BR no Mundo: Neto Borges

Muniz Junior
Blog De Bate e Pronto
5 min readMay 17, 2019

Um começo tardio, porém avassalador. Neto Borges nasceu na Bahia, se destacou em Santa Catarina, na Suécia e hoje brilha em solo belga. Aos 22 anos, o lateral esquerdo do Genk acaba de se sagrar campeão nacional, e, consequentemente conquistou uma vaga na competição mais importante da Europa, a Uefa Champions League. Vivaldo Borges dos Santos Neto, o popular Neto Borges, nos concedeu essa entrevista ainda na época dos play-offs da Jupiler. Aqui, nos contou como foi seu início, sua rápida e surpreendente passagem pela Suécia e sua adaptação ao Genk, famoso por revelar grandes craques como Thibaut Courtois, Kevin De Bruyne e muitos outros atletas, confira:

DBeP: Desde as categorias de base você se tornou um viajante em busca de seu sonho: Nasceu na Bahia, começou no Rio Branco do Espírito Santo, se profissionalizou no Boca, de Sergipe, passou pelo Itabaiana e logo depois foi pra Santa Catarina para vestir as cores do Tubarão. Quão importante pra você foi conhecer culturas distintas do futebol dentro de nosso próprio país?

Neto Borges: Você sabe que no futebol brasileiro pra você conseguir um longo contrato em um clube pequeno como eu vinha jogando é difícil, até pelo calendário brasileiro que é um pouco complicado para clubes menores, muitos ficam no caminho após o estadual, então vejo com bons olhos essa mudança de clube e estado com frequência. Foi a época que eu peguei muita bagagem e tive resultado nisso.

fonte: catubarao.com.br

DBeP: Se compararmos com jovens atletas cujo a trajetória inicia-se aos 16,17 anos, o seu começo foi considerado tardio, aos 21. Todavia quando começou, foi avassalador! Você conquistou a Copa Santa Catarina e logo despertou o interesse no Hammarby. Como foram as negociações e quais clubes além do Hammarby demonstraram interesse no seu futebol?

Neto Borges: Realmente sou um atleta que começou muito tarde no futebol comparado aos jovens de hoje em dia, mas sempre estive sonhando com uma oportunidade, me preparando e quando veio pude agarrar com todas as forças e após o título da copa santa Catarina com o tubarão realmente tive interesse de clubes brasileiros mas não gostaria de citar os nomes dos clubes, e escolhi o Hammarby porque era a realização de um sonho vir para a Europa

foto:esportesmais.com.br

DBeP: No elenco do Hammarby haviam jogadores de Gâmbia, Gana, Palestina, Islândia, Montenegro, Noruega, Sérvia, Gabão, Croácia, Dinamarca e claro, Suécia. Como foi esse convívio com colegas de vários cantos do mundo?

Neto Borges: No começo foi um pouco complicado porque eu não falava o idioma, mas os auxiliares que falavam espanhol eu conseguia entender um pouco mas me ajudavam bastante. Mas passado os primeiros 6,7 meses que estive lá pude formar grandes amigos que sem dúvida levarei pra vida inteira

DBeP: Quando você pensa em uma atuação de gala, qual jogo vem a sua mente: GIF Sundsvall 2 x3 Hammarby, Hammarby 4x1 Dallkurd FF ou Trelleborgs 1–3 Hammarby?

Neto Borges: Escolher uma atuação de gala … Acho que é difícil escolher porque todo jogo teve uma história diferente, tiveram circunstâncias diferentes. Mas se for pra escolher um jogo eu fico com o encontro diante do Sundsvall

foto: lance.com.br

DBeP: Suas apresentações foram tão boas que despertaram o interesse de vários clubes, dentre eles o Genk, da Bélgica, o qual acabou lhe contratando. O clube é conhecido por formar bons jogadores como Benteke, Courtois, De Bruyne, Casteels, enfim. Essa capacidade de lapidar atletas foi um fator chave para sua escolha?

Neto Borges: A minha vinda pro Genk realmente está por trás de tudo isso que você mencionou. Por ser um clube formador, por ser um clube que sabe lapidar jovens promessas, enfim, por isso optei pelo Genk

DBeP: O Genk está na fase final da Pro League e tem em Samatta o artilheiro da competição com 20 gols marcados. Como vocês tratam essa fase decisiva apesar de serem os favoritos a conquistar a Jupiler 18/19?

Neto Borges: Estamos muito próximos de conseguir nosso objetivo, e sempre estamos tratando o próximo jogo como o mais importante e é isso que está nos dando os resultados. Então nada melhor do que manter dessa mesma forma até carimbarmos o título e o passaporte pra Champions League do ano que vem, porque sem dúvida é um sonho pra todos nós.

fonte: lance.

DBeP: Você é um lateral que gosta muito de atacar pelo centro do campo, aumentando suas opções de passe e confundindo ainda mais a defesa adversária. Em quem você se espelha e quais são seus grandes ídolos na posição?

Neto Borges: Sou um tipo de pessoa que sempre está aberto a aprender, e não me espelho somente em um, mas sim em todos estes que estão em um excelente nível. Tento observar o que eles têm de bom e tento passar isso para o meu estilo de jogo

DBeP: Quais são os seus planos a médio e longo prazo? Quais são teus sonhos ao longo da carreira?

Neto Borges: O meu sonho de verdade é jogar no nível mais alto que eu puder, isso se conquista com muito trabalho, muita provação, com muitos momentos difíceis, e é isso, acho que esse é o sonho de todo atleta, chegar ao seu nível máximo.

Confira alguns lances de Neto quando ainda defendia as cores do Hammarby:

--

--

Muniz Junior
Blog De Bate e Pronto

Pai da Melina, Co-fundador e Apresentador no GreNal Total. Analista de desempenho pelo @futebolinterativo.