Duelos DBEP: James Rodríguez x Jesse Lingard

Verônica Jensen
Blog De Bate e Pronto
3 min readJul 3, 2018

De um lado, o artilheiro da Copa 2014, o “cara” do Mundial, jovem colombiano que já foi comparado a Cristiano Ronaldo, pela sua capacidade de driblar olhando para frente. Do outro, um jovem em ascensão, destaque do Manchester United e participando de sua primeira Copa do Mundo.

Com vocês, defendendo a Colômbia, James Rodriguez e pela Inglaterra, Jesse Lingard. Quem vencerá?

JAMES DAVID RODRÍGUEZ RUBIO: nascido em 1991, é considerado por muitos como o sucessor de Carlos Valderrama, histórico jogador com vasta cabeleira. Começou sua carreira no Envigado, clube colombiano no qual permaneceu de 2007 a 2008, quando assinou com o argentino Banfield, levando-o ao título do campeonato argentino pela primeira vez em 2009. Fez boas campanhas e gols importantes com o Banfield e, em julho de 2010, começou sua carreira na Europa, assinando com o Porto, de Portugal, por quatro anos. Com apenas 21 anos, já havia conquistado oito títulos com o Porto em apenas três temporadas europeias. Tamanha façanha fez com que o time francês Mônaco se interessasse pelo jogador e, em 2013, Rodriguez sai das terras portuguesas para as francesas. Assinou por cinco anos no novo clube, com uma transação de 45 milhões de Euros. Após sua brilhante atuação durante Copa do Mundo de 2014, o jogador se transfere para o Real Madri, assinando um contrato de seis temporadas. Ao final delas, é emprestado ao Bayern de Munique, time no qual se encontra atualmente.

Pela seleção colombiana, James fez parte das seleções Sub-17, Sub-20 até chegar à principal, em 2011. Sua estreia em Copa do Mundo foi em 2014, aqui no Brasil. O colombiano foi considerado o melhor jogador da primeira fase da Copa, em primeiro lugar no ranking de estatísticas da FIFA, além do seu gol, contra o Uruguai, ter sido escolhido o mais bonito no Prêmio Puskás, em janeiro de 2015.

JESSE ELLIS LINGARD: o meia inglês, nascido em 1992, começou sua carreira no time juvenil Penketh United em 2000 e no mesmo ano já escolheu o Manchester United para começar sua carreira. Passou onze anos nas equipes de base do time de Old Trafford e foi relacionado pela primeira vez para defender o time principal em novembro de 2011, enfrentando o Crystal Palace. Como era muito jovem e ainda não tinha muita experiência de jogo, foi emprestado, em 2012, ao Leicester City; por lá ficou uma temporada (2012–2013) e antes de voltar ao Manchester, ainda passou pelo Birmingham City (2013–2014) e Brighton & Hove Albion (2014). Após passar por três times por empréstimos, Lingard voltou ao United em 2014 e seu primeiro jogo como profissional foi contra o Swansea City. Mas a vaga do jovem meia ainda não estava garantida no time e ele voltou a ser emprestado, em 2015, ao Derby County, onde ficou pouco tempo, retornando ao Manchester United ainda em 2015, onde fez seu primeiro gol como profissional em novembro do mesmo ano.

A sua história com a seleção da Inglaterra começa ainda nas seleções de base; entre 2008 e 2015, fez parte das seleções Sub-17 e Sub-21. A estreia com a camisa principal aconteceu em 2016, em jogo válido pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2018. A Copa de 2018 é o primeiro torneio de grande importância em sua carreira.

Esse duelo acontece nesta terça-feira, 03 de julho. Quem continuará na disputa? Será que James jogará a partida toda ou sua lesão pode afetar sua performance? E Lingard, fará jus à sua presença entre os 23 convocados da seleção inglesa? Não deixe de acompanhar!

--

--