BR no Mundo: Davidson

Mauro Vaz
Blog De Bate e Pronto
5 min readNov 23, 2018

Ele fez categoria de base no Santos e Fluminenses mas no profissional não deslanchou como esperava. Mesmo assim Davidson não desanimou, e foi na segunda divisão de Portugal que deu a volta por cima.

Confira nosso papo com o atacante que hoje defende o Vitória de Guimarães e veja como foi essa virada na carreira deste gajo carioca.

DBeP: Você nasceu no Rio de Janeiro, sua estreia profissional foi em 2013 pelo Porto, de Pernambuco, com 22 anos, correto? Como foi sua carreira antes do Porto, jogou em categorias de base? E como você parou em Pernambuco?

Davidson pelo Sport (foto: www.sportrecife.com.br)

Davidson: Nas categorias de base passei por alguns clubes, primeiro o Fluminense, depois Santos até chegar no Sport Recife. Minha estréia profissional foi na verdade pelo Sport em 2011. Em 2013 eu fui emprestado para o Porto de Caruaru pelo Sport.

DBeP: Você foi contratado pelo time baiano do Galícia, lá foi considerado destaque do Campeonato Baiano, como foi sua chegada e ano pelo clube baiano?

Davidson: Cheguei no Galícia como se fosse a última esperança, uma última oportunidade. Fui muito bem recebido pelos companheiros de clube, estava muito focado, trabalhei bastante e graças a Deus as coisas deram certo. Foi ai que as portas se abriram para mim. Fiz um bom campeonato, fiz gol contra o Bahia, foi ai que surgiu a minha ida para o Fortaleza.

Destaque no Galícia (foto: www.ibahia.com)

DBeP: Depois do Galícia, surgiu o interesse do Fortaleza. Considera tua passagem por lá satisfatória? O que faltou para poder ajudar mais o tricolor cearense naquela Série C?

Davidson: A minha ida para o Fortaleza foi satisfatória por um lado, por outro não. Não tive muitas oportunidades, o time era qualificado, tinha jogadores renomados. Mas a gente aprende com tudo, tudo acontece no tempo de Deus. Penso que se eu fosse maduro como sou hoje, as coisas poderiam ter sido melhores também para mim. Acredito que não aconteceu lá por que não era para ser, fizemos um ótimo campeonato, mas infelizmente no momento chave para subir de divisão, acabamos não conseguindo. Mas é o futebol né? Acho que não era o tempo certo, e hoje graças a Deus o Fortaleza vai jogar a Série A do Campeonato Brasileiro.

DBeP: Como surgiu a possibilidade de você jogar em Portugal? Você conhecia o Sporting da Covilhã?

Nosso entrevistado pelo modesto Covilhã de Portugal (foto: maisfutebol.iol.pt)

Davidson: Eu não conhecia o clube, quando vim para Portugal era para jogar a Primeira Liga (Liga NOS), mas faltava menos de uma semana para fechar a janela, e acabei assinando contrato de 2 anos com o Covilhã. Graças a Deus deu tudo certo, me adaptei rápido. Covilhã é uma cidade fria, na Serra da Estrela, mas consegui me adaptar bem, consegui jogar, desempenhar muito bem meu futebol e me enquadrar no padrão de jogo de Portugal. Fiz uma temporada e meia pelo Covilhã, muito boas. Fiz um gol importante, quando eliminamos o Braga, ganhamos de 2x1 de virada na casa do Braga, pela Taça de Portugal. O Braga era o atual campeão da competição. Depois disso surgiram algumas propostas, acabei indo para o Chaves.

DBeP: Seu futebol apresentado no Covilhã foi muito bom, você foi destaque por lá. Então foi contratado pelo Chaves, para substituir o argentino Battaglia. Por lá mais uma vez teve um bom desempenho, levando o Chaves a sexta colocação no Campeonato. Como você descreve sua passagem pelo Chaves?

Destaque jogando pelo Chaves (foto: maisfutebol.iol.pt)

Davidson: Foi uma passagem muito importante para a minha carreira, onde cheguei e o Chaves acreditou em mim, depositaram confiança no meu futebol. Então consegui novamente demonstrar meu potencial. Graças a Deus conseguimos chegar a sexta colocação, poderíamos ter chego mais longe, mas o futebol é assim. Mas consegui mostrar meu futebol por completo, e Chaves é uma cidade que gosto muito, que tenho um carinho enorme, até por que meu filho nasceu lá. E foi lá que surgiu a minha vinda para o Vitória de Guimarães.

DBeP: Luís Castro, seu técnico no Chaves rumou ao Vitória de Guimarães. Logo você também foi contratado pelo clube. Foi o técnico que lhe indicou para o clube? Qual sua relação com Luís Castro?

Davidson: Nós trabalhamos juntos no Chaves, e ele fez esforço em me levar para o Vitória e graças a Deus deu certo. Eu tenho uma relação boa com ele, normal. Sinceramente não esperava isso, mas foi indicação dele, ele falou para o clube me contratar, então assinei 5 anos de contrato.

Davidson pelo seu atual clube, o Vitória de Guimarães, comemorando o tento contra o Porto. (foto: José Coelho/Lusa)

DBeP: Hoje a sua multa rescisória é de 5 milhões de euros e sua temporada tem sido boa, com gols contra o Porto, vitória contra o Benfica… Pensa em voltar para o Brasil, jogar em algum grande clube aqui? Ou seus planos são de seguir em Portugal?

Davidson: Tenho feito alguns gols, contra o Porto estávamos perdendo de 2x0, viramos para 2x3 e marquei o gol da vitória, foi muito importante, sensação única. O Porto estava há muitos anos sem perder em casa pela Liga NOS. Meus planos são de fazer mais uma boa temporada aqui, e ver o que acontece, tenho 4 anos de contrato, mas tenho os pés no chão, quero trabalhar e sei que tenho muito potencial para chegar longe. O meu futuro está nas mãos de Deus.
A expectativa agora é permanecer pela Europa, não penso em voltar para o Brasil, só voltaria se fosse algo que deixasse a minha família muito contente para eu voltar. Penso em voltar daqui alguns anos. E vamos ver, Deus sabe de todas as coisas, o que tiver que ser vai ser, conforme a vontade Dele.

Confira o gol da virada contra o Porto, marcado por Davidson:

--

--

Mauro Vaz
Blog De Bate e Pronto

Rio Grande do Sul // Editor de conteúdo e co-fundador no Blog De Bate e Pronto ⚽