sobrar no meio de campo. Foi parado somente por uma falta feita por Kanté na intermediária.

Falta cobrada, e ensaiada, por Modric, que tocou para Vrsaljko e cabeceou para o meio, onde estavam Mandzukic, que brigou com Pogba pela bola, Rebic desviou e a bola sobrou para Vida tocar para Perisic, que deu uma cortada em Kanté com a perna direita e chutou, com eficiência para o gol. A bola ainda desviou em Varane, para acabar no fundo gol! Empate da Croácia em Moscou aos 27 minutos do primeiro tempo!

Logo após o empate, franceses e croatas seguiram atacando, com grande vantagem para o time quadriculado, que descia, principalmente, pelas laterais Perisic foi muto acionado, disputando cada lance com Hernandéz.

Aos 33’ escanteio para a França; Griezmann cobrou e no desenrolar do lance, após desvio de Matuidi, Perisic fez movimento com o braço esquerdo e tocou a mão na bola. E quem entrou em ação? O amigo, ou inimigo, VAR! Só faltava ele para a grande final!

O árbitro argentino Nestor Pitana foi consultar o lance no vídeo e depois de 2’30”, marcou pênalti para a França! Griezmann cobrou e colocou os Bleus à frente do marcador novamente!

Griezmann cobrando penalti contra a Croácia (REUTERS/Michael Dalder)

Os croatas não se abateram e logo no minutos seguinte já chegaram com perigo ao gol de Lloris. Rebic tentou aos 40’, mas a bola saiu por cima, assim como Lovren aos 42’, após cobrança de escanteio. No último lance do primeiro tempo, Vrsaljko chegou pela direita, cruzou e a bola não encontrou nenhum croata; Perisic chegou atrasado. Após esse lance, o árbitro terminou o primeiro tempo.

45’ finais da Copa!?

O segundo tempo começou como o primeiro, com a Croácia partindo para cima e logo aos 2’ já chegou com muito perigo ao gol francês. Perisic tabelou com Rebic, que bateu forte e Lloris espalmou para fora. No escanteio, Rebic tentou novamente, mas a bola foi para fora.

A Croácia voltou determinada a empatar a partida e não deram espaços para o franceses no início do segundo tempo. Aos 4’, mais um escanteio e Vrsaljko chutou longe do gol.

Aos 6’, a primeira chegada francesa com perigo. Pogba lançou Mbappé, que em velocidade passou por Vida e chutou, para grande defesa de Subasic. Logo após o lance, três torcedores invadiram o campo e o árbitro parou a partida.

E depois dos 10’, a Croácia começou a dar mais espaço para os franceses e o jogo se tornou um toma lá, dá cá. Chances paras as duas equipes, que exigiram muito dos goleiros. Tanto Subasic, quanto Lloris fizeram defesas difíceis e salvaram os gols.

Mas o panorama mudou aos 13’. Pogba recebeu a bola e a lançou, lindamente, para Mbappé, que estava sozinho do outro lado do campo. O jovem jogador foi até a linha de fundo e cruzou para Griezmann que estava chegando; o camisa 7 dominou e tocou para Pogba, que chegou chutando em cima de Modric, que a essa altura estava de zagueiro. No rebote, Pogba chutou novamente e, dessa vez, para o gol! Gol da França, aumentando o placar na final!

Pogba comemorando seu gol (Foto: Reuters)

Com esse gol, a Croácia se perdeu em campo; o cansaço começou a dominar a equipe e os franceses se aproveitaram desse momento.

Tanto que aos 19’ a França ampliou o marcador! Mbappe recebeu a bola no meio e, sozinho, chutou firme para o gol, sem chances para Subasic defender! Gol da França! Gol do menino prodígio que com esse gol na final, é o segundo mais jovem a marcar nessa partida, atrás de quem? Pelé, claro!

Mbappé escolhido jogador revelação da Copa (Foto: Reuters)

Com as duas mãos na taça, a França comandou a partida, tocando a bola calmamente. Mas tocaram tão calmamente que numa recuada de bola para Lloris, o goleiro tentou driblar Mandzukic, que não saiu como planejado e o jogador croata conseguiu dividir a bola com o capitão francês e ganhar o lance e, assim, diminuir o placar! Gol da Croácia! 4 a 2 numa final emocionante! Os quadriculados com esperanças de conseguir um empate e levar para mais uma prorrogação!

Depois desse gol, os franceses cadenciaram a partida, enquanto os croatas aproveitavam algum erro da equipe adversária para chegar ao ataque. Aos 32’ Modric lança na área, mas Varane corta, na sobra, Rakitic chutou para fora e mais uma chance desperdiçada.

Já nos 35’, a Croácia atacava e a França se defendia. E assim foi até o final do jogo. Franceses caindo em campo, para ganhar tempo, croatas batendo laterais e faltas rapidamente, para tentarem alguma coisa.

Aos 41’, a França chega com perigo, mas Subasic fica com a bola. Logo após contra-ataque rápido da Croácia, Perisic chutou e a bola ficou com Lloris e aos 43’ Rakitic arriscou de fora da área, mas a bola passou por cima do gol.

O árbitro deu cinco minutos de acréscimos; para croatas, esses minutos finais passaram muito rápido e para os franceses, pareciam uma eternidade! As duas torcidas nas arquibancadas já faziam a festa. Aos 47’, Pogba teve a última chance para marcar mais uma vez, mas furou na hora do chute. A última bola parou nas mãos de Lloris. Aos 50’, Nestor Pitana apitou o final do jogo, o final da Copa e a França é bicampeã mundial! Allez les Bleus!!

Festa em Moscou! Festa em Paris! Festa de Emmanuel Macron nas tribunas do estádio, que assistiu ao lado da Presidente da Croácia, Kolinda Grabar-Kitarovic, a partida. Estavam presentes também o Presidente da FIFA, Gianni Infantino e Vladimir Putin, da Rússia. Todos participaram da cerimônia de premiação no gramado. Para ficar completa a festa, na hora da premiação, chuva! Muita chuva para os novos campeões mundiais!

Debaixo de chuva, jogadores franceses comemoram o título (Foto: Reuters/Darren Staples)

“Fecham-se as cortinas e termina o jogo!”

E assim, terminou mais uma edição da Copa do Mundo. Um mês de muito futebol, muita emoção, muitos craques novos e jogadores consagrados! Até 2022, no Qatar!

Ficha completa:

França 4 x 2 Croácia

Data: 15 de julho de 2018

Local Estádio Luzhniki, em Moscou

Árbitro: Nestor Pitana (ARG)

França: Lloris; Pavard, Varane, Umtiti e Lucas Hernandéz; Kanté (N´Zonzi), Pogba, Matuidi (Tolisso), Griezmann e Mbappé; Giroud (Fekir).

Técnico: Didier Deschamps

Croácia: Subasic; Vrsaljko, Lovren, Vida e Strinic (Pjaca); Brozovic, Rakitic e Modric; Perisic, Mandzukic e Rebic (Kramaric).

Técnico: Zlatko Dalic

Cartão amarelo: Lucas Hernandéz e Kanté (França)

Gols: Mandzukit contra aos 17' (França), Perisic aos 27' (Croácia), Griezman aos 38' (França) do primeiro tempo, Pogba aos 13'e Mbappé aos 19' (França), Mandzukic aos 23' (Croácia) do segundo tempo.

--

--