BR no mundo: Diego Ferraresso

Muniz Junior
Blog De Bate e Pronto
6 min readApr 22, 2018

--

Para que um objetivo seja concretizado, muitas vezes precisamos abdicar de algumas coisas em nossa vida. Abandonar confortos, largar amigos, escola, e se acostumar com o novo rumo que a vida nos proporciona. Aos 16 anos de idade, um jovem rapaz saía de Serra Negra, interior de São Paulo para realizar seu grande sonho: Ser jogador de futebol. O destino? Bulgária, um país tão distante, e ao mesmo tempo tão próximo que hoje é considerado sua segunda casa. Hoje na Polônia, ele desfruta e segue firme com seus objetivos: Disputar uma Champions League e, se possível, uma Copa do Mundo com a seleção búlgara. A equipe do DBeP bateu um papo exclusivo com Diego Ferraresso, lateral direito do Cracóvia Kraków. Segue abaixo os trechos dessa entrevista.

DBeP: Você se mudou para a Bulgária ainda muito jovem, tinha 16 anos. Como você chegou ao Litex?

Diego Ferraresso: Sim, eu me mudei para a Bulgária quando tinha 16 anos, e foi um ex empresário (Rogério Pereira) meu que me levou para a Bulgária. Ele me viu jogar um campeonato amador que tinha na minha cidade, eu tinha 15 pra 16 anos e ele me perguntou se eu queria jogar na Europa, e eu respondi que sim, que tinha o sonho de jogar. Perguntei a ele: Qual país? Ele falou: Bulgária, e ele então perguntou: Posso falar com seus pais? Eu disse: Pode. E foi isso. Ele conversou com meus pais e depois disso eu tive a oportunidade de ir jogar na Bulgária e no time do Litex, que foi um time que me acolheu muito bem durante os dois anos que fiquei lá.

DBeP: Sua primeira partida oficial foi em 2009, contra o PFC Belasitsa Petrich, e você entrou fazendo gol. Como foi esse momento?

Diego Ferraresso: Foi, minha primeira partida foi contra o Belasitsa pelo profissional em 2009. Eu marquei um gol e pra mim foi muito importante porque meu pai tinha falecido na data de 16 de maio (2008) e meu gol foi no dia 15 de maio (2009), então pensei nele e dediquei esse gol a ele. Foi muito importante esse gol, sempre lembro desse gol por causa dele.

Diego Ferraresso vestindo as cores do Litex Lovech (foto: revolvy.com)

DBeP: Em 2012 você passou um mês treinando no Botev Plovdiv, e durante esse período você até recebeu a aprovação do técnico Ferario Spasov, mas no final houve um problema com o número de estrangeiros no elenco. A pergunta é: Teve medo de ficar sem clube? E, Houve proposta de outros clubes nesse tempo?

Diego Ferraresso: Sim, eu passei um mês fazendo testes no Botev Plovdiv, porque o treinador que estava no Botev foi meu treinador no Litex, então ele me conhecia e eu tinha feito uma boa temporada na 2° divisão, no Chavdar Etropole, que é conhecida como a escola do Stoichkov, grande jogador do Barcelona. E nisso me abriu a oportunidade de ir para o Botev. Mas também tinha muito estrangeiro, e passou a cota, então eu não pude ficar lá. Mas eu não tive medo de ficar sem clube não, porque eu sabia do meu potencial e sabia que eu conseguiria algo melhor. Eu não tive proposta, então quando eu saí do Botev eu então voltei para o meu ex time da 2° divisão e nisso, depois de dois dias, o presidente do meu time chegou e falou pra mim que o Loko (Lokomotiv Plovdiv) tinha interesse em me contratar e era pra mim ir na terça-feira assinar o contrato. Fui lá e assinei com o Loko Plovdiv, time rival do Botev na cidade de Plovdiv.

DBeP: E para quem nunca o viu jogar, como você se descreve?

Diego Ferraresso: Então, pra quem não me conhece, eu sou um jogador universal. Em todo o mundo existem poucos, teve um que encerrou a carreira agora que é o Philip Lahm e eu sou muito parecido com ele. Eu sou um jogador que, onde me colocar pra jogar, eu vou jogar. Eu tento ajudar primeiramente aos meus companheiros dentro de campo, depois o treinador e eu sou esse jogador. Sou um jogador rápido, tenho muita força, e é isso, sou um jogador universal.

DBeP: Você viveu durante boa parte da sua carreira na Bulgária. Como foi essa mudança para a Polônia? Ou não teve tantas mudanças assim?

Diego Ferraresso: Sim, eu vivi 9 anos da minha vida na Bulgária, país que considero minha segunda casa. E, eu não tenho nem palavras para descrever o quão bem eles me acolheram. É um país que eu gosto muito, eu me naturalizei búlgaro e essa mudança para a Polônia pra mim não mudou muito, porque a Polônia é um país um pouco semelhante com a Bulgária, só a língua que é um pouco difícil, mas tem algumas coisas parecidas com a Bulgária. E como eu falo búlgaro, então consigo entender um pouco o polonês. Não falo tão bem quanto ouço, mas com o tempo vou me acostumando, não tem muita diferença não.

DBeP: Sempre se habituou bem à língua, comida, trânsito ou houve alguns percalços pelo meio? Tem alguma história engraçada para contar quanto a isso?

Diego Ferraresso: Então, problema de língua assim eu nunca tive, porque quando você é mais novo, você tem facilidade em aprender outra língua. E quando eu cheguei na Bulgária eu estava com 16 anos, e eu não ficava muito com os brasileiros porque quando eu cheguei no Litex, eu fiquei um mês treinando nos juniores. E nisso, eu saía muito com os meninos búlgaros, e tinham dois deles que falavam espanhol, então eu sempre levava um caderninho e uma caneta e perguntava: “como fala isso?”, “Como fala aquilo”. Então depois de 5, 6 meses eu já estava entendendo e falando búlgaro então não tive nenhum problema com a língua. E na questão da comida, cara, é praticamente a mesma coisa do Brasil. Não tem feijão, mas tem arroz, carne, frango … Então eu nunca tive problema com comida. E trânsito também, nunca tive problemas porque a cidade era pequena, eu pegava táxi e gastava 5 levas para ir ao estádio treinar ou qualquer lugar da cidade 5 levas são quase 4 reais aí no Brasil, então nunca tive problema.

DBeP: Você ainda não disputou um campeonato brasileiro. Ainda tem esse sonho? Qual é seu time preferido aqui no Brasil?

Diego Ferraresso: Sim, eu nunca tive a oportunidade de disputar o campeonato Brasileiro e meu sonho é poder disputar. Acho que é o sonho de todo jogador que sai do Brasil e vai pra Europa cedo e não tem a oportunidade de disputar o campeonato brasileiro, que hoje em dia sem dúvida é um dos melhores do mundo. Então tenho muita vontade sim, e meu time preferido no Brasil é o Santos.

DBeP: O que você espera do seu futuro como jogador de futebol?

Diego Ferraresso: No futuro, eu espero jogar mais 10,15 anos, se Deus me der saúde primeiramente pra mim jogar. E por onde eu passar, dar alegria a todos com esse futebol que eu sei jogar, que é um futebol alegre. Também tenho o sonho de disputar uma Champions League e uma Copa do Mundo pela seleção da Bulgária. E enfim, é isso que eu espero para o futuro.

Curiosidades: Diego Ferraresso é o jogador mais jovem a anotar um hat-trick no campeonato búlgaro. Ele tinha 17 anos e no dia 13 de junho de 2009 ele anotou 3 gols no Spartaka Varna. A partida terminou 4x0 para o Litex Lovech

--

--

Muniz Junior
Blog De Bate e Pronto

Pai da Melina, Co-fundador e Apresentador no GreNal Total. Analista de desempenho pelo @futebolinterativo.