De Olho na Base: Gabriel Martinelli

Confira uma análise do novo reforço do Arsenal

André Galassi
Blog De Bate e Pronto
3 min readJul 2, 2019

--

No De Olho na Base de hoje, vamos falar do jovem Gabriel Martinelli, atacante de apenas 18 anos. Destaque do Ituano na Copa São Paulo de Futebol Junior e posteriormente no Campeonato Paulista, o atleta vem há dois anos despertando interesse de gigantes nacionais e internacionais, e recentemente concretizou sua saída para o Arsenal.

Rápido, habilidoso e versátil, Martinelli consegue facilmente se adaptar a um jogo específico. Sabe jogar aberto pelo lado esquerdo, função que fez no Campeonato Paulista, ou também como camisa 9, função feita na Copa São Paulo de Futebol Junior. Sua principal arma é a velocidade com drible, além de finalizações. Em um esquema como o 4–3–3, o jogador apresenta bom desempenho, uma vez que traz muita profundidade, além de ajudar na recomposição, como podemos perceber no mapa de calor abaixo.

Antes de estourar pelo Ituano, o atacante teve uma boa passagem pelo Corinthians. Começou no clube alvinegro com apenas seis anos no Futsal, e migrou para os campos no sub- 11. Fez ao todo 73 gols em 139 jogos pelas categorias de base do timão.

Entretanto devido a uma mudança familiar, o jovem fez o caminho inverso e andou na ‘’contramão’’ das jovens promessas brasileiras, largando o Corinthians e rumando para o sub- 15 do Ituano. Já muito assediado por grandes equipes e pelo futebol europeu, Martinelli chegou a passar até por um período de treinos no Manchester United e no Paris Saint Germain.

Sobre o acontecido, o jovem relata:

‘‘– Foi uma das melhores experiências que eu tive no futebol, pois, além de ser um dos maiores clubes do mundo, o nível de exigência nos treinamentos é muito alto e me fez crescer bastante no futebol, tanto na qualidade como na parte tática, nos pensamentos. Na verdade, a sensação é sempre muito boa em saber que existem pessoas ou clubes que gostam do meu futebol, por isso eu sempre entro em campo e tento fazer o meu melhor — disse o atacante.’’

Pela base do Ituano, sempre obteve sucesso e atingiu boas marcas. Até agora tem 66 gols em 96 partidas e atingiu seu auge na Copa São Paulo 2019, onde marcou 6 gols ao longo da trajetória alvirrubra.

Mesmo sendo jovem, Martinelli integrou muito cedo o futebol profissional da equipe de Itu. Desde o paulista de 2018 treina com a equipe, e desde a Copa Paulista joga com frequência. Ao todo realizou 34 jogos como profissional e tem a marca de 10 gols e seis assistências.

No Campeonato Paulista de 2019, a joia rubro-negra participou dos 14 jogos realizados pelo clube (12 como titular), fez 6 gols, realizou 3 assistências, além de 7 chances claras criadas e 5 chances claras perdidas. Realizou em média três dribles por jogo (65% de aproveitamento) e tem 13.2 passes realizados por jogo (78% de aproveitamento). Números excelentes pela sua pouca idade.

Segundo o seu empresário, depois do término do Campeonato Paulista, o jogador recebeu 25 propostas, sendo oito delas de clubes brasileiros e 17 estrangeiras. O vencedor desse ‘’leilão’’ foi o Arsenal, que foi anunciou Martinelli por 30 milhões de reais. O acordo já estava selado desde maio, porem o clube londrino teve que esperar o atleta completar 18 anos para anuncia-lo de forma oficial.

Anuncio oficial de Martinelli no Arsenal (Foto: Arsenal)

Veja agora um vídeo com alguns lances do jovem jogador:

--

--

André Galassi
Blog De Bate e Pronto

São Carlense e amante de um bom e velho esporte bretão.