De Olho na Base: Léo Chú

Muniz Junior
Blog De Bate e Pronto
3 min readJun 5, 2019

Natural de Porto Alegre, Leonardo Alves Chú Franco, ou Léo Chú, deu seus primeiros passes (e arrancadas) no São José, tradicional clube da capital gaúcha. Lá, permaneceu até o dia 05 de Abril de 2011, quando assinou contrato com o Grêmio. Para ficar com o atleta, o tricolor precisou ceder 3 jogadores ao Zequinha, (apelido do São José), e assim o fez.

Fonte: Twitter

Lá se vão 8 anos que Léo Chú integra a base gremista, com muitos altos e baixos, muitas sondagens e propostas concretas. Mas sempre com o mesmo sonho, vestir o manto tricolor: “Claro, sondagens sempre existem, mas eu sou bem tranquilo! Meu maior sonho é fazer história aqui, então tudo no tempo certo.”

Léo Chú é o tradicional extremo, tem velocidade, drible e profundidade como pontos fortes. Hoje no elenco principal, Renato Portaluppi conta com Éverton e Pepê para a posição. Aos poucos, Léo Chú vai cavando lugar entre os candidatos a serem promovidos ao elenco principal, e já se imagina marcando o primeiro gol como profissional: “Penso nisso todos os dias, espero que seja um gol com as minhas características, um drible e um chute tirando do goleiro, parar na frente da geral e dar a flechada (comemoração em homenagem a Tarciso, conhecido como flecha negra, ídolo gremista que faleceu no fim de 2018), seria um sonho …”

Fonte: GaúchaZH

Léo se mantém como um dos destaques do tricolor gaúcho em todos os torneios que participa. Atualmente o ponta disputa o Campeonato Brasileiro de Aspirantes, tendo atuado em 2 oportunidades e marcado 1 vez. Aliás, o que impressiona é justamente o fato de Léo marcar muitos gols para sua posição. Seu desempenho até aqui no Campeonato de Aspirantes é o mesmo de todas as outras competições na qual disputou, 1 gol a cada 180 minutos.

Aos 19 anos, Chú tem em Douglas Costa e Luan seus principais ídolos. As comparações com o atual atleta da Juventus são muitas, afinal, os dois utilizam a perna esquerda e atuam na mesma faixa do campo: “Realmente acredito que lembro muito o Douglas pelo fato dos drible, explosão e estilo de jogo bem parecido”.

O esquema ideal para Léo Chú é sem dúvidas o 4–3–3. Com sua extrema velocidade, o jogador é um desafogo e sempre leva perigo no 1x1. Apesar de ser preferencialmente canhoto, também conta com uma boa perna direita, frequentemente confundindo os adversários.

Migrar aos profissionais é questão de tempo e o fato é que o tricolor Gaúcho está, mais uma vez, muito bem servido com reforços vindo das categorias de base. E quem crava isso? o próprio atleta: “Quero falar pra torcida ficar bem tranquila, que o futuro está bem servido de grandes jogadores feitos em casa”

Confira alguns lances de Léo Chú:

--

--

Muniz Junior
Blog De Bate e Pronto

Pai da Melina, Co-fundador e Apresentador no GreNal Total. Analista de desempenho pelo @futebolinterativo.