BR no Mundo: Lucas Venuto

Muniz Junior
Blog De Bate e Pronto
8 min readApr 8, 2019

--

Aos 12 anos de idade, Lucas Venuto deixou a cidade de Governador Valadares, em Minas Gerais, afim de lutar pelo seu sonho, ser jogador de futebol. Hoje, aos 24 anos, o jovem ponta já acumula passagens pela Alemanha, Áustria e atualmente disputa a MLS. Seus objetivos? Ser uma estrela da Liga, conquistar o mundo e voltar ao Brasil! O DBeP traz com exclusividade os detalhes dessa entrevista, confira:

DBeP: Pra quem nunca ouviu falar, quem é, como atua e em quem se espelha Lucas Venuto?

Lucas Venuto: Eu sou Lucas Venuto, atacante do Vancouver Whitecaps, sou um jogador de muita velocidade, muito drible. Sou um jogador que procura sempre objetividade em direção ao gol e minhas principais características são: o 1x1, a capacidade de dar assistências e a recomposição. Meu espelho no futebol hoje é o Neymar, porque é um jogador brasileiro que tem uma história de vida muito bonita, e que desde novo batalhou muito pra chegar onde está, então acho a história dele e hoje o que se tornou me espelha bastante.

DBeP: Você é natural de Governador Valadares, interior de Minas Gerais, mas ainda adolescente se mudou primeiramente para Belo Horizonte onde atuou no Cruzeiro e depois para São Paulo, onde foi contratado pelo RB Brasil. Como você foi descoberto? E como foi pra você se despedir de Valadares tão novo?

Lucas Venuto: Sou de Governador Valadares, uma cidade que tenho orgulho de pertencer. Realmente saí muito novo de lá, com 12 anos fui pro Cruzeiro Esporte Clube. onde dei meus primeiros passos através de um empresário chamado Ricardo, ele me ajudou muito. Ele era diretor do Cruzeiro, então como eu me destacava bastante nas escolinhas de Valadares, tive a oportunidade de ir para lá logo cedo, e fiquei até os 16 anos quando fui dispensado, mas hoje com outros olhos vejo o quanto aprendi nisso tudo. No início foi duro pra mim porque foi um clube que era muito querido e a história mudou, enfim… Foi aí que apareceu o Red Bull Brasil, um clube que me abriu as portas, pude evoluir bastante, crescer e jogar por três anos, inclusive fazer meu primeiro jogo como profissional e sem dúvidas foi um clube muito importante na minha carreira, foi um clube que me ajudou a crescer bastante e graças a Deus eu pude desfrutar da estrutura que me proporcionaram.

DBeP: Como RB é de uma franquia, é comum vermos equipes em alguns lugares no mundo, temos RB Leipzig, RB Salzburg, mas o RB Brasil é o único que não está na elite de seu país. Como era a cobrança da franquia em relação ao clube?

Lucas Venuto: A escola da Red Bull é uma só, como você disse, é uma franquia só. É um clube muito sério, tive a oportunidade jogar tanto na Áustria quanto no Brasil então eu sei bem do que estou falando. Acho que a diferença entre os clubes de fora e os do brasil é que no brasil é um processo mais complicado, mais difícil devido a cultura, devido ao futebol em sí. Eu acho que no brasil acaba sofrendo mais pra poder chegar na elite, mas eu tenho certeza que em breve eles vão conseguir chegar, porque é um clube que vem crescendo, que vem trabalhando. Mas é como eu disse, acredito que a competitividade no brasil acaba tendo uma pressão maior, então isso faz com que o processo seja mais lento, mas acredito que logo logo o projeto dará certo e o Red Bull estará na elite do futebol brasileiro.

DBeP: Atualmente negociações estão ocorrendo e parece que o RB irá comprar a equipe do Bragantino. Como você vê essa compra e o que pode nos falar a respeito das ambições futuras dessa franquia?

Lucas Venuto: Essa informação eu não sei muito bem te dizer, pois estou bem distante e acompanho poucas notícias, mas se for verdade eu espero que dê certo. Redbull Salzburg teve sucesso na compra de um time e hoje se tornou um time que joga a Europa League todo ano e é muito competitivo, está sempre brigando, então acredito que é um projeto que possa sim dar certo no futuro e vou ficar na torcida.

DBeP: Após o RB Brasil, você seguiu para a Alemanha e para a Áustria afim de continuar sua carreira. Passou no Liefering (clube satélite do Salzburg) e logo após assinou por empréstimo com o SV Grodig. O interessante é que na temporada 14/15 o clube jogou as preliminares da Europa League, mas no ano seguinte terminou na lanterna do campeonato. Isso mostra o equilíbrio que a Bundesliga possui. Como foi pra você vivenciar esses dois momentos distintos?

Lucas Venuto: Bom, minha ida pra Alemanha foi muito complicada no início, é um país com uma cultura diferente da nossa em tudo, tive muita dificuldade com a comida, houve momentos em que pensei em voltar ao Brasil, mas graças a Deus consegui superar esse momento e dei a volta por cima. Pude aprender o idioma, a cultura, entender a mentalidade deles, então com o passar do tempo tudo isso ficou mais fácil.
Depois fui para o Liefering, joguei a segunda divisão e logo em seguida graças a Deus me destaquei e fui para a primeira divisão atuar no Grodiv, um time que tenho um carinho muito grande, joguei apenas um ano lá, mas pude me desenvolver e crescer muito como atleta e pessoa. Acredito que altos e baixos existem em todos os times, não só na Liga da Áustria, mas as vezes tem time que chega em um ano, já no outro ano não chega bem, enfim, faz parte do futebol e foi muito bom pra mim vivenciar esse momento, essa experiência grande onde pude aprender bastante.

DBeP: No começo da temporada 15/16 você foi contratado pelo Austria Viena, clube 24 vezes campeão da Áustria, 27 vezes campeão da Taça da Áustria, enfim. Como foi pra você chegar num clube tão grande em um país onde você já estava durante 3 temporadas?

Lucas Venuto: Chegar no Áustria pra mim foi o auge da minha carreira, apesar de ser muito novo, na época com 20 anos, cheguei com todos apostando muito em mim. Todo mundo sabe a história e tradição que o Áustria Viena tem, é um clube respeitado e um clube muito sério, pra mim foi muito bom. Foi um time que me acolheu, um treinador que me acolheu de uma forma extraordinária, jamais vou esquecer porque foi o time que eu joguei minha primeira competição internacional, a Europa League, então pra mim foi algo incrível e pude desfrutar muito nesses três anos que fiquei lá. Tenho certeza que cumpri meu objetivo e saí de lá feliz e orgulhoso do que fiz É um clube que sempre terei um carinho muito grande, sempre procuro, onde for, jogar futebol e deixar um bom legado.

(fonte: russo law and soccer)

DBeP: O dia foi 14 de julho de 2016, o Áustria recebia no Ernst-Happel o Perparimi Kukesi, da Albânia. Foi o seu primeiro jogo em um torneio continental, a Europa League. O que passou pela sua cabeça naquele momento?

Lucas Venuto: Cara pra mim foi incrível jogar a Europa League! Era um sonho que eu tinha de atingir, de chegar nesse nível, então graças a Deus eu consegui com muito trabalho e muita dedicação. Pude fazer bons jogos, pude evoluir, pude crescer … É uma competição que te dá uma experiência extraordinária e comigo não foi diferente. Depois que joguei a Europa League realmente vi que estava em um nível muito legal, fiquei orgulhoso de mim mesmo por ter chegado, por ter conseguido realizar esse sonho e graças a Deus foi possível e espero ainda continuar realizando muitos sonhos.

(fonte: 90minuten)

DBeP: Você atuou no Áustria até o início deste ano, e alguns clubes demonstraram interesse na sua contratação, dentre eles o Santos. As negociações estavam praticamente acertadas, mas a equipe santista voltou atrás e ofereceu números completamente diferentes ao que foi oferecido. Você então decide encerrar as negociações e ruma a MLS para fechar com o Vancouver Whitecaps. Você estava desejoso em atuar aqui? O que te fez optar pela MLS?

Lucas Venuto: Graças a Deus tive sim várias oportunidades e portas abertas para fazer essa mudança do Áustria, e quando surgiu a oportunidade do Santos, com certeza pela história que o clube tem, fiquei muito feliz. Realmente a gente chegou a conversar, mas as coisas acabaram não dando certo, faz parte do futebol. Enfim, tenho um desejo de jogar um dia no Brasil, não sei quando vai acontecer, mas o que me fez optar pela MLS foi o projeto do clube, o treinador também me queria aqui, então isso me fez pensar bem e vir pra cá acreditando no projeto que o clube tem para minha carreira. Creio que fiz a escolha certa, mas como eu disse um tenho sim a vontade de jogar no Brasil.

DBeP: A Major League Soccer é uma liga que cresce muito a cada temporada. Com certeza é a que mais cresce no continente, e se antes víamos só atletas “experientes” embarcando nessa, hoje vemos atletas como você, Barco, Pity Martínez, enfim. O que você espera encontrar em uma liga que vem de uma crescente tanto de público quanto de qualidade técnica?

Lucas Venuto: Bom, pra mim está sendo uma experiência muito diferente na verdade. A MLS é uma liga que vem crescendo muito e, diferente do que muitas pessoas pensam aqui têm sim muita qualidade. Estou podendo ver isso de perto agora, tem muitos jogadores sul-americanos aqui, muitos jogadores de qualidade, acredito que tem tudo, pelo investimento que eles vêm fazendo na liga, pelos jogadores experientes, enfim, espero poder evoluir aqui, crescer, continuar jogando meu futebol que eu sempre joguei e eu tenho certeza que a liga vai me permitir isso, porque como eu disse, aqui tem muitos jogadores de qualidade e também com todo o investimento em volta tem tudo pra dar certo.

(fonte: Prince Georgia Citizen)

DBeP: Você ainda é novo, embora já tenha adquirido muita experiência com o mundo da bola. Quais são seus planos a médio e longo prazo? Qual (ou quais) ligas você sonha em disputar?

Lucas Venuto: Eu me considero um jogador novo, mas pude aprender bastante nesses anos de carreira. Comecei com 17, hoje estou com 24, então graças a Deus pude adquirir uma experiência muito grande, venho crescendo e melhorando. Meus planos são primeiramente me adaptar bem aqui na MLS, no país, eu gosto sempre de pensar no presente, então quero me adaptar o mais rápido, quero poder ajudar o Vancouver a conquistar algo grande. Quero deixar meu legado aqui no clube, fazer minha história. Tenho sonhos, assim como disse, um dia quero poder jogar o Brasileirão e já deixei isso claro para o meu empresário. Pretendo um dia sentir essa emoção, essa euforia, essa sensação única, quero estar perto da minha família, jogar do lado de casa, eu sonho com isso um dia.

Confira abaixo alguns lances de Lucas Venuto:

--

--

Muniz Junior
Blog De Bate e Pronto

Pai da Melina, Co-fundador e Apresentador no GreNal Total. Analista de desempenho pelo @futebolinterativo.