BR no Mundo: Yago Gomes

Muniz Junior
Blog De Bate e Pronto
6 min readNov 12, 2020

O menino nascido em Beberibe, criado em Morro Alto, cidade turística do Ceará sempre pensou grande, sonhou alto. A vida o levou a Flums, pequena cidade no interior da Suíça. Hoje, ele desfruta de um sonho que sempre teve, ser um atleta profissional.

Yago Gomes do Nascimento, filho de mãe suíça e pai brasileiro, sempre teve o sonho de se tornar profissional. Aos quatro anos de idade, a família, buscando um estudo melhor pro filho decide voltar pra terra natal de sua mãe. O que eles não esperavam, é que o filho se tornasse um jogador de futebol, que hoje encanta a todos com seus dribles, sua velocidade e sua técnica. O DBeP teve a oportunidade de bater um papo exclusivo com o atleta, confira:

DBeP: Muitos atletas brasileiros surgem já no cenário europeu, temos muitos casos, exemplos de Hulk, David Luiz, Fabinho, enfim, você também é um desses jogadores. O que de fato aconteceu pra você rumar a Suíça tão cedo?

Yago Gomes: Boa noite Muniz, muito obrigado pela entrevista, agradeço muito pelo seu trabalho, é um prazer poder fazer uma entrevista em português. Feliz também em saber que meus familiares poderão ler um artigo sobre mim. Pra responder essa pergunta eu preciso contar minha história. Eu nasci em Beberibe, mas cresci em Morro Branco, uma cidade turística aqui do Ceará. Foi por esse motivo que meus pais se conheceram, minha mãe é suíça e meu pai brasileiro. Morei no Ceará até completar 4 anos, e pra ter um estudo melhor, meus pais decidiram morar na Suíça. Já estou aqui há 15 anos, moramos em Flums, e em frente à minha casa, tem um campo, é sério. E não tinha outra coisa pra fazer né, a bola sempre foi minha melhor amiga, e desde sempre o que eu mais amo fazer é jogar bola. Comecei a jogar com 5 anos, e desde aí comecei a sonhar em ser um jogador de futebol. Comecei nas escolinhas, passei pelo sub-11 e depois de dois anos, já poderia trocar de equipe. O ST. Gallen recrutava os melhores jogadores da cidade, e pra mim foi um prazer imenso poder jogar lá. Eu sempre quis ser jogador, por isso com 12 anos eu decidi que sairia de casa pra morar na cidade do ST. Gallen. A distância é muito longa, eu teria que morar lá, então me mudei pra academia do clube. Lá, joguei do sub-13 ao sub-16. Passava a semana inteira lá e aos finais de semana visitava meus pais em Flums. Já no sub-16 tive um momento difícil, o treinador não me colocava pra jogar e eu precisava encontrar outro caminho. Foi então que decidi voltar para o FC Vaduz. Com 16 anos jogava no sub-18 do Vaduz e com 17 fui promovido ao time B, fiz alguns treinos com os profissionais, disputamos alguns amistosos, o treinador gostou de mim, fui muito bem e pude firmar meu primeiro contrato, em Agosto de 2019. Normalmente, eu aproveitava os meses de Junho e Julho pra visitar o Brasil, tirar férias. Fazíamos isso todos os anos, mas nesse ano, eu decidi que não viajaria na esperança de fazer a pré-temporada com a equipe principal visando a nova temporada. Dito e feito, pude fazer a pré-temporada com os profissionais, arrebentei e no final consegui firmar meu 1° contrato. Me lembro até hoje, foi a realização de um sonho.

foto: arquivo pessoal

DBeP: Você está a 3 temporadas no FC Vaduz, clube de Liechenstein mas que curiosamente disputa a Liga da Suíça. Como foi sua adaptação e como é essa situação do FC Vaduz?

Yago Gomes: As primeiras duas temporadas, atuava pelo time B. Com o passar do tempo, fui jogando bem, ganhando a confiança do treinador do profissional e por isso pude subir. Minha adaptação foi muito boa, meus companheiros me ajudaram bastante. É muito mais fácil jogar no profissional porque seus companheiros te auxiliam muito, isso facilita seu jogo. Os mais experientes me receberam muito bem, me davam confiança a cada jogada, sempre me elogiavam, isso fez com que minha confiança aumentasse. Nessa temporada em específico, a situação do clube não era das melhores, disputávamos a challenge league (2° divisão) e conseguimos o acesso pra Super Liga (1° divisão suíça). Com isso, o nível do futebol praticado aumentou, então as coisas começaram a se tornar mais difíceis.

foto: arquivo pessoal

DBeP: Dia 29/09/19 você estreou com a camisa do Vaduz. O jogo foi contra o FC Aarau com uma vitória maiúscula de seu time por 5x2. Qual foi a sensação de disputar sua primeira partida como profissional?

Yago Gomes: Cara, eu nunca vou esquecer. Lembro como se fosse hoje. Poder vestir a camisa do Vaduz, com o meu nome (Gomes) atrás, foi um orgulho enorme. Foi um dia incrível, eu, como disse, sempre sonhava em ser jogador. Foi uma realização e tanto. Pude sentir o orgulho dos meus pais e dos meus familiares no Brasil. Isso me motivava, me dava mais confiança pra continuar e por esses motivos não há quem possa me parar. Eu trabalho e ainda vou trabalhar muito pra conseguir realizar meus sonhos.

DBeP: A seleção da Suíça vem numa crescente bastante significativa, com boas exibições em Copas do Mundo, e atualmente liderando seu grupo na Uefa Nations League. Como uma pessoa que vê essa crescente?

Yago Gomes: O trabalho da Suíça vem de muitos anos, possuem excelentes jogadores espalhados por todos os cantos. Eles focaram muito na questão coletiva, em ser uma EQUIPE competitiva, com isso, vieram bons resultados diante da Espanha, do próprio Brasil. Isso dá confiança e o próprio país abraçou essa seleção.

DBeP: O Vaduz é uma equipe bastante jovem, a faixa etária da equipe é de apenas 19 anos. O quão importante é para vocês jovens ter um clube que aposta constantemente em jogadores novos?

foto: arquivo pessoal

Yago Gomes: É um prazer, sou muito grato ao FC Vaduz pela oportunidade que me deram, mas também pelos outros jogadores. Na temporada passada as coisas foram muito mais fáceis, disputávamos a Challenge e os jovens ganhavam muitos minutos. Agora, como o clube conseguiu o acesso, têm sido mais difícil, mas eu acredito que ganharemos mais oportunidades. Preciso seguir trabalhando, manter o foco, sei que fazendo isso consequentemente terei mais minutos.

DBeP: Quais são os seus planos a médio/longo prazo? Qual seu sonho, onde quer jogar, etc?

Yago Gomes: Primeiro preciso ganhar mais minutos do treinador, além de jogar, jogar bem, ganhar a confiança dos companheiros, do treinador, enfim. Eu sou muito grato a Deus por tudo, sei que se confiar nele e seguir trabalhando, terei mais oportunidades e sem dúvidas conquistarei meu espaço no time titular.
Sonho em jogar pelo Barcelona, disputar a La Liga. Jogar pelo Manchester City, seguindo os passos do Gabriel Jesus, poder disputar uma Champions, e sem dúvidas atuar pela seleção. Ainda não decidi se optaria pela seleção suíça ou seleção brasileira, sigo pensando. Mas cara, sei que se eu seguir trabalhando, me esforçando, aprendendo, posso desfrutar grandes coisas. Eu tenho fé, agradeço a Deus a cada dia, posso sonhar e creio que meus sonhos se tornarão realidade. Deus já fez grandes coisas na minha vida, pude me tornar jogador profissional, então creio nele e sei que através dele posso realizar grandes coisas. Sonho encerrar minha carreira no Brasil, disputar uma Série A. Jogar uma libertadores pelo Flamengo, comprar uma casa no Brasil e poder disfrutar junto aos meus primos, familiares e sem dúvidas devolver tudo aquilo que meus pais me deram. Nós temos uma vida muito boa aqui na Suíça, mas quero ter uma vida boa no Brasil também.
Depois disso pretendo ajudar a minha cidade natal, Morro Branco. Seria um prazer ajudar meus primos, minhas primas, enfim, minha família inteira. Ajudar meus amigos, enfim, todos aqueles que precisarem de mim. Eu sempre falo, vamos longe, tenha fé e se Deus quiser, tudo dará certo. Sonhar e nunca parar de sonhar, sempre agradecendo a Deus por cada oportunidade.

--

--

Muniz Junior
Blog De Bate e Pronto

Pai da Melina, Co-fundador e Apresentador no GreNal Total. Analista de desempenho pelo @futebolinterativo.