Duelo DBeP: Alessandro Nesta x Fernando Hierro

Que duelo senhores, que duelo!

Marc Van Faust
Blog De Bate e Pronto
7 min readMar 5, 2019

--

De um lado Alessandro Nesta, zagueiro multi-campeão italiano, De outro, Fernando Hierro, multi-campeão espanhol. Muitas semelhanças entre eles, realmente muito difícil dizer quem foi melhor. Vou deixar essa sentença a vocês, leitores. Por favor, sentem-se á mesa com os amigos, abram uma bela cerveja e depois de alguma horas de debate inflamado tomem essa decisão.

Alessandro Nesta:

(Imagem: Lazio Brasil)

Alessandro Nesta nasceu em Roma no dia 19 de Março de 1976. Numa bela tarde de 1984, Alessandro acompanha o pai até a escolinha de futebol onde joga o irmão mais velho, Manolo. Ao deixar Manolo , seu Giuseppe Nesta percebe que Alessandro não quer ir embora. Chorando copiosamente Alessandro convence ao pai de inscrevê-lo também na escolinha.

Com apenas 8 anos Alex, como é chamado pela família, já demonstra dotes incomuns e um observador logo promete 10 milhões de Liras ao pai para que o filho jogue na Roma. Dez milhões de Liras áquela época era muito dinheiro mas por ser torcedor fanático da Lazio, grande rival dos giallorossi, seu Giuseppe não aceita a cifra milionária com uma frase marcante: — “Meu filho na Roma? Prefiro morrer.”

Seu Giuseppe então consegue um teste para Alex na Lazio. Aos 9 anos, no campo de San Basilio , com mais 300 crianças Alex é aprovado quase que imediatamente.

Em 1994, após conquistar diversos títulos na base da Lazio finalmente estréia na serie A no jogo contra a Udinese em Udine e nas duas próximas temporadas se firma como um dos melhores defensores do campeonato Italiano sendo convocado para a Eurocopa de 1996 na Inglaterra.

Na temporada 1997/1998 conquista seu primeiro título — Copa Itália batendo o Milan na final com gol de Nesta decisivo no 2 a 1 final — e chega a primeira grande desilusão — final de Copa UEFA perdida para a Inter de Milão de Ronaldo fenômeno.

Mais uma convocação importante: Copa do Mundo França 1998. Alessandro joga bem os dois primeiros jogos mas contra a Austria se machuca gravemente ao joelho ficando fora dos gramados por 7 meses.

Retorna aos campos em dezembro de 1998 em tempo de sentir outro gosto amargo da derrota ao sagrar-se vice-campeão italiano perdendo o título na última rodada para o Milan mas no fim daquela temporada chega a recompensa com dois títulos europeus : a Recopa e a Supercopa Européia esta, conquistada em cima do grande Manchester United.

E o auge na Lazio chega em 2000 quando conquista, com a faixa de capitão, os títulos da série A e da Copa Itália. Nesse momento chovem ofertas por Nesta e as dificuldades financeiras do clube levam ao presidente Cragnotti aceitar a proposta do Milan em 2002.

Nesta deixa a Lazio com 2 milhões de Euros a receber. Nunca viu a cor desse dinheiro já que, num ato de amor ao clube, aceita receber essa quantia em ações do clube para ajudar no balanço biancoceleste.

Nesta deixa Roma depois de nove temporadas e 6 títulos conquistados e disse : “ O meu sonho era jogar na Lazio para sempre ma não foi possível. A Lazio tinha que me vender para fazer caixa e ouvir alguns dizerem que forcei minha saída não foi legal.

A Copa do Mundo da Alemanha 2006 tinha tudo para ser o momento mágico da carreira de Nesta mas novamente uma contusão o tirou dos jogos decisivos daquele título memorável da Itália. Nesta se machucou novamente no terceiro jogo da primeira fase e ficou fora dos demais jogos sagrando-se campeão mundial no banco de reservas.

A primeira temporada no Milan se encerra com o título da Champions League, em cima da Juventus, nos pênaltis, sendo um deles convertido por Alessandro e em 2007 faz o gol mais importante da sua carreira na final do Mundia Interclubes contra o Boca Juniors.

Em 2006/2007 vence sua segunda Champions League não obstante uma grave contusão ao ombro direito e no final da temporada 2008/2009 decide deixar o Milan para se aventurar na liga américa MLS, jogando pelo Montreal Impact. Encerra a carreira depois de jogar no campeonato Indiano a convite de seu amigo e então técnico Marco Materazzi.

Alessandro Nesta, jogador romano mais vencedor da história está entre os 125 melhores jogadores vivos segundo a FIFA e hoje é técnico do Perugia Calcio que milita na série B do italianão.

Nesta no banco durante uma partida (Foto: Corriere dello Sport)

Alessandro considera os anos passados ao Milan sob o comando de Ancelotti como os melhores da sua carreira e as partidas de Playstation contra Pirlo, seu companheiro de quarto as mais divertidas e emocionantes.

Fernando Hierro - Polivalência em estado puro:

(Imagem Goal.com)

Dono de um poderoso chute que lhe permitiu fazer 127 gols na carreira (!) Fernando Hierro é um dos maiores defensores da história do Real Madrid e do futebol espanhol. As suas características se confundem muito com as de Nesta. Muito bom nas bolas aéreas, grande sentido de posicionamento e antecipação e muito seguro e preciso nos passes.

A sua paixão pelo futebol, cultivada desde sempre pela família, o levou a ingressar nas categorias de base do Mallorca. Após ser dispensado pela equipe rojonera Hierro se transferiu e estreou na Primeira Divisão Espanhola pelo Valladolid em 1987. Duas temporadas na condição de titular absoluto jogando como meio-campista marcou seu primeiro gol exatamente contra o Mallorca em 1988.

Em 1989 se transferiu ao Real Madrid depois de uma intensa disputa com o Atlético de Madrid com quem Fernando chegou a conversar pessoalmente. Dizem as más línguas que o Barcelona também estava interessado no Hierro mas parece que tinham se confundido com o irmão mais velho de Fernando que também jogava no Valladolid.

A chegada de Hierro em 1989 á equipe da capital coincide com a chegada de grandes nomes merengues. Hugo Sanchez, Emilio Butragueno e Michel entre outros e se forma uma equipe fantástica capaz de bater recordes e recordes como o histórico de 107 gols só no campeonato Espanhol, sendo 7 de Hierro.

Nesse mesmo ano Hierro estreou na seleção espanhola em um jogo contra a Polônia com vitória da Fúria por 1 a 0 e uma de suas melhores memórias com a camisa da seleção espanhola foi o gol que fez de cabeça após um escanteio contra a Dinamarca em 1993 dando a vitória e a classificação para a Espanha disputar a Copa de Mundo de 1994 nos EUA.

Passam-se 4 temporadas após o título de 1989 para Hierro levantar outro troféu pelo Real Madrid mas a partir daquele instante não parou mais de colocar medalhas no peito.

Campeão espanhol (94–95 , 96–97 e 2000–2001), tricampeão da Champions League (98, 2000 e 2002), bicampeão Mundial Interclubes (1998 e 2002) são só os mais valiosos e importantes da sua carreira.

O jogo de Hierro se caracterizou pelo estilo sério, seguro baseado no seu excelente senso de posicionamento além de ser um excelente cabeceador e cobrador de faltas e pênaltis.

Fernando Hierro abandonou a seleção espanhola em 2002 após a derrota para a Coréia do Sul nas quartas de final daquela fatídica Copa tanto para Hierro quanto para Nesta. Curiosamente fez o anúncio que deixaria a Fúria exatamente poucas horas antes desse polêmico jogo.

Em 2003 deixa o Real Madrid para jogar no Al-Rayyan do Qatar e uma temporada depois se transfere para a Inglaterra para jogar com as cores do Bolton Wanderers. Ao final da temporada 2004–2005 encerra definitivamente a carreira de jogador.

Treinadores importantes da carreira de Hierro não pouparam elogios ao jogador : “ Trata-se de um jogador insubstituível” Assim disse Radomir Antic, seu primeiro técnico no Real. “Foi o melhor líbero espanhol da história” disse Vicente Cantatore.

Atualmente Fernando é técnico de futebol e encontra-se sem clube após ser o treinador da seleção espanhola na Copa do Mundo da Rússia 2018.

Hierro durante o Mundial da Russia (Foto: GE)

Dois jogadores fantásticos que destilaram toda sua elegância em campo durante anos e conquistaram muitos títulos. Decidir quem é melhor é praticamente impossível e esse duelo eu deixo para que vocês desfrutem da história desses monstros do futebol mundial e decidam como melhor entenderem.

--

--