De Olho na Base: Reinier

Craque o Flamengo faz em casa

--

Principal campeão da Copa São Paulo, o Flamengo vive um momento diferente em sua base. Em um momento de “primo rico” entre os clubes brasileiros, a tendência seria os atletas da base terem cada vez menos oportunidades. Na prática, entretanto, isso é bem diferente.

Lucas Paquetá, Vinicius Júnior, Jorge, Léo Duarte, Felipe Vizeu. Todos exemplos de jogadores formados na categoria de base rubro-negra e conseguiram dar o retorno técnico e também financeiro, na maioria dos casos. E após tantas vendas de sucesso, surge a mais nova promessa: Reinier.

Natural de Brasília, no Distrito Federal, começou a dar os seus primeiros passos como atleta na escolhinha do Brasília Futebol Academia e curiosamente, como volante. Ainda teve passagens por todos os rivais do Rio de Janeiro, passando por Vasco, Botafogo e Fluminense.

Legítimo camisa 10, o atleta de apenas 17 anos já foi consultado por diversos times, entre eles os gigantes Real Madrid e Juventus. Por isso, o Flamengo já se precaveu e estipulou a multa rescisória de setenta milhões de euros. Para retirar o jovem da gávea, qualquer clube europeu vai ter de desembolsar aproximadamente 55% a mais do que gasto com Vinicius Júnior.

Se a comparação em valor financeiro é com Vinícius Júnior, o ídolo é Paquetá. Atletas que atuam em posições parecidas, Reinier vem se destacando no mesmo lugar de campo que o do agora Milanista e convocado para a seleção principal, Lucas Paquetá.:

Me espelho em todos eles, jovens jogadores que vieram da base, ganharam a Copinha, tudo… Me espelho no comportamento, atitude deles dentro de campo. Meu jogo é mais próximo do Paquetá. É meu ídolo. Costumo olhar para o jogo dele, atitude, o que ele faz, como busca a bola, como ataca o espaço. Sou fã dele, graças a Deus está dando tudo certo na vida dele

O seu valor de venda, apesar de gigantesco, não surpreende. Além de o Flamengo já ter se tornado um clube novamente formador, Reinier nem mesmo subiu para a categoria profissional e já se tornou xodó da torcida. Na Copa do Brasil sub-17 de 2018, foi o protagonista da conquista contra o rival Fluminense.

Além disso, suas grandes atuações na base o levaram a diversas convocações para a seleção brasileira. Já disputou torneios como Sul-Americano sub 15 e foi convocador para o Sul-Americano Sub 17 deste ano. Tem razão ou não a nação rubro-negra de estar empolgada?

Se craque o Flamengo tem o costume de fazer em casa, Reinier é a próxima grande esperança dos torcedores. Apesar da grande concorrência no meio de campo rubro-negro, com nomes como Diego, Arrascaeta e Everton Ribeiro, o atleta que completou 17 anos em janeiro pode ser uma hipótese a ser pensada por Abel Braga para integrar o elenco principal, quem sabe ainda esse ano.

Qualidade Reinier provou que já tem. Se conseguir provar no profissional toda a sua qualidade, fará jus à tradição do clube carioca. Olho na base, olho em Reinier.

Dá uma olhada em alguns lances do garoto rubro-negro:

--

--