Deadline Day: Após o fim da janela, veja a lista dos ‘‘Free Agency’’

O De Bate e Pronto preparou uma lista de atletas que fecharam a janela sem contratos e que em breve podem pintar em seu clube

André Galassi
Blog De Bate e Pronto
5 min readSep 5, 2019

--

Após o deadline day terça feira, o mercado de transferências se fechou nas principais ligas da Europa. Com exceção de Portugal (até 22 de setembro), as contratações no velho continente devem ser escassas até dezembro. Entretanto alguns jogadores ainda não definiram seus destinos e agora integram o grupo dos atletas sem clube, podendo acertar sem qualquer custo com outros clubes para 2020.

O De Bate e Pronto listou alguns atletas que estão livres e aguardam uma nova oportunidade para demostrar seu futebol. Entre os citados, destaques para Claudio Marchisio, ex Juventus, e Jonatas, aposta de Osmar Loss no Corinthians.

Confira:

Markel Sussaeta:

Desde 2007 defendendo as cores do Athletic Bilbao, Sussaeta deixa o clube como um ídolo. Aos 31 anos, o meia direita pode aparecer futuramente no futebol japonês, uma vez que segundo a imprensa espanhola, o Gamba Osaka teria feito uma oferta ao jogador. Com mais de 500 jogos e 56 gols pela equipe basca, o atleta vale aproximadamente 6 milhões de euros segundo o site Trasfermarket, sagrando-se o jogador mais valioso de toda a lista dos sem contratos.

Hatem Ben Arfa:

Altos e baixos, assim podemos definir a longa carreira do francês Hatem Bem Arfa. Após uma frustrante passagem pelo Rennes, o meio campista ex PSG e seleção francesa ainda não tem ideia de onde jogará ao restante da temporada. Após ser perguntado sobre o futuro, o jogador de 32 anos disse que ainda não encontrou o clube certo: “é como uma mulher, se ela não te excita, desiste’’

Ben Arfa no PSG (Foto: PSG)

Fredy Guarín:

Já bem rodado pelo futebol europeu, o colombiano Guarín deixa o futebol Chinês depois de quatro temporadas no Shanghai Shenhua. Segundo a imprensa colombiana, o volante vem sendo procurado por equipes da MLS e também interessou a diretoria do Flamengo, uma vez que Cuellar foi vendido. Com boas passagens por Porto e Inter de Milão, o jogador atuou diversas vezes contra Jorge Jesus em Portugal.

Keisuke Honda:

Depois de se aventurar no futebol mexicano e australiano, o meio campista japonês Honda — presente na Copa de 2018 — começa a dar indícios de que seu auge físico já passou. Com 33 anos o meio campista vem sofrendo com uma serie de lesões desde que deixou o Milan em 2016.

Vale lembrar que mesmo sem anunciar de vez a aposentadoria, o japonês iniciou uma sua carreira como treinador, comandando a seleção do Camboja — em boa parte do tempo, à distância.

Ignazio Abate:

Revelado nas categorias de base do Milan, o lateral direito Abate não teve seu vínculo renovado com a equipe rossonera. Desde 2009 atuando de forma interrupta na equipe, o atleta acumulou mais de 300 jogos. Segundo a imprensa local, o lateral de 32 anos gostaria de novos ares na carreira e recusou diversas propostas vindas de clubes italianos.

Jonathas Jesus:

Aposta e posteriormente fracasso no ataque do Corinthians em 2018, o centroavante Jonathas não deixou muitas saudades no Timão. Com 30 anos, o atacante rescindiu seu vínculo com o Hannover logo após a estreia no Campeonato Alemão, como forma de enxugar a folha salarial do modesto clube.

Caberia no seu time?

Anunciado no Corinthians, o centroavante deixou o clube com apenas nove jogos (Foto: Corinthians)

Wilfred Bony:

Conhecido pelos amantes da Premier League, Bony nunca mais foi o mesmo após deixar o Manchester City em 2016. Fracassos no Stoke City, Swansea City e no futebol catari culminaram no triste fim do centroavante. Sem contrato com nenhum clube, o marfinense foi visto treinando com o elenco do modesto Newport Country da quarta divisão inglesa, entretanto não se sabe ao certo se o atacante continuara ao não na equipe. No fim de agosto o seu nome foi vinculado com o Flamengo.

Lucas Silva:

Um dos destaques do Cruzeiro bicampeão brasileiro em 2014/15, Lucas Silva acertou sua rescisão com o Real Madrid. Aos 26 anos, o volante estava emprestado ao próprio Cruzeiro até julho e segundo rumores da imprensa mineira pode assinar com a equipe para o ano que vem. Ao todo foram apenas nove jogos com a camisa merengue.

Lucas Silva em ação pelo Real Madrid (Foto: O Tempo)

Fábio Coentrão:

Ex-jogador do Real Madrid e da seleção portuguesa, o lateral ficou sem clube após disputar a última temporada com a camisa do Rio Ave. Em entrevistas, o técnico do Rio Ave já disse que pretende contar com o jogador para 2019/20, entretanto ainda não houve acerto da equipe com o atleta. Em julho, o lateral ficou no quase com o PAOK da Grécia.

Vale ressaltar que o mercado português se encerra apenas dia 22 de setembro, portanto muitas coisas ainda põem mudar.

Ivan Strinic:

Titular em seis dos sete jogos da vice-campeã Croácia na Copa do Mundo em 2018, Strinic viveu uma temporada extremamente conturbada. O lateral-esquerdo de 32 anos chegou ao Milan logo após o mundial, entretanto foi forçado a interromper a carreira pouco depois, devido a um problema cardíaco. O croata deixou o Milan sem qualquer jogo oficial realizado, apenas com dez jogos no banco de suplentes.

Sem acerto com nenhuma equipe, pode anunciar sua aposentadoria.

Jérémy Ménez:

Parceiro de Ibrahimovic e Cavani no PSG, Ménez teve boas passagens pela França e Itália (Roma e Milan). Mas a carreira do meia-atacante francês de 32 anos entrou em declínio após deixar o clube rossonero em 2016. Com um histórico grande de lesões rescindiu seu contrato com o América do México.

Menéz e Ibraimovic, uma parceria de sucesso (Foto: GE)

Claudio Marchisio:

Ídolo da Juventus e principal nome da lista, o volante italiano de 32 anos disputou a temporada 2018/19 no Zenit da Rússia. Entretanto convivendo com lesões e sem sequência de jogos rescindiu o contrato em junho. Em agosto, foi ventilado no Flamengo, e segundo o jornalista Di Marzio também teria recebido propostas de times italianos. Entretanto, seu desejo seria não defender nenhum outro clube do país por sua identificação com a vecchia senhora.

--

--

André Galassi
Blog De Bate e Pronto

São Carlense e amante de um bom e velho esporte bretão.